segunda-feira, 17 de agosto de 2015

BOLETIM 30 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Belo Horizonte (MG) – O fotógrafo Denilton Dias, do jornal O Tempo, foi atingido por um tiro de bala de borracha durante cobertura de protesto contra o reajuste das tarifas de ônibus em 12 de agosto. Ao pedir para atravessar um bloqueio e acompanhar o possível enfrentamento atrás dos PMs, Dias teve a solicitação negada. Em seguida, os policiais dispararam bombas de efeito moral na direção dos manifestantes, tendo uma das balas atingido o fotógrafo numa das pernas. Ferido, o repórter se refugiou num prédio e seguiu no carro da reportagem para um hospital.

Camocim (CE) - A Federação de Jornalistas da América Latina e do Caribe (Fepalc) manifestou consternação com o assassinato de Gleydson Carvalho, em 6 de agosto, e instou as autoridades a garantirem a adoção e implementação de medidas de proteção aos profissionais de comunicação. A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) também condenou o homicídio e respaldou as reivindicações apresentadas em 3 de agosto pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, como a imediata instalação do Observatório da Violência contra profissionais de comunicação e apoio ao projeto de lei que tramita no Congresso Nacional propondo a federalização das investigações de crimes contra jornalistas.

Brasilia (DF) - O ministro da Saúde, Arthur Chioro, ingressou na Justiça com uma medida cautelar solicitando a retratação do jornalista Sérgio Praça, do blog "Política com Ciência", da revista Veja, em razão da matéria "44% dos ministros de Dilma são acusados de corrupção: reforma ministerial já", na qual o repórter o acusa de corrupção. A interpelação criminal ainda acusa o jornalista de não ter baseado suas alegações em informações oficiais. 

Rio de Janeiro (RJ) - A Rede Globo terá de indenizar Carolina Bittencourt em R$ 1,5 milhão por danos morais após ela ter sua imagem exibida no "Jornal Nacional" e no programa "Mais Você" como Caroline Bittencourt, outra modelo que esteve presente e foi expulsa da festa de casamento de Daniela Cicarelli com o ex-jogador Ronaldo Nazário. Com imagens trocadas, Carolina foi apontada como pivô de um "barraco" na festa, que resultou na sua expulsão do local por ter tido um caso amoroso com Ronaldo em 2005. Ainda cabe recurso.

Pelo mundo
Azerbaijão - O jogador Javid Huseynov, da seleção nacional de futebol, e outras cinco pessoas foram presas em 11 de agosto, acusadas de matar o jornalista esportivo Rasim Aliyev. O atleta é suspeito de planejar o crime, que teria sido motivado por críticas do repórter. Na partida contra o Apollon Limassol, do Chipre, o capitão do Gabala exibiu uma bandeira da Turquia (em 1974, o país invadiu o Chipre e ocupou 1/3 do território, criando a República Turca de Chipre do Norte, reconhecida somente pelos turcos). Questionado por um jornalista grego sobre o motivo de sua atitude, Huseynov teria ofendido o profissional. Mais tarde, Aliyev criticou a conduta do jogador no Facebook. Depois disso, passou a receber ligações dele e de sua esposa, com ameaças. Em 8 de agosto, o repórter aceitou um encontro com Huseynov e a esposa para resolver o desentendimento. Ao chegar no local combinado, foi sequestrado por seis pessoas e agredido até a morte.

China - O repórter Will Ripley, da rede americana CNN, foi agredido por moradores da cidade de Tianjin, enquanto fazia uma transmissão ao vivo sobre uma série de explosões que atingiu uma área industrial do município. Em frente a um hospital, o jornalista relatava a situação da região e a espera dos parentes de feridos. O âncora Michel Holmes pediu para Ripley descrever a cena das explosões. Neste momento, pelo menos três homens aparecem e agarram a câmera do repórter e o agridem.

México - A jornalista Alejandra Corona, do jornal El Heraldo de Puebla, denunciou em 12 de agosto que dois homens desconhecidos dispararam tiros em frente à sua casa na cidade de Puebla, dois dias antes. Um vídeo feito por uma câmera de segurança da rua mostra um carro parado em frente à casa da jornalista na madrugada de dois dias antes. Alguns segundos depois, um dos homens realiza os disparos através do teto solar do automóvel.

Equador - A jornalista brasileira Manuela Picq, correspondente da rede Al Jazeera e da revista digital Upsidedownworld, teve seu visto suspenso pelo governo em 14 de agosto depois de ser ferida e detida durante protesto na capital Quito. A repórter, que também tem nacionalidade francesa, foi presa no dia anterior enquanto acompanhava manifestação contra o governo do presidente Rafael Correa. O marido de Manuela, Carlos Guartambel, também foi detido durante a manifestação da Confederação de Nacionalidades Indígenas.

Síria - O jornalista e defensor dos direitos humanos Mazen Darwish foi libertado da prisão em 10 de agosto, após mais de três anos de preso sob a acusação de apologia ao terrorismo. Preso desde fevereiro de 2012, Darwish conseguiu a anistia do presidente Bashar al-Assad em 19 de julho, por ocasião do fim do Ramadã.

Hong Kong - Dois homens foram condenados à prisão pelo Tribunal Superior pelo ataque ao jornalista Kevin Lau, ex-editor-chefe do jornal Ming Pao, esfaqueado nas costas e nas pernas em 26 de fevereiro de 2014. O julgamento levou cerca de três horas e o magistrado decidiu considerar, por unanimidade, Yip Kim-wah e Wong Chi-wah culpados por ataque perpetrado – quando há intenção de cometer o crime. Além disso, ambos também foram condenados por terem furtado uma motocicleta após o ataque.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.
Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog