domingo, 30 de agosto de 2015

BOLETIM 32 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Matinhos (PR) - O jornalista Juliano Dip e a equipe de reportagem do programa CQC, da Band TV, foram perseguidos por quatro homens e tiveram seus equipamentos danificados. A equipe se dirigia à prefeitura para apurar as denúncias de atraso de obras em duas creches da cidade quando começou a ser perseguida pelos quatro homens encapuzados. A agressão ocorreu no momento em que Dip e o grupo entravam no local. O incidente foi ao ar em 24 de agosto no quadro “Proteste Já”. Segundo a Secretaria de Administração, os quatro homens são funcionários da prefeitura.

São José do Rio Preto (SP) - A Justiça rejeitou o pedido de liminar para suspender o indiciamento do repórter Allan Abreu, do Diário da Região, pela publicação e transcrição de escutas telefônicas da investigação policial do sequestro de um fazendeiro em 2014. O juiz Luis Guilherme Pião, da 2ª Vara Criminal, avaliou que não houve “constrangimento ilegal” ao repórter como alegado pelo jornal no recurso. O diário deve recorrer.

São Paulo (SP) – O jornalista Luis Nassif processa o ministro Gilmar Mendes por causa de ofensas “graves” feitas pelo magistrado em sessão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes de votar as contas de campanha do PT. Durante a sessão no TSE, Mendes afirmou que há um blog “financiado por dinheiro público” e “criado para atacar adversários e inimigos políticos” dizendo, sem citar nomes, que a página é de um jornalista que “foi demitido da Folha de S.Paulo, que criou uma coluna 'dinheiro vivo', chegou a se criar um golpe de impeachment paraguaio”. Para Nassif, não era preciso mencioná-lo.

Pelo mundo
Síria I - O jornalista Zein Al-Rifai, da Aleppo Media Center (AMC), foi atingido no rosto e nas pernas por estilhaços de um morteiro enquanto cobria os combates entre rebeldes e as forças do regime, na zona rural ao norte de Aleppo. Rifai foi encaminhado a um hospital local, onde os médicos recomendaram sua transferência para a Turquia para que possa receber os cuidados necessários.

Síria II - O jornalista iraniano Mohamad Hasan Huseini, da Organização de Rádio e Televisão do Irã (IRIB), ficou gravemente ferido durante um ataque terrorista com morteiros. O profissional está internado em um hospital da cidade de Latakia, onde ocorreu o ataque.

EUA - A repórter Alison Parker e o cinegrafista Adam Ward, do canal WDBJ-TV, filiada da rede CBS, foram mortos a tiros em 26 de agosto enquanto faziam uma entrevista ao vivo no estado da Virgínia. O atirador, Vester Lee Flanagan, um ex-empregado da emissora, atirou em si mesmo pouco depois dos assassinatos.

Moçambique - O editor Paulo Machava, do jornal Diário de Notícias, foi encontrado morto na manhã de 28 de agosto na capital Maputo. Ele organizava uma marcha contra um julgamento movido pelo ex-presidente do país. Machava levou quatro tiros.

Iraque - Militantes do Estado Islâmico assassinaram o jornalista Walid al-Mosoli e sequestraram o cinegrafista Adel al-Saigh na manhã de 25 de agosto na cidade de Mosul.  Mosoli foi morto a tiros após ser condenado por “trabalhar com o governo”. As informações foram confirmadas por um membro do Sindicatos dos Jornalistas e testemunha do crime.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog