domingo, 13 de dezembro de 2015

BOLETIM 47 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Brasília (DF) – O jornalista Mino Pedrosa foi condenado a indenizar em R$ 40 mil uma procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do DF por transcrever em seu site uma conversa gravada sem autorização judicial. A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF sentenciou que a veiculação de áudios de interceptações telefônicas ilegais que expõem a vida privada de uma pessoa constitui dano moral e gera o dever indenizar.

São Paulo (SP) – A equipe do programa Pânico na Band, da rede Bandeirantes, foi banida da cobertura do evento Comic Con Experience (CCXP), convenção dirigida aos aficcionados de games, cinema, séries de TV e quadrinhos. A organização do encontro repudiou a cobertura desrespeitosa e, em nota, diz que viu com “tristeza e um sentimento de desgosto” a maneira como o programa se revelou “incapaz de lidar com o diferente”.

Vilhena (RO) – A editora Ellen Donadon Lucena, do site Notícias RO, foi agredida na madrugada de 6 de dezembro. Lucena atribui o ataque a uma matéria sobre uma loja que “estaria fazendo apologia ao uso de drogas”.  A jornalista registrou um boletim de ocorrência e realizou exame de corpo de delito. Em nota, a Associação Rondoniense de Jornais Eletrônicos (Arjore) repudiou o ato violento contra a jornalista.

Pelo mundo
Noruega - O jornal Aftenposten, o segundo mais vendido do país, pediu desculpas aos leitores após publicar, por engano, um obituário do Papai Noel.  O anúncio fazia alusão à morte do “querido Papai Noel, nascido em 12 de dezembro de 1788”. O personagem fictício teria morrido em 3 de dezembro, em Nordkapp, ao norte do país. O Aftenposten alegou que a veiculação do obituário foi provocada por uma falha em seus procedimentos internos e prometeu “investigar” o ocorrido.

Turquia - O ministério das Relações Exteriores russo condenou a decisão turca de deter e deportar jornalistas do canal Rossiya 1, um dos principais do país. Os profissionais foram levados para uma delegacia local, onde souberam que seriam deportados por “violação das regras de atividade de jornalistas estrangeiros na Turquia”.

França - A revista Closer está sendo processada pelo jogador Franck Ribéry, da seleção francesa de futebol, por uma matéria publicada em novembro na qual o menciona como envolvido com prostitutas. Em 2009, ele já havia sido acusado de ter mantido relações sexuais com uma menor de idade – acusação da qual foi absolvido em janeiro deste ano. Em sua defesa, o veículo afirmou que a acusação foi feita com base em informações oficiais da polícia.

EUA - O jornal Palm Beach Post recebeu ordem judicial para retirar de seu site transcrições de conversas telefônicas com um preso que obtinha confissões de outros detentos para repassá-las a promotores e investigadores da polícia. As transcrições eram repassadas ao jornal através da Defensoria Pública do Condado, que considerava público os registros das entrevistas - fato que permite a um veículo de imprensa divulgar as informações do caso. Em troca, o preso Frederick Cobia recebia uma cela específica com TV de tela plana, banheiro privado e saídas para jantar. Em sua decisão, o magistrado registrou que o preso teria “direito à privacidade, mesmo que esteja atrás das grades”.

Egito - O jornalista Mohamed Saad Khattab, do jornal Sout Al-Omma, foi condenado a dois anos de prisão por insultar dois integrantes do Clube de Juízes, principal associação da magistratura. O editor-chefe da publicação, Abdel Halim Qandil, foi multado no equivalente a mais de US$ 2,5 mil. O processo teve início após os jornalistas divulgarem uma reportagem em que denunciavam práticas de suborno de empresas contratadas pelo Clube de Juízes para a construção de um conjunto habitacional.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog