domingo, 26 de julho de 2015

BOLETIM 27 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Rio de Janeiro (RJ) I - A repórter Cecilia Flesch, da Globonews, foi atacada com empurrões, chutes e arranhões por um grupo de manifestantes quando cobria o protesto de taxistas contra o aplicativo Uber em 24 de julho no Aterro do Flamengo. Os agressores não permitiram que a equipe da emissora continuasse no local acompanhando a manifestação. Ela foi protegida por outras pessoas que participavam do ato. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RJ repudiou a violência e denunciou que outra repórter da rede Globo também havia sido agredida durante a mesma cobertura.

Goiânia (GO) - A TV Globo e o médico Dráuzio Varella foram absolvidos pelo Tribunal de Justiça (TJ-GO) em ação de indenização movida por uma médica que se sentiu lesada com a abordagem que a emissora deu à sua entrevista, baseada na medicina natural. A reportagem integrou o quadro “É bom pra quê?”, apresentado por Varella e que foi ao ar no programa “Fantástico” em 2010.  A série mostrou pacientes de diversos estados que procuram remédios naturais para o tratamento de doenças e profissionais que defendem a fitoterapia. Em contraposição, mostrou a opinião de médicos e cientistas, que argumentaram não haver resultados comprovados para muitas das plantas utilizadas. A médica, do Hospital de Medicina Alternativa, falou dos benefícios do açafrão para ajudar no combate de inflamações, inclusive em células cancerígenas. Para ela, e edição do programa não a favoreceu.

Rio de Janeiro (RJ) II - O jornal O Globo foi condenado pela 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) a indenizar o ex-chefe da Polícia Civil e deputado estadual pelo PMDB, Álvaro Lins, que teve o mandato cassado. Em agosto de 2008 o jornal publicou a reportagem “PF investiga se Álvaro Lins Chantageia Picciani” tendo como base um suposto relatório da Polícia Federal (PF) que dizia que Lins ameaçou vazar um crime atribuído ao presidente da Assembleia Legislativa (Alerj) no passado, caso perdesse o mandato. O texto foi publicado dias antes da votação na qual os deputados confirmaram a cassação do mandato dele. Para Lins, a notícia influenciou a votação e serviu para embasar o decreto de sua prisão preventiva logo depois de deixar o cargo. O jornal alegou que apenas reproduziu uma informação oficial e que a publicação da matéria não teve relação com a perda do mandato. Ainda cabem recursos.

Cuiabá (MT) – A jornalista Cecília Gonçalves, do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural (Sinterp-MT), foi impedida de cobrir um evento com a presença de autoridades estaduais. Ela estava realizando gravações e fotografias de uma reunião em 23 de julho entre o vice-governador Carlos Fávaro e dirigentes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) quando foi abordada por uma assessora que teria exigido a entrega do equipamento fotográfico. A profissional lavrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia Policial.

Pelo mundo
Paraguai - A jornalista Tereza Fretes, do jornal ABC Color, foi agredida e teve equipamentos furtados por membros do movimento Honor Colorado, na localidade de Hernandarias, em 23 de julho. A repórter cobria a mobilização de jovens voluntários que retiravam cartazes da propaganda política espalhados pela cidade. A agressão partiu do irmão de um candidato a prefeito pelo partido ANR. A polícia acompanhou o ato, mas não reagiu contra a hostilidade.

Turquia - O jornalista Kadri Gursel foi demitido do jornal Milliyet por publicar uma mensagem no Twitter acusando o presidente Recep Erdogan de ser responsável por um ataque terrorista que matou 32 pessoas. O post feito pelo jornalista em 22 de julho também dizia que é “vergonhoso” que líderes mundiais ofereçam condolências ao principal grupo radical do mundo, o Estado Islâmico.

Angola - O repórter angolano Nelson Sul d’Angola, da emissora Deutsche Welle e do Semanário Angolense, foi detido em 22 de julho para interrogatório na prisão de Calomboloca, onde visitava 15 ativistas acusados de planejar um golpe de Estado. A informação foi confirmada pela Fundação Open Society, responsável por apoiar grupos civis ao redor do mundo. O profissional foi à prisão junto com membros do Grupo de Apoio aos Presos Políticos Angolanos e outros três ativistas.

Costa Rica - O repórter Álvaro Sanchez e a equipe da Telenoticias foram atacados por familiares de um homem armado que tentava o suicídio na capital San José. O profissional disse que, ao cobrir o acontecimento, diversas pessoas o jogaram no chão e começaram a chutar seu corpo. Ele tentou procurar algum policial, mas eles estavam distantes. Ele só conseguiu escapar do ataque quando dois agentes da Organização de Investigação Judicial (OIJ) passaram de carro e deixaram o jornalista entrar no automóvel.

Armênia - A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) manifestou sua indignação com o processo contra a editora Kristine Khanumian, do site de notícias Ilur.am, após ela se recusar a cumprir uma ordem judicial para revelar a fonte de uma reportagem sobre um caso de abuso policial em junho de 2014. A ação é movida pelo Serviço de Investigação Especial. A pena pode chegar a dois anos de prisão. Em junho de 2014, um tribunal ordenou que a repórter e o jornal Hraparak revelassem as fontes para denúncias de que um policial havia agredido dois irmãos, um deles um conhecido lutador. Diversos veículos de comunicação do país emitiram uma declaração conjunta contra a repressão.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog