domingo, 29 de março de 2015

BOLETIM 12 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Brasília (DF) I - O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, em discurso no plenário da Câmara dos Deputados em 26 de março, voltou a defender a regulação da mídia, mas afirmou que o governo ainda não tem uma proposta pronta sobre o tema. Berzoini negou que a intenção seja controlar a imprensa e defendeu a liberdade de expressão. O Executivo deve divulgar um calendário de discussões sobre o papel social da mídia e, após tais debates, o governo deverá elaborar uma proposta.

Brasília (DF) II - Os jornalistas Fernando Rodrigues, do portal Uol, e Chico Otávio, do jornal O Globo, prestaram depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HSBC do Senado. Ambos cuidam da apuração e veiculação do assunto com exclusividade no país e se negaram a entregar a lista com os 8.667 nomes brasileiros aos senadores. Rodrigues sugeriu que os parlamentares negociem diretamente com o governo francês.

Brasília (DF) III - A Editora Caras deve pagar cerca de R$ 80 mil por dano material e moral ao atleta Álvaro Miranda Neto, mais conhecido como Doda, por reproduzir, sem autorização, fotos de seu casamento com a milionária Athina Onassis, ocorrido em 2005. A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve sentença que entendeu também que a revista Caras ultrapassou o  limite da liberdade de informação. A chamada de capa da revista dizia “Cavaleiro que ainda recebe mesada do pai, de 45 mil reais, casa-se com a jovem mais rica do mundo”. A Justiça paulista considerou a manchete depreciativa, pois induzia o leitor a pensar que Doda, embora renomado atleta, seria um mero aproveitador que vivia às custas do pai e passaria a desfrutar da riqueza da esposa.

Brasília (DF) IV – A revista Imprensa realiza em 4 de maio o 7º Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, em Brasília (DF). Com a presença de jornalistas e artistas de todo o país, o evento vai debater os limites, os direitos e os deveres da liberdade de expressão em âmbito nacional e internacional. Profissionais de imprensa, entidades, professores e estudantes poderão acompanhar os debates sobre as perspectivas de liberdade de expressão para o ano de 2015, levando em conta mudanças tecnológicas e legais que a mídia deve viver durante o ano.

Limeira (SP) - O jornalista Paulo Silas, que assina a coluna "Vai & Vem" no Jornal de Limeira, foi intimidado pelo diretor de Comunicação Institucional da prefeitura. A ameaça decorreu de um texto publicado em janeiro no qual o profissional diz que o prefeito Paulo Hadich (PSB) teria enviado seu "cão de guarda" para uma votação na Câmara.

Pelo mundo
Dinamarca - Um estudo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) analisa 12 “ameaças digitais-chave” ao jornalismo. Entre os riscos citados no relatório “Construindo segurança digital para jornalismo: uma pesquisa de questões selecionadas” estão ameaças de crackers à comunicação e ataques que tirem do ar páginas da internet de veículos dos media. Entre outras recomendações, jornalistas são alertados a “priorizar necessidades de segurança baseada em avaliação individualizada de risco”. O relatório aconselha que segurança digital deve ser tratada como hábito e prática. Há recomendações específicas para governos e organizações da sociedade civil, entre outras instituições. O estudo foi publicado com apoio da Dinamarca e faz parte da série da Unesco sobre liberdade na internet.

Turquia I – A sede da revista Admilar foi alvo de um atentado a bomba na noite de 25 de março, em Istambul. Um jornalista morreu e outras três pessoas ficaram feridas. A revista defende abertamente o Estado Islâmico. Nenhum grupo ainda assumiu a autoria do ataque. As autoridades turcas investigam o atentado.

Turquia II – Os cartunistas Bahadir Baruter e Ozer Aydogan, da revista satírica Penguen, foram condenados por um tribunal em Istambul em razão de uma caricatura do presidente Recep Tayyip Erdogan. Os artistas foram sentenciados a 11 meses de prisão, convertidos em multas. No desenho, publicado em agosto de 2014, um empregado do palácio presidencial recebe Erdogan, recém-eleito, enquanto abotoa o paletó. O governo afirma que o círculo que o personagem faz com os dedos nesse gesto é um sinal relacionado à comunidade LGBT da Turquia. Por conta disso, os advogados do presidente consideraram a charge ofensiva.

França - O semanário Charlie Hebdo foi agraciado pela Associação Literária e de Defesa da Liberdade de Expressão Americana (PEN) por sua "valentia" ao promover a liberdade de expressão, após ser alvo de um ataque terrorista que comoveu o mundo. O prêmio será entregue em um evento organizado pelo PEN em 5 de maio, em Nova York.

Israel - A correspondente Yolanda Álvarez, da espanhola TVE, foi afastada de suas funções em Jerusalém após ser acusada pela Embaixada de Israel de ser porta-voz do Hamas, movimento islâmico da Palestina.  As críticas começaram após a jornalista cobrir o ataque de Israel à Palestina, em julho de 2014, que resultou na morte de 1.483 palestinos.

Bolívia - A jornalista Escarley Pacheco, do canal ATB, da cidade de Cochabamba, foi ameaçada de morte por meio de uma carta deixada na porta de sua casa junto com uma bala e manchada com o que parece ser sangue.  A ameaça foi anônima, mas o canal considerou como um alerta dirigido a toda a equipe de jornalismo contra os trabalhos investigativos realizados ultimamente para denunciar casos de corrupção.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog