segunda-feira, 1 de setembro de 2014

BOLETIM 35 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Vale do Aço (MG) - O assassino do jornalista Rodrigo Neto, o ex-policial civil Lúcio Leal, foi condenado a 12 anos de prisão em 28 de agosto. O crime ocorreu em 8 de março de 2013 e teria sido motivado pelas denúncias feitas por Rodrigo Neto sobre homicídios não solucionados na região. Ele mantinha um programa de plantão policial na Rádio Vanguarda e era também repórter do Jornal Vale do Aço.
Rio de Janeiro (RJ) - A revista eletrônica Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), por decisão da 4ª Turma Recursal Cível, não necessita retirar do ar a notícia sobre a suspensão de eleições em sindicatos de policiais, publicada em 21 de maio de 2012. Para a juíza Vanessa Felix, também não cabe nenhuma indenização, pois a notícia é lícita, uma vez que divulgou fato verídico e de interesse público. O autor da ação era membro da comissão eleitoral do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no RJ à época e afirmou que sofreu danos morais com a publicação da notícia. Ele entrou na Justiça contra a ConJur pedindo indenização e a exclusão da notícia do site.

Tudo pelo voto
Macapá (AP) - A TV e rádio Tarumã, associadas ao candidato ao Senado Gilvan Borges (PMDB-AP), foram condenadas por calúnia e difamação por matérias caluniosas contra o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). A juíza Liége Gomes entendeu que a propaganda veiculada nos canais de comunicação tentava confundir e persuadir o telespectador, sem qualquer preocupação em informar.
Rio de Janeiro (RJ) - O jornal Repórter e o deputado estadual Roberto Henriques (PSD) foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) por propaganda irregular. A ação da Procuradoria Regional Eleitoral denunciou a publicação das propostas do parlamentar antes do período permitido. Henriques é candidato à reeleição e não poderia divulgar propostas de um eventual mandato antes do período eleitoral. Pelo ato irregular, ele foi multado em R$ 40 mil, enquanto o jornal regional deverá pagar R$ 50 mil.
São Paulo (SP) – O site Eleição Transparente (www.eleicaotransparente.com.br), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), revela que o candidato a governador de Alagoas Benedito de Lira (PP) é o político que, até agora, mais foi à Justiça Eleitoral pedindo a remoção de conteúdo do Google. Sua equipe já acionou a empresa nove vezes. Ele é seguido de perto pelo candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e por Confúcio Moura, que concorre ao cargo em Rondônia pelo PMDB. Cada um já processou a empresa oito vezes na tentativa de remover conteúdo e impedir a publicação de notícias em jornais e sites. O portal é mantido pela Abraji em parceria com Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, UOL, Zero Hora, Gazeta do Povo, Google, Ibope e Datafolha.

Pelo mundo
Ucrânia - Os repórteres russos Evguenia Koroleva e Maxim Vasilenko, do jornal Krymsky Telegraf foram libertados pelo Setor de Direita ucraniano e chegaram à Crimeia em 27 de agosto. Ao chegar região, que hoje pertence a Rússia, os profissionais declararam sentir-se bem. Entretanto, o fotógrafo russo Andrei Stenin continua desaparecido na Ucrânia desde 5 de agosto.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

 Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog