segunda-feira, 6 de julho de 2015

BOLETIM 24 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Rio de Janeiro (RJ) - Os jornalistas William Bonner, Renata Vasconcellos e a equipe do Jornal Nacional, da rede Globo divulgaram, na tarde de 3 de julho, um vídeo onde repudiam os ataques racistas sofridos pela também jornalista Maria Júlia Coutinho.  "A gente queria dar um recado para vocês! Somos todos Maju", é o conteúdo veiculado nas contas oficiais de Twitter e Facebook do programa jornalístico. Na noite do dia anterior, a fan page do Jornal Nacional divulgou foto da nova garota do tempo com informações sobre o clima no país. A imagem recebeu diversos comentários ofensivos e racistas.

Brasília (DF) I - O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso de um jornal do RS (nome não divulgado) e manteve decisão deferindo direito de resposta ao reclamante. O magistrado entendeu que, apesar de a Lei de Imprensa ter sido considerada inconstitucional, a própria Constituição garante o direito de resposta.

Brasília (DF) II – O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a censura imposta pela juíza Christina Spadoni, da 5ª Vara da Família e Sucessões de SP, à revista eletrônica Consultor Jurídico. Ela havia determinado que fosse retirada do ar uma notícia sobre a herança milionária deixada por Márcio Thomaz Bastos, advogado e ex-ministro da Justiça. O ministro aponta que a notícia segundo a qual Thomaz Bastos, morto em 20 de novembro de 2014, deixou uma herança de R$ 393 milhões é de evidente interesse público, ao contrário do que diz a decisão da juíza Christina Spadoni.

Divinópolis (MG) - Os parlamentares da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de MG (ALMG) discutiram em 30 de junho, as ameaças e denúncias de cárcere privado e de atentado à liberdade de expressão sofridos pela jornalista Nayara Lopes e pelo cinegrafista Yan D'masoyy, da TV Candidés, da cidade de Divinópolis. O ataque ocorreu em 11 de março, após entrevista realizada com a Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, na Escola Estadual Monsenhor Domingos. A repórter Nayara Lopes e o cinegrafista Yan D’Masoyy, da TV Canindé,foram ameaçados e mantidos em cárcere privado por assessores da Secretaria de Estado da Educação.  

São Paulo (SP) – A 10ª edição do Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) homenageou os jornalistas Claudio Weber Abramo e Clóvis Rossi. Presidente da Abraji, José Roberto Toledo comandou a apresentação e contou com a ajuda de outros dois jornalistas, Fernando Rodrigues e Ricado Kotscho, para falar sobre o trabalho dos homenageados.

Pelo mundo
México - O jornalista Filadelfo Sanchez Sarmiento, diretor da rádio La Favorita, foi morto a tiros quando deixava a emissora em 2 de julho, em Miahuatlan, no estado de Oaxaca. Ele é o terceiro profissional de imprensa morto na região desde abril. Mais de 80 profissionais foram mortos e outros 17 desapareceram na última década, segundo dados da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Alemanha - A revista Der Spiegel processa o governo dos EUA por uma suposta espionagem à sua equipe de jornalistas. O veículo afirmou que a ação é direcionada contra "pessoas desconhecidas" e tem o intuito de obter dados sobre o serviço de espionagem norte-americano. A Der Spiegel ainda ressaltou que as investigações foram motivadas por conta de um representante do governo alemão que teria divulgado informações para a imprensa local. 

Inglaterra - O novo órgão regulador da imprensa, o Independent Press Standards Organization (IPSO), acatou a reclamação de um padre contra o jornal Sunday Times pela publicação de uma reportagem com rumores de que ele era gay e havia recebido uma advertência policial. A publicação divulgou as queixas em sua página. Segundo o HoldTheFrontPage, o órgão avaliou que o jornal violou a Cláusula 3 (Privacidade) e a 6 (Crianças) do Código de Prática dos Editores.

Turquia - Repórteres e fotógrafos foram atacados em 27 de junho por seguranças após flagrarem o filho caçula do ex-líder cubano Fidel Castro, Antonio Castro Soto del Valle, em um resort na cidade de Bodrum. Antonio havia alugado cinco suítes de diárias de US$ 1 mil para 12 acompanhantes, após chegar em um iate alugado na grega Mykonos. Pouco depois, os guarda-costas notaram a presença dos jornalistas e os agrediu.

Ucrânia - A repórter russa Alexandra Cherepniná, do Canal Um, foi expulsa da Ucrânia em 1º. de julho e não poderá entrar em nenhum território do país por três anos, informou o Serviço de Segurança Ucraniano (SBU).  A decisão de expulsar a jornalista ocorreu após a transmissão de uma reportagem que mostrava uma menina com uma faca que prometia "degolar" russos, classificada como "atividade destrutiva". 

Egito - O jornalista espanhol Ricard González, correspondente do El País na capital Cairo foi obrigado a abandonar o país por temer ser preso pelo exercício de sua profissão. No artigo "O risco de ser um correspondente no Egito", publicado no jornal, ele afirma que trabalhar como jornalista no país "não é uma tarefa fácil". "Há algumas semanas tive que sair do Egito urgentemente, lugar que considerei como minha casa durante quatro anos. As autoridades espanholas me alertaram que eu estava em perigo iminente de ser preso e processado", escreveu. González disse desconhecer o motivo pelo qual recebeu o aviso, mas acredita que se trata de uma resposta à "dura linha editorial" de suas publicações, nas quais aborda questões "espinhosas", como a violação de direitos humanos ou sobre a oposição.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

 Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog