segunda-feira, 9 de março de 2015

BOLETIM 9 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Porto Alegre (RS) - A história do jornalista iraniano Maziar Bahari, que passou quatro meses preso no Irã, é contada no longa-metragem “118 dias”, que estreou em circuito nacional. Em 2009, Bahari deixou Londres, onde vivia, para acompanhar a campanha eleitoral de Mahmoud Ahmadinejad, que tentava o segundo mandato como presidente. Durante o trabalho, ele cobria para a Newsweek e BBC as manifestações populares e enviava as imagens que seriam veiculadas na TV americana, o que o fez ser preso sob a acusação de espionagem. O drama é uma adaptação do best-seller autobiográfico “Then They Came for Me: A Family’s Story of Love, Captivity and Survival”. No filme, o jornalista é interpretado pelo ator mexicano Gael García Bernal.
Brasília (DF) – A revista Veja Brasília publicou nota em 2 de março admitindo ser errado o texto “Celebração estrelada”, do jornalista Ulisses Campbell, que falava sobre os preparativos de uma festa que homenagearia um sobrinho do ex-presidente Lula no bufê Aeropark, no Distrito Federal. Divulgado em 18 de fevereiro, o texto afirmava que o evento reuniria ao menos 180 crianças e distribuiria iPads com uma mensagem gravada por Léo Moura, lateral do Flamengo, incentivando a prática de esportes. Também informava que a família teria pago a organização da festa em dinheiro, num total de quase R$ 220 mil.
Criciúma (SC) - Dois veículos de um jornal e de uma TV e outros dois da Polícia Militar (PM) foram alvos de tiros e pedras em 1º. de março. Os jornalistas faziam imagens de uma das áreas que registrou uma série de atos criminosos. As equipes de reportagem estavam em um local considerado seguro pelos policiais. Ainda assim, os jornalistas fizeram as imagens escoltados por duas viaturas. Quando se preparavam para retornar, começaram a ser atingidos por tiros. O vidro traseiro de um dos veículos quebrou com o disparo. Uma bala atravessou o banco da frente e parou no painel diante do lugar do passageiro.
Ponta Porã (MS) – O locutor paraguaio Gerardo Servián, da rádio Ciudad Nueva 103.3 FM, foi morto a tiros em 5 de março. O crime teria sido praticado por dois homens em uma motocicleta. Parentes de Servián não têm informações a respeito da morte e também não relataram ameaças. 
Rio de Janeiro (RJ) - A exposição “Traço Livre”, inspirada no atentado ao semanário francês Charlie Hebdo, ocorrido em janeiro, em Paris, reúne 24 obras e acontece na Galeria Scenarium, no centro do Rio de Janeiro (RJ).  Com curadoria de Ricky Goodwin e Ana Pinta, a mostra conta com obras de diversos chargistas e ilustradores de diversas gerações e estilos, como Ziraldo, Cavalcante, Aroeira, Alvim e os irmãos Caruso, que contribuíram com releituras inéditas sobre o atentado, a liberdade de expressão e os limites do humor.

Pelo mundo
França I - A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) homenageou em 5 de março as mulheres jornalistas de todo o mundo. O grupo lembrou o Dia Internacional da Mulher para destacar o papel de profissionais que lutam pela liberdade de imprensa em diversos países. A RSF destacou dez jornalistas como exemplos de compromisso com a liberdade de informação: Zaina Erhaim (Síria), Farida Nekzad (Afeganistão), Hla Hla Htay (Myanmar), Marcela Turati (México), Noushin Ahmadi Khorasani (Irã), Mae Azango (Libéria), Khadija Ismayilova (Azerbaijão), Brankica Stankovic (Sérvia), Solange Lusiku Nsimire (República Democrática do Congo) e Fatima Al Ifriki (Marrocos).
França II - A agência France Presse (AFP) pediu desculpas ao magnata Martin Bouygues, chairman e presidente-executivo do grupo Bouygues, por ter noticiado sua morte. O erro ocorreu após um mal-entendido entre um presidente da Câmara e um jornalista da AFP, que investigava a possível morte de Bouygues. Após detectar o erro, a agência retirou imediatamente a notícia do ar.
Colômbia – O jornalista Edgar Quintero, da emissora ‘’Rádio Luna’’, foi assassinado em 2 de março na localidade de Palmira. A ONG Repórteres sem Fronteiras não descarta a possibilidade de o crime estar relacionado à profissão do radialista.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

 Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog