domingo, 23 de agosto de 2015

BOLETIM 31 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Rio de Janeiro (RJ) I - A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) lançou em 28 de agosto o projeto “SOS Jornalista”, espaço dedicado à publicação de ameaças e casos de violência contra jornalistas no exercício da profissão e também contra veículos de comunicação. As denúncias serão publicadas no site depois de avaliadas por moderadores da Associação, que também divulgará as ameaças na imprensa e encaminhará às autoridades policiais, ao Ministério Público e aos responsáveis pelos demais órgãos competentes para pedir proteção aos profissionais.

Rio de Janeiro (RJ) II - O jornal O Globo está sendo processado por danos morais pelo ex-presidente Lula da Silva em razão de matéria onde o jornal aponta suposta ligação do político com o doleiro Alberto Youssef. Intitulada “Dinheiro liga doleiro da Lava-Jato à obra de prédio de Lula”, a reportagem afirma que o ex-presidente seria dono de um apartamento triplex no Edifício Solaris, em Guarujá (SP), e que o empreendimento estaria ligado de alguma maneira a Youssef.

Ipatinga (MG) - Alessandro Augusto, conhecido como Pitote, foi condenado em 19 de agosto a 14 anos e três meses de prisão em regime fechado pela morte do fotógrafo Walgney de Carvalho em 2013. Ele já havia sido sentenciado a 16 anos de detenção pelo assassinato do jornalista Rodrigo Neto. Durante o julgamento, a defesa do assassino tentou desqualificar a investigação e as provas. O Conselho, entretanto, acatou as apurações. Em março de 2013, Rodrigo Neto foi executado a tiros quando estava num bar do bairro Canaã, em Ipatinga (MG). A motivação do crime foi a série de denúncias de crimes impunes na região. Pouco depois, em abril, Walgney também foi morto a tiros. Ele havia revelado que sabia detalhes sobre a morte do colega. Segundo as investigações, Pitote utilizou o mesmo revólver que matou Neto.

Belo Horizonte (MG) - A revista IstoÉ e o jornalista Hugo Marques devem indenizar o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), por reportagens que apontavam um suposto envolvimento dele no mensalão do PT. A 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de MG (TJ-MG) estabeleceu o pagamento de R$ 60 mil por considerar que houve “veiculação de informação falsa e caluniosa”.

São Paulo (SP) – O jornal Folha de S.Paulo obteve na justiça o direito a ter acesso aos relatórios do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre as concessões de empréstimos acima de R$ 100 milhões entre abril de 2011 e dezembro de 2014. O desembargador Guilherme da Gama, do Tribunal Regional Federal da 2ª. Região, concedeu a liminar considerando a importância dos veículos de comunicação no levantamento de dados a respeito dos recursos e pelo fato do caso ser considerado de interesse público. Em primeira instância, havia sido negado o Mandado de Segurança impetrado pelo jornal. 

Rio de Janeiro (RJ) III - O programa “Pânico”, da Band, terá de retirar do ar o quadro “Minions em Fúria”, no qual pessoas fantasiadas de Minions saem pelas ruas, derrubando e atacando pedestres. A Universal Studios, que possui direitos de imagem dos Minions, entrou com um processo para pedir que o programa retire o quadro do ar, alegando que a atração coloca personagens infantis em “cenas de agressividade e vandalismo”.  O pedido foi acatado pelo Tribunal de Justiça do RJ (TJ-RJ), mas a Band ainda não sabe se vai recorrer da decisão ou extinguir a sátira dos personagens.

Pelo mundo
Sudão - O jornalista Peter Julius Moi, do portal New Nation, foi morto a tiros em 19 de agosto logo após o presidente Salva Kiir ameaçar “matar profissionais de imprensa que trabalharem contra o governo”. O jornalista trabalhava na capital Juba e foi atingido com dois tiros nas costas a caminho de casa.

El Salvador - O jornal El Faro publicou um editorial em 18 de agosto denunciando as diversas ameaças de morte que seus jornalistas têm sofrido nos últimos meses. O veículo afirmou que os profissionais são vigiados diariamente por agentes da polícia civil. O editorial, assinado pelo diretor José Luis Sanz lamenta o fato dos jornalistas serem perseguidos por realizarem seu trabalho.

Iraque - O jornalista Yahia al Jatib, da emissora Al Mausiliya, foi sequestrado em 15 de agosto pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) na cidade de Mossul. Os extremistas cercaram a casa do repórter, invadiram o local, algemaram-no, vendaram e o levaram para lugar incerto. Os radicais carregaram um computador e um telefone do jornalista. Além de Al Jatib, o EI mantém oito profissionais de imprensa do Iraque como reféns.

Egito - O presidente Abdel Fatah al-Sissi promulgou em 16 de agosto a lei que estipula multas e a possível suspensão de qualquer jornalista que publique reportagens com informações diferentes da versão oficial sobre ataques efetuados por extremistas. Os sindicatos da classe criticaram a lei e destacaram que as multas podem forçar o fechamento de jornais pequenos, além de levar veículos com mais recursos a deixar de informar de modo independente.

Honduras - Cerca de vinte jornalistas protestaram em 20 de agosto defronte o Palácio Presidencial para defender a liberdade de expressão e prestar apoio ao colega David Romero, que acusa o presidente de querer prendê-lo. Os manifestantes caminharam com a boca coberta com uma fita e cartazes pedindo pela liberdade de imprensa no país. Com dizeres como “não à censura”, os profissionais se dizem insatisfeitos com a repressão imposta pelo governo. O jornalista David Romero enfrenta processo por difamação contra a esposa do Procurador-Geral Adjunto. Ele também acusa o presidente de fazer parte de um escândalo de corrupção na Segurança Nacional. Se condenado, Romero será o primeiro jornalista preso por calúnia e difamação no país.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog