domingo, 28 de julho de 2013

BOLETIM 31 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Brasília (DF) - O apresentador e blogueiro Paulo Henrique Amorim obteve liminar no Supremo Tribunal Federal, suspendendo a decisão do Tribunal de Justiça do RJ que o havia condenado a indenizar em R$ 200 mil o banqueiro Daniel Dantas. A pena por dano moral decorre de publicações consideradas ofensivas no blog Conversa Afiada, de Amorim.
Rio de Janeiro (RJ) I - A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) pediu em 24 de julho que as autoridades brasileiras punam os “abusos policiais” registrados contra a imprensa durante a visita do papa Francisco. A RSF afirmou que a agressão mais grave durante os protestos foi a sofrida pelo fotógrafo Yasuyoshi Chiba, da agência France Press (AFP), que ficou “seriamente ferido no rosto e no corpo por golpes de cassetete de um policial militar”.
Ipatinga (MG) - A polícia apresentou em 23 de julho o resultado das investigações de uma série de assassinatos na região, incluindo as mortes dos jornalistas Rodrigo Neto e Walgney Carvalho. Segundo o relatório, ambos foram mortos por Alessandro Augusto, o Pitote, preso em 11 de junho, em sua residência, no bairro Novo Cruzeiro, em Ipatinga. Ele portava uma pistola usada nos dois crimes. O repórter Rodrigo Neto, assassinado com cinco tiros, em 8 de março no Bairro Canaã, vinha denunciado em seu programa de rádio o envolvimento de integrantes das forças de segurança pública em crimes cometidos na região. Em 14 de abril, Walgney Carvalho, fotógrafo do Jornal Vale do Aço, foi assassinado com três tiros, dentro de um pesque-pague que costumava frequentar em Coronel Fabriciano, na Região do Rio Doce. De acordo com a polícia, Walgney fazia constantes comentários de que “sabia quem eram os assassinos de Rodrigo Neto” e “que o crime nunca seria solucionado”. Ele foi morto como queima de arquivo. O segundo homem preso envolvido no crime foi o investigador Lúcio Lirio Leal, que estava com a picape Fiat Strada usada na fuga após a morte de Rodrigo Neto. O carro era roubado e clonado.

Pelo mundo
Rússia – Um novo julgamento dos supostos autores do assassinato da jornalista Anna Politkóvskaya iniciou em 24 de julho em Moscou. Os acusados de serem os autores do assassinato são quatro chechenos e um ex-oficial da polícia da capital, embora o autor intelectual do crime jamais tenha sido identificado. Anna foi assassinada em 7 de outubro de 2006 na entrada de seu prédio em Moscou. A repórter do Novaya Gazeta denunciava as atrocidades cometidas na Chechênia.
Venezuela - Leocenis Garcia, diretor do grupo 6to Poder, de oposição ao governo, denunciou em 24 de julho que a Superintendência de Bancos “congelou” as contas da empresa, obrigando seu “encerramento forçado”. Crítico ao regime, o grupo foi recentemente denunciado por corrupção, legitimação de capitais, evasão fiscal e financiamento do terrorismo por meio de contas bancárias estrangeiras. O jornalista nega as acusações. Os veículos da empresa vinham mantendo uma posição oposta ao chavismo, tendo publicado diversas investigações sobre irregularidades no governo. O grupo 6to Poder emprega 60 funcionários diretos, edita o diário El Comércio, o semanário 6to Poder e é proprietário da 6to Poder Rádio, um portal na internet e uma revista.
El Salvador - A Assembleia Legislativa aprovou lei que obriga os meios de comunicação a publicarem cartas de réplica de pessoas que se considerem ofendidas pelos conteúdos divulgados. Se o veículo se recusar a publicar a réplica em um prazo de três dias, os ofendidos podem recorrer a um juiz, que poderá sentenciar seus diretores ou representantes a prisão de um a três anos. A Lei Especial do Exercício do Direito de Retificação ou Resposta não especifica o que pode ser considerado como agravante ou ofensivo e exclui da aplicação do direito à réplica as declarações feitas por pessoas entrevistadas pelo meio de comunicação e os espaços pagos.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog