segunda-feira, 7 de setembro de 2015

BOLETIM 33 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Porto Alegre (RS) – O jornalista Gastão Muri se livrou de indenizar o deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS), por decisão da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS). Em 2010, o repórter escreveu em seu blog que Moreira havia sido condenado pela Lei da Ficha Limpa. Em primeiro grau, a juíza Letícia da Silva julgou a ação “improcedente”, por entender que existiam divergências sobre a aplicação da lei, e um equívoco motivado pela incerteza sobre o alcance da lei quando não causa impacto moral.  Ela ressaltou também que o jornalista retificou a informação. Ao manter a decisão anterior, o TJ-RS afirmou que a veiculação de uma notícia equivocada não interfere negativamente sobre o desempenho eleitoral de um candidato e, por isso, não dá margem para indenização por dano moral.

Vitória (ES) - O repórter Geílson Ferreira e o cinegrafista Alex Pereira, da TV Tribuna, afiliada do SBT, foram agredidos dentro da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente em 28 de agosto por um suspeito de violentar dois jovens no interior do estado. O homem saía da delegacia, acompanhado de policiais, quando se dirigiu aos profissionais, desferindo socos e chutes e dando mordidas. Ambos ficaram com hematomas por todo o corpo, roupa rasgada e o equipamento quebrado. No momento do ataque, Ribeiro estava algemado somente pelos pés.

São Paulo (SP) - A Editora Abril e o jornalista André Rizek, do canal SporTV, foram condenados a indenizar em R$ 50 mil um ex-jogador das categorias de base do Sport Club Corinthians Paulista. Em 2001, o então repórter da revista Placar, produziu uma reportagem que resultou na expulsão de sete jogadores do time de aspirantes. No texto, ele afirmava que alguns jogadores promoviam festas e supostamente usavam drogas dentro dos vestiários. Para o ex-atleta Sérgio Simões de Jesus, o Serginho, a matéria marcou sua carreira no pior sentido. Depois de ser associado ao escândalo, ele nunca mais conseguiu se estabelecer no futebol. No próprio texto de Rizek, Serginho negou o uso de cocaína. O juiz do caso negou a ação por danos materiais, afirmando que não era possível provar que sua carreira tenha sido afetada pela matéria. No entanto, a ação por danos morais foi aceita.

Brasília (DF) - A liberdade de expressão ou livre manifestação, garantida pela Constituição Federal, não autoriza a prática de ofensas morais. Assim entendeu o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao manter a condenação do blogueiro Paulo Henrique Amorim pelo crime de injúria ao jornalista Merval Pereira por chamá-lo de “jornalista bandido”, em legenda de foto publicada no blog Conversa Afiada, em 2012. Os dizeres compunham uma postagem feita por Amorim para criticar uma opinião de Pereira sobre a relação de profissionais da revista Veja com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Pelo mundo
Austrália - A polícia arquivou a investigação por uma suposta agressão do ator americano Mel Gibson contra a fotógrafa Kristi Miller, do jornal Daily Telegraph. Kristi alega ter feito duas fotos do artista quando ele saía de um cinema ao lado de uma jovem. Ele a teria empurrado pelas costas e agredido verbalmente. Os advogados de Mel Gibson afirmaram que não houve nenhum contato físico entre ele e a fotógrafa.

Turquia - Os jornalistas britânicos Jake Hanrahan e Philip Pendlebury, da Vice News, foram libertados em 3 de setembro, mas  o repórter Mohammed Ismael Rasool, permanece detido. Todos foram acusados de “ajudar uma organização terrorista” enquanto cobriam o conflito entre o governo turco e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão.

Inglaterra - A News Corporation, grupo de propriedade de Rupert Murdoch, confirmou que Rebekah Brooks voltou a ocupar um cargo executivo na companhia em Londres. A nomeação ocorre mais de um ano após as acusações contra ela em escândalo de espionagem telefônica. Brooks deve ocupar o cargo de diretora-executiva. Ela retomará as funções deixadas em 2001 por conta do escândalo no extinto tabloide News of the World. A empresa gastou mais de US$ 500 milhões para fechar acordos extrajudiciais com as vítimas dos grampos telefônicos.

Peru - A repórter Cíntya Malpartida Guarniz foi agredida enquanto acompanhava uma briga durante o jogo de futebol entre Santa Ana Cajabamba e União Bambamarquina, válido pela fase regional da Copa Peru. A confusão começou após um erro de arbitragem. Os torcedores tentavam impedir a gravação das imagens, mas a jornalista insistia em registrar o episódio. Homens que estavam nas proximidades do campo deram um chute em sua barriga e a derrubaram para que ela largasse a câmera. Depois da briga, alguns jogadores foram socorrê-la. Apesar de ter a câmera quebrada e alguns ferimentos, a jornalista passa bem.

Egito - Os jornalistas Peter Greste, Baher Mohamed e Mohamed Fahmy, do canal árabe Al-Jazeera, foram condenados a três anos de prisão por “divulgação de informações falsas” e por trabalhar sem autorização em 2013. A Al-Jazeera afirmou que irá recorrer junto ao Tribunal de Cassação.

Itália - O jornalista Alessio Viscardi foi ameaçado de morte por membros do clã mafioso dos Casamonica, enquanto cobria o enterro do ex-chefe do grupo, Vittorio Casamonica, em 22 de agosto. Ele fotografava o local quando foi surpreendido por quatro membros do clã.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog