domingo, 1 de junho de 2014

BOLETIM 22 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Teresina (PI) - O apresentador Silas Freire, da TV Meio Norte, foi denunciado pelo Ministério Público como o mandante da morte do radialista Jean Carlos Castro, executado no centro da capital piauiense, enquanto aguardava o seu veículo ser lavado, no início de 2000. A acusação alega que o apresentador agiu “motivado pelo repugnante sentimento de vingança e mandou matar a vítima em decorrência de desavenças pretéritas”. Caso seja pronunciado, Freire será julgado pelo Tribunal Popular do Júri e poderá pegar de 12 a 30 anos de cadeia.
Goiânia (GO) - A Rede Globo deve indenizar Marcelo dos Santos em R$ 15 mil por ter exibido imagens do mesmo no quadro “Videocassetadas”, do programa “Domingão do Faustão”. O vídeo mostrava o rapaz caindo da passarela quando participava de um desfile de modas. A gravação foi repetida diversas vezes durante o programa.
São Paulo (RJ) I- A Rede Globo decidiu entrar com recurso contra a decisao que impediu a emissora de transmitir a reportagem que fez sobre Suzane von Richthofen no programa "Fantástico". Em 25 de maio, a equipe da atração foi alertada de que não poderia veicular a matéria cinco horas antes de entrar no ar por uma ordem do Plantão Judicial do Fórum da Barra Funda. Suzane foi condenada a 39 anos de prisão em regime fechado pela participação no assassinato dos pais em 2002, ao lado dos irmãos Cravinho. A matéria abordaria a tentativa da jovem de ter um regime penal mais brando, permitindo que ela ficasse fora da cadeia durante parte do dia.
São Paulo (SP) II - Duas emissoras de TV foram condenadas a indenizar um servidor público que foi mostrado em reportagens sobre investigações de abuso sexual de uma criança. Para a 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça, as notícias não foram objetivas e nem imparciais. As reportagens informaram a prisão de um homem, acusado de molestar sexualmente uma estudante de escola municipal de São Paulo. As investigações prosseguiram e não encontraram nenhum indício contra ele.
São Paulo (SP) III – O ator David Pinheiro, da rede Globo e intérprete do personagem "Sambarilove", da "Escolinha do Professor Raimundo", ganhou um processo por danos morais contra o programa humorístico "Pânico na Band". O comediante deverá receber R$ 20 mil em indenização por uma sátira exibida em 2012 pelo programa. Os humoristas do "Pânico" representavam comediantes mortos, como Zacarias e Chico Anysio, na chamada "Escolinha do Professor Moribundo". David Pinheiro também era satirizado na atração, em que seu personagem dizia: "Estou vivo, mas na geladeira há 10 anos".

Pelo mundo
Líbia - O redator-chefe Miftah abu Zid, do jornal Barniq, foi assassinado em 26 de maio em Benghazi, por um grupo de homens armados.  O jornalista era conhecido no país por suas críticas contra a corrente islâmica jihadista e seu corpo chegou ao hospital com marcas de disparos na cabeça e no peito. 
Honduras - A polícia encontrou na cidade de Copán na noite de 28 de maio o corpo do jornalista Hernán Cruz Barnica, apresentador do programa "Outro Nível", na rádio comunitária Opoa. O profissional foi atingido por três tiros na cabeça. Barnica é o segundo jornalista assassinado em menos de dois meses no país.
Ucrânia - O repórter italiano Andrea Ronchelli, freelancer do coletivo Cesura, e seu tradutor russo, identificado como Andrey Mironov, foram mortos em confronto entre forças pró-Rússia e tropas do governo no leste da Ucrânia em 24 de maio. Os corpos foram levados ao hospital na cidade de Slaviansk. O jornalista freelancer francês William Roguelon, que viajava com Ronchelli e o tradutor, explicou que o grupo foi atacado nos arredores da cidade. Roguelon afirmou que Ronchelli e o russo foram atingidos pela troca de morteiros entre rebeldes e as tropas ucranianas, enquanto caminhavam em direção à estrada para buscar ajuda.
Trinidad e Tobago - O repórter investigativo Mark Bassant, do canal caribenho CCN TV6, teve de deixar o pais após ser ameaçado de morte. Depois de várias ameaças, Bassant recorreu ao Ministério de Segurança Nacional e denunciou a situação diretamente a um alto oficial de Inteligência. A investigação do jornalista sobre o assassinato da deputada Dana Seetahal, em maio, teria sido a causa das ameaças.
Egito - A jornalista Rasha Jaafar, do canal de TV árabe Al Jazeera, foi condenada em 30 de maio a 15 dias de prisão provisória por "manchar a imagem do país e de seu povo em troca de somas de dinheiro". Rasha foi presa tendo em seu poder publicações com um símbolo islamita ligado a Irmandade Muçulmana. A repórter é a quinta profissional da Al Jazeera a ser presa no país sob a acusação de "divulgar notícias falsas" e por suposta associação ao grupo.
Tailândia - Os jornalistas Pravit Rojanaphruk, do diário The Nation, e Thanapol Eiwsakul, editor da revista Fah Diew Gan, foram soltos pela junta militar em 30 de maio por reivindicação de organizações da imprensa. As autoridades informaram que os libertados não podem falar de política em público nem sair da cidade de residência sem autorização oficial.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog