segunda-feira, 2 de março de 2015

BOLETIM 8 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Alhandra (PB) – A sede da rádio comunitária Alhandra FM foi atingida por incêndio de grandes proporções na noite de 25 de fevereiro.  O incidente destruiu um transmissor, microfones e a mesa de áudio, além de um carro de som que ficou completamente queimado.  No momento do incêndio, não havia pessoas no prédio da rádio. A polícia segue investigando o caso e uma perícia será realizada para descobrir se o incêndio foi acidental ou criminoso.
Luís Eduardo Magalhães (BA) - O repórter Muller Nunes e o cinegrafista Fernando Correa, da TV Oeste, foram ameaçados, xingados e proibidos de registrar imagens do protesto dos caminhoneiros na BR-472 em 27 de fevereiro. O veículo da equipe também teve os pneus esvaziados por manifestantes.
Brasília (DF) - O jornalista Ulisses Campbell, da revista Veja Brasília, foi acusado de invadir o condomínio onde reside a família de Frei Chico, irmão do ex-presidente Lula. O jornalista publicou que um suposto sobrinho de Lula, chamado Thiago, faria uma comemoração pelo custo de R$ 220 mil, paga pelo ex-presidente. O Instituto Lula, entretanto, informou que “Lula não tem nenhum sobrinho com este nome residindo em Brasília”.

Pelo mundo
Ucrânia - O fotógrafo Sergii Nikolaiev, do jornal Segodnya, morreu em 28 de fevereiro durante uma explosão na aldeia de Pisky, próxima ao aeroporto de Donetsk, que agora é controlado por separatistas. Nikolaiev havia trabalhado em várias zonas de conflito, incluindo guerras na Geórgia, Líbia, Síria e Somália.
Myanmar - O fotógrafo Aung Nay Myo foi detido pela polícia por ter postado em seu Facebook uma mensagem que ironizava uma batalha histórica e um líder do país. O jornalista poderá ser condenado a até sete anos de prisão. Seu comentário satirizava uma batalha entre as tropas do governo e combatentes comunistas, sob o comando do presidente Thein Sein.
Colômbia - O jornal El Meridiano de Córdoba foi alvo de ameaças em 20 de fevereiro, após informar sobre a ação de um grupo de manifestantes em uma universidade local. Um membro do grupo conhecido como “Juventude M-19” usou o Facebook para ofender os profissionais da redação e criticar a abordagem utilizada pela publicação. O El Meridiano noticiou que jovens encapuzados, identificados como membros do “Juventude M-19”, teriam invadido o prédio administrativo da Universidade de Córdoba, chegando a entrar na sala da reitora, Alba Durango, para lhe fazer exigências.
Síria - O jornalista sueco Joakim Medin foi libertado após ficar detido por uma semana pelas forças governamentais. Medin havia sido capturado num posto de controle em al-Qamishli, uma cidade próxima à fronteira turca, zona controlada pelo Estado Islâmico (EI).
Egito - A apresentadora Mona Iraqi, da TV Al-Qahira Wel Nas está sendo processada por uma reportagem sobre uma casa de massagem na capital Cairo. Iraqi disse que o local era um “antro de sexo entre homens” e agora é acusada de difamação.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

 Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog