segunda-feira, 16 de março de 2015

BOLETIM 10 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO



Notas do Brasil
São Paulo (SP) - O jornalista José Antonio Lima, da revista CartaCapital, e um colega não identificado, foram hostilizados por uma multidão após terem a presença "denunciada" por integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) durante o protesto na Avenida Paulista, realizado em 15 de março. No vídeo registrado pela equipe, é possível ver um dos membros do MBL criticando a presença dos jornalistas. Os repórteres continuaram sendo ameaçados quando desceram do carro de som. Em seguida, foram "escoltados" por membros do grupo, receosos com a repercussão do caso.
Porto Velho (RO) - O repórter Gregory R.R., do jornal Rondônia ao Vivo, foi agredido na tarde de 12 de março por integrantes do MST durante passeata na Avenida Sete de Setembro. O jornalista ainda teve seu aparelho telefônico quebrado por conta da queda que sofreu com o ataque. O repórter ainda tentou pedir ajuda a um representante do grupo, mas foi orientado a se retirar do local.
Rio de Janeiro (RJ) - O jornal O Globo que passou a integrar o consórcio internacional que investiga as contas numeradas do HSBC na Suíça - escândalo que ficou conhecido como "SwissLeaks". A publicação divide as apurações com o jornalista Fernando Rodrigues, blogueiro do UOL. A lista com os nomes de 106 mil clientes, de 203 países, que mantêm contas sem identificação no banco suíço foi obtida em primeira mão pelo jornal francês Le Monde.
Paulo Afonso (BA) - O radialista Anael Mohab Gomes, apresentador do programa "Radar 89", da Delmiro FM, também soldado da Polícia Militar (PM), foi morto a tiros em 10 de março no bairro Tancredo Neves III. Ele foi atingido por três disparos nas costas e um no peito. A PM informou que cinco suspeitos já foram detidos.

Pelo mundo
Guatemala - O cinegrafista e apresentador Giovanni Villatoro, da Servicable, foi assassinado a tiros em 14 de março no bairro Flor del Café, no estado de Suchitepéquez. Os jornalistas Danilo Lopez, correspondente do jornal Prensa Libre, e Federico Salazar, da rádio Nuevo Mundo, também haviam sido mortos a tiros em 10 de março na mesma região. Eles foram mortos por homens armados em uma motocicleta, da mesma forma que ocorreu com Villatoro.
Iraque - O jornalista Fadel Ahmad Hasko al Hudeidi, chefe de redação do diário Mosul al Yom, foi executado em público por integrantes do Estado Islâmico (EI) numa rua de Mossul, no norte do Iraque em 15 de março. Ele era refém do grupo radical há mais de oito meses. acusado pelos jihadistas de colaborar com autoridades de Bagdá.
Itália - A polícia prendeu em 10 de março alguns dos principais membros da Camorra, a máfia napolitana.  Os quarenta detidos são suspeitos de pertencer à facção Schiavone do clã Casalesi, que planejava assassinar o jornalista e escritor Roberto Saviano, autor do livro que revelou os segredos do grupo.
França - A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) passou a disponibilizar dez meios de comunicação digitais que foram bloqueados por autoridades em 11 países como Cuba, China e Rússia. Para promover a campanha "Liberdade colateral", um sistema replica os endereços e permite que a organização obtenha as páginas censuradas pelos governos para disponibilizar o acesso aos internautas. Os cubanos, por exemplo, poderão consultar a página da agência independente Hablemos Press, fundada em 2009. Já os iranianos, vão ter acesso, pela primeira vez desde o ano 2000, ao site Gooya News, um meio que divulga notícias da oposição e do regime, mas é proibido no interior do país pelas autoridades. A RSF disse ainda que criará "espelhos" hospedados em grandes servidores, como o Google e Amazon, para reabrir estes meios.
Suíça - Uma das câmaras de julgamento da Corte Europeia de Direitos Humanos validou o uso de câmera escondida por jornalistas, desde que o assunto seja de interesse público e que haja cautela. O artifício não pode ser usado para violar a privacidade e nem prejudicar a reputação de um anônimo. Quando o alvo das câmeras é uma figura pública, as garantias podem ser flexibilizadas em prol do interesse da sociedade.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

 Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog