segunda-feira, 14 de setembro de 2015

BOLETIM 34 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Brasília (DF) I – A TV Record foi absolvida pela 3ª Vara Cível em ação de indenização por dano moral movida por um homem que foi citado em uma notícia como suposto traficante. Segundo a sentença, “reportagens produzidas com base em inquéritos policiais, mesmo que ainda não totalmente apurados ou arquivados, não podem ser consideradas falsas se estiverem cumprindo a missão constitucional da imprensa, que é informar a população”. Em agosto de 2014, a emissora veiculou reportagens afirmando, com base no inquérito, que o autor da ação era traficante de drogas e que a residência onde morava, junto com sua mãe, era um ponto de comércio de substâncias ilegais.

Rio de Janeiro (RJ) I - A Associação Brasileira de Imprensa divulgou nota onde qualifica como lamentável retrocesso a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou o prosseguimento da ação penal contra o jornalista Allan de Abreu, do jornal Diário da Região, acusado pela Polícia Federal de violação de sigilo telefônico. Afirma a entidade que “ao cassar, no julgamento do mérito, a liminar concedida pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski, o ministro Dias Toffoli gerou grave insegurança jurídica, de consequências imprevisíveis para a atividade jornalística, em um dos momentos mais conturbados da vida brasileira”.  Em maio de 2011, o jornal publicou reportagens sobre a operação Tamburutaca, deflagrada pela Polícia Federal para apurar denúncias de corrupção na Delegação Regional do Trabalho, órgão do Ministério do Trabalho, em São José do Rio Preto (SP). Por solicitação do Ministério Público, a Justiça Federal determinou a quebra de sigilo da redação para descobrir a fonte das informações publicadas na reportagem — conversas telefônicas interceptadas pela PF.

Rio de Janeiro (RJ) II - A juíza Mabel de Vasconcellos, da 18° Vara Cível, autorizou a penhora de bens da casa do jornalista Jorge Kajuru para viabilizar o pagamento da indenização no valor de R$ 100 mil por danos morais à apresentadora Luciana Gimenez, da RedeTV!.  Condenado desde 2005 por ter afirmado durante o “Programa Gilberto Barros”, da Band TV, que Luciana Gimenez seria “mais burra do que a Xuxa” e uma “má colega”, Kajuru ainda não pagou a indenização devida à apresentadora.

Cuiabá (MT) - O juiz Yale Mendes, da 8ª Vara Cível, autorizou uma audiência de instrução e julgamento na qual o ex-secretário municipal de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, exige indenização por dano moral da revista IstoÉ. A ação decorre de reportagem publicada em julho intitulada “Transações Suspeitas”, onde a revista acusa o secretário de ter participado da compra de uma “propriedade superfaturada pelo Sesc” no valor cerca de dez vezes mais que o de mercado do imóvel. Além do envolvimento na compra do imóvel, a revista ainda aponta o ex-secretário como um dos investigados na Operação Ararath, da Polícia Federal, que procura envolvidos em esquema de lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional em Mato Grosso.

Rio de Janeiro (RJ) III - Um carro de reportagem da TV Record foi atingido por um tiro durante a cobertura de uma operação da Polícia Militar no Morro do Juramento em 10 de setembro.  Três membros da equipe da emissora estavam dentro do veículo no momento do disparo, que atingiu o vidro dianteiro do carro. Nenhum dos profissionais ficou ferido.   Em nota, a PM ressaltou que o veículo não tinha autorização do comandante da corporação para acompanhar a intervenção policial.

Pelo mundo
Colômbia - A jornalista Flor Alba Núñez, do Canal 6, TV5 e Canal Nación TV e diretora da emissora La Preferida Stereo, morreu em 10 de setembro após ser baleada na cabeça em frente à emissora na cidade de Pitalito, no departamento de Huila. Núñez já havia sido ameaçada depois de publicar fotografias e informações fornecidas pela polícia sobre uma quadrilha criminosa.

Paquistão - O jornalista Aftab Alam, da emissora Geo News, morreu baleado em 9 de setembro em Karachi. O crime ocorreu quando desconhecidos tripulando uma moto dispararam contra o jornalista, no momento em que ele ia buscar os filhos na escola, localizada perto de onde morava, ao norte da cidade.

Sri Lanka – O jornalista Priyantha Ratnayake morreu após o ataque de um elefante selvagem no Parque Nacional de Minneriya quando documentava as reações dos animais no local. Após ser levado para o hospital, Ratnayake não resistiu aos graves ferimentos e morreu. Cerca de 70 pessoas já morreram em ataques semelhantes.

Iraque – O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) executou uma jornalista e seu pai que também atuava com repórter na cidade de Mossul. Ambos trabalhavam para o jornal local Ikhlas Al-Saati. Ela era correspondente na província de Nínive, enquanto ele atuava em Mossul. Os dois foram capturados em fevereiro e, supostamente, eram acusados pelos extremistas de fazer propaganda contra o EI.

EUA - O ator Sam Worthington, que foi astro de “Avatar”, terá de indenizar em cerca de R$ 14 milhões o fotógrafo Sheng Li. O artista foi filmado batendo no paparazzo em fevereiro de 2014. Na ocasião, o ator afirmou que o fotógrafo tinha dado um chute na perna de sua namorada e que estava protegendo a moça, o que foi negado pelos advogados de Li.

Sudão - O jornalista Nhial Bol Aken, editor-chefe do jornal The Citzen, decidiu deixar o jornalismo após temer por sua segurança pessoal em razão de ameaças de morte recebidas de agentes do governo. Aken é um dos jornalistas mais críticos ao regime implantado no país. Durante entrevista, revelou que está frustrado com a decisão.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog