domingo, 9 de agosto de 2015

BOLETIM 29 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Camocim (CE) - O radialista Gleydson Carvalho, da rádio Liberdade FM, foi assassinado na tarde de 6 de agosto, durante a apresentação de um programa. Dois homens apresentaram-se à emissora como anunciantes e renderam a recepcionista. Na sequência, invadiram o estúdio e dispararam contra o radialista. Os criminosos fugiram. A Polícia Militar ainda não sabe se o crime tem relação com o trabalho do apresentador.

Porto Alegre (RS) - O jornalista e chargista Augusto Bier, do Sindicato dos Bancários, afirma ter sido ameaçado após publicar charges com críticas ao governador José Ivo Sartori.  A tentativa de intimidação ocorreu em um telefonema anônimo para sua casa na noite de 3 de agosto. O chargista registrou boletim de ocorrência na 1º Delegacia de Polícia, na capital do RS.

Brasilia (DF) – Os jornalistas Celso Schröder e José Carlos Torves, respectivamente presidente e diretor de Relações Institucionais da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj),  solicitaram ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em audiência em 3 de agosto, medidas para coibir a violência contra jornalistas no Brasil. Entre as reivindicações apresentadas pela Federação estão a imediata instalação do Observatório da Violência contra Comunicadores, o apoio ao Projeto de Lei de federalização das investigações de crimes contra jornalistas e orientações do Ministério aos órgãos policiais para não agressão aos profissionais de comunicação.

São Paulo (SP) I - Os repórteres Robson Bonin e Adriano Ceolin, da revista Veja, o deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG), o prefeito de São Carlos, Paulo Altomani (PSDB) foram acionados pelo ex-presidente Lula e seu filho Fábio Silva. Foram apresentadas três queixas-crime contra autores e responsáveis pela reportagem de capa da edição de 25 de julho da revista onde havia a denúncia de que uma delação premiada estaria próxima de envolver o ex-presidente na Operação Lava Jato. O empreiteiro Leo Pinheiro, que seria o autor da delação, negou as informações no mesmo dia da publicação.  

São Paulo (SP) II - A jornalista Fabíola Reipert, blogueira do R7, foi condenada pelo Tribunal de Justiça (TJ-SP) a pagar indenização de R$ 72,4 mil ao ex-jogador de futebol Raí por insinuar que ele teria um envolvimento afetivo com o apresentador da TV Globo Zeca Camargo. Também são réus no processo o R7 e o jornal O Dia, que republicaram as informações veiculadas por Reipert . Ainda cabe recurso.

Pelo mundo
México I - O fotógrafo Rubén Espinosa, da revista Proceso, e quatro mulheres foram encontrados mortos em um apartamento da Cidade do México, em 1º de agosto. Em junho, Espinosa sofreu agressões e intimidações na localidade de Veracruz. Ele costumava cobrir atos que exigiam o esclarecimento de assassinatos de profissionais de comunicação. 

México II - O fotógrafo Adrián Martínez López, dono do estúdio Glamour Arte Fotográfico, foi encontrado morto em 5 de agosto na beira do rio Ejido Nabor Cornelio, no município de Jalpa de Méndez, em Tabasco. O corpo de López apresentava sinais de tortura. A imprensa local informou que o fotógrafo foi sequestrado em seu estúdio dois dias antes e levado para o local onde foi executado.

Angola - A Organização de Defesa da Liberdade de Imprensa (Misa-Angola) denunciou o clima de intimidação aos profissionais da imprensa local. A casa do repórter Mário Paiva foi invadida e os carros da jornalista Ana Margoso e Alexandre Solombe, presidente da entidade, sofreram vandalismo. Outros casos evidenciam a repressão sofrida pelos jornalistas. Atualmente, 15 ativistas estão presos em Luanda acusados de tentativa de golpe de Estado e atentado contra o presidente. 

EUA - Os jornalistas Trey Yingst e  Bilgin Sasmaz, presos durante os protestos de Ferguson, em 2014, fizeram um acordo com a polícia para cancelar um processo contra as autoridades locais. A dupla havia sido detida sem justificativa. Ambos acusaram a polícia de tentar "obstruir, frear, dissuadir e agredir a parte querelante por exercer o direito constitucional à liberdade de expressão, noticiar e registrar atividade policial". Yingst, do News2Share, disse que foi detido enquanto filmava os protestos. Já Sasmaz disse que chegou a ser jogado no chão por um oficial não identificado e preso por se recusar a deixar o local.

Burundi - O correspondente Esdras Ndikumana, da AFP, foi preso e agredido pelas forças de segurança em 2 de agosto, após fazer imagens do local onde foi morto o general Adolphe Nshimirimana, vítima de um atentado. O jornalista, também da rádio francesa RFI, disse que estava trabalhando no local do ataque quando foi detido por integrantes do Serviço Nacional de Inteligência, que o levaram para suas instalações. Ele passou duas horas detido e foi agredido nas costas, pernas e pés. Após ser libertado pelo grupo, Ndikumana foi encaminhado a um hospital com ferimentos e suspeita de um dedo fraturado.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.
Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog