domingo, 2 de agosto de 2015

BOLETIM 28 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Andradina (SP) - O jornalista Moisés Eustáquio, do jornal digital Impacto On Line, teve sua residência atingida por dois tiros na madrugada de 31 de julho. No local funciona a redação do jornal e de um site de notícias. O profissional e um funcionário receberam ameaças de morte há vários dias, desde que publicaram uma reportagem sobre adulteração de combustíveis na cidade. Dois veículos foram danificados com os disparos.

São Paulo (SP) – A revista Veja está sendo processada pelo ex-presidente Lula em razão de reportagem envolvendo seu nome na Operação Lava-Jato, publicada em 25 de julho. A matéria afirma que o acionista da construtora OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, estaria negociando uma delação premiada para denunciar “tudo o que sabe sobre a participação de Lula no petrolão e como o filho Lulinha ficou milionário”.

Manaus (AM) – A repórter Cynthia Blink, da Rede Diário de Comunicação, teve seu celular e o cartão de memória de sua máquina fotográfica apreendidos pelo delegado Leon Emerich, da Polícia Federal (PF), durante um julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). O juiz que presidia a sessão, Francisco Marques, disse que a imprensa não poderia entrar no plenário. A repórter chegou depois do aviso e não foi impedida de entrar com o equipamento.  Após a apreensão, a profissional acompanhou os agentes até a Superintendência da PF onde a devolução dos aparelhos ocorreu mais de uma hora após.

Goiânia (GO) – Um veículo de comunicação cujo nome foi mantido em sigilo foi condenado pela desembargadora Sandra Reis, do Tribunal de Justiça (TJ-GO), a pagar indenização de R$ 12 mil por dano moral a moradores de um condomínio. A magistrada entendeu que a reportagem não apresentava interesse público, fugia do objetivo da imprensa e ofendia a honra e a imagem dos envolvidos. No caso, um dos moradores se envolveu em uma confusão com supostas garotas de programa dentro de seu apartamento. Depois que o caso foi denunciado, a Polícia Civil foi ao local e, junto com as autoridades, os repórteres entraram no imóvel sem a autorização dos donos e fizeram uma reportagem para a TV.

Pelo mundo
Síria I - O jornalista Thaer al Ajlani, da rádio Sham FM e do jornal al-Watan, morreu em 27 de julho quando fazia a cobertura de combates no bairro de Jobar, ao leste da capital Damasco. Os confrontos ocorreram em uma zona controlada por grupos rebeldes e pela Frente al-Nusra, braço sírio da al-Qaeda.

Somália - O jornalista Mohamed Abdikarim, do canal Universal TV, morreu durante um ataque a bomba em 26 de julho, onde pelo menos oito outras pessoas morreram e vinte ficaram feridas. O atentado foi reivindicado pelos shebab, afiliados à Al Qaeda, em comunicado divulgado pela internet. Eles afirmam ter atuado “em represália” às recentes ofensivas contra o grupo no sul do país. A explosão atingiu o Hotel Jazeera, frequentado por membros do governo somali e expatriados. No momento do ataque, estavam no edifício diplomatas chineses, catarianos e cidadãos dos Emirados Árabes.

Síria II - O correspondente Shadi Helweh, de uma emissora de TV síria, e dois cinegrafistas – Fadi Kharuf, da mesma emissora, e George Orfelian, da Agencia Nacional Árabe Síria (SANA) – ficaram feridos enquanto cobriam as operações do exército na periferia da cidade de Aleppo. Eles foram atingidos pelos estilhaços de um morteiro. Os três profissionais foram medicados e se recuperam dos ferimentos.

México - O jornalista Christian Martinoli, da TV Azteca, foi agredido com um soco desferido pelo técnico Miguel Herrera, da seleção mexicana de futebol. O ataque ocorreu em 26 de julho quando o profissional se dirigia ao controle de segurança do aeroporto da Filadélfia. Martinoli, que havia criticado o desempenho do time, contou que, após a agressão, Herrera advertiu que fará o mesmo em cada ocasião que se encontrarem. Dois dias após, a Federação Mexicana anunciou a demissão do técnico.

Honduras – O jornalista David Romero, da Rádio Globo, deixou o escritório da Comissão de Direitos Humanos onde permanecia desde 23 de julho, após denunciar um plano do governo para matá-lo. Romero está sendo processado por difamação e calúnia pela esposa do Procurador-Geral Adjunto, Rigoberto Cuellar, Sonia Galvez. Ela apresentou quarenta acusações contra o jornalista por ter informado sobre sua “vida privada” na Rádio Globo. O jornalista denunciou um escândalo de corrupção com desvio de milhares de fundos da segurança social no país. O caso gerou protestos nas ruas, com centenas de pessoas exigindo a saída do presidente Juan Orlando Hernández do cargo.

Alemanha - Os jornalistas Andre Meister e Markus Beckedahl, do blog Netzpolitik, estão sendo investigados pela Procuradoria Geral por terem divulgado “segredos de Estado”. A investigação iniciada em 30 de julho aponta que os profissionais teriam publicado no site documentos sigilosos que mostram o interesse do governo alemão em aumentar a vigilância nas comunicações via internet da Alemanha.

EUA – A revista Rolling Stone foi acionada na justiça pelos estudantes George Elias IV, Stephen Hadford e Ross Fowler, acusados de estuprarem uma jovem em 2012 na casa da fraternidade Phi Kappa Psi, da Universidade da Virgínia. A jornalista Sabrina Rubin Erdely, autora de reportagem de novembro de 2014, também foi incluída no processo, onde os autores alegam ter sofrido “ataques cruéis e dolorosos”. No processo, os três rapazes ressaltam que a matéria “criou uma maneira simples e direta de ligar os supostos agressores a eles”. “Após a veiculação do artigo, amigos da família, conhecidos, colegas de trabalho e repórteres facilmente identificaram Elias como um dos supostos agressores e, entre outras coisas, o interrogaram, o humilharam, e o repreenderam”, diz um trecho da ação.

Inglaterra - A revista That's Life foi notificada pela Organização Independente de Padrões da Imprensa (Independent Press Standards Organization — Ipso), órgão que regula a imprensa do Reino Unido, por divulgar uma história “falsa”. Em outubro de 2014, a publicação publicou um artigo com a assinatura de uma mulher chamada Leanne Owens com a manchete “Prefiro morrer a matar o meu bebê”. A revista divulgou que, quando estava grávida de seu quarto filho, ela arriscou a própria vida para dar a luz. A britânica, entretanto, não arriscou sua vida na gravidez. Em vez disso, ela havia dito estar em tratamento contra um câncer de mama e iria sobreviver. Era o bebê que tinha risco de morrer no parto. O Ipso afirmou que as queixas apresentadas contra a revista apontam uma imprecisão “significativa”. Também disse que a publicação havia violado a cláusula de precisão no código de prática dos editores. Como pena, a That's Life terá de publicar um pedido de desculpas em destaque em sua próxima edição, na primeira página.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog