terça-feira, 21 de julho de 2015

BOLETIM 26 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
São Paulo (SP) I - A Justiça suspendeu a publicação em 19 de julho de reportagem da Folha de S.Paulo sobre relatórios psicossociais elaborados por profissionais da Fundação Casa, que avaliam a situação dos adolescentes na instituição. A instituição recorreu à Justiça depois de um pedido de informações enviado pelo repórter para que a Fundação comentasse como são feitos os documentos. A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) consideraram a iniciativa uma investida contra a liberdade de imprensa e de expressão e defenderam o exercício do jornalismo com respeito ao que prevê o ECA.

São Paulo (SP) II - Os advogados do SBT entraram com um recurso em 15 de julho para tentar reverter a notificação judicial que proibia as crianças Matheus Ueta e Ana Julia de apresentar o “Bom Dia & Cia”. A diretora do núcleo infantil do SBT, Silvia Abravanel, continua na apresentação do matinal enquanto aguarda a decisão do juiz, que pode demorar cerca de quatro dias. A determinação judicial que tirou as crianças do ar foi de Flavio Soares, juiz da Infância e Juventude do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. O magistrado também proibiu a participação de dois atores mirins no espetáculo “Memórias de um Gigolô'', que estreou em São Paulo.

São Paulo (SP) III – O apresentador Evaristo Costa, do “Jornal Hoje”, da rede Globo, pediu desculpas aos telespectadores e ao economista Arnon de Mello, filho do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), em 14 de julho, por uma informação errada divulgada pelo “Bom Dia Brasil”. O telejornal havia informado que na nova fase da Operação Lava Jato, deflagrada no mesmo dia com vários mandados de busca e apreensão, a Polícia Federal (PF) tinha ido até a casa de Arnon à procura de documentos e computadores. A PF, entretanto, não esteve na residência dele, e sim em imóveis pertencentes ao ex-presidente Collor.

Pelo mundo
México - O jornalista Daniel Blancas Madrigal foi preso após tentar investigar a fuga do traficante conhecido como El Chapo Guzmán de uma prisão de segurança máxima de Altiplano. O repórter se disfarçou de policial federal para fazer seu trabalho e apurar mais dados sobre o caso, além de entrar nos túneis por onde Guzmán escapou da prisão.

França - O diretor da revista satírica Charlie Hebdo, Laurent Sourisseau, informou que não voltará a publicar caricaturas do Profeta Maomé. Ele reforçou que a publicação não foi monopolizada pela crítica aos fundamentalistas, como aqueles que participaram do ataque de 7 de janeiro. O anúncio do fim das caricaturas de Maomé nas páginas da Charlie Hebdo ocorreu depois da decisão do principal cartunista — Luz —, de não voltar a desenhar o Profeta e de abandonar a revista francesa.

Venezuela - O jornalista Reimy Chávez Perche que, em abril, se desligou da Globovisión, busca asilo em Miami (EUA). Após receber ameaças, o jornalista foi forçado a deixar Caracas. Ele passou vários meses em Isla Margarita, mas teve que sair do país.

Iraque - O Estado Islâmico (EI) executou em 15 de julho o cinegrafista Jala al-Abadi, acusado de espionagem, na cidade de Mosul. O profissional foi capturado em sua casa em 4 de junho quando tentava deixar a cidade por “vazar dados” para a imprensa nacional.

Índia - A repórter Manashree Pathak, do “Marathi TV News”, foi agredida por quatro homens em Vakola, Santacruz, em 16 de julho, quando cobria a explosão de um cilindro, que deixou ao menos quatro pessoas mortas. A jornalista estava acompanhada do cinegrafista Narayan Parmar e ambos foram impedidos de registrar o acidente por moradores locais.

Alemanha - A esposa de Michael Schumacher, Corinna, venceu o processo movido contra as revistas Bunte, Freizeit-Revue e Freizeit-Spass por invasão de privacidade. A ação se refere às notícias sobre a recuperação do ex-piloto de Fórmula 1 após um acidente de esqui, ocorrido em dezembro de 2013.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog