segunda-feira, 9 de junho de 2014

BOLETIM 23 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Brasília (DF) I – A ONG Artigo 19 divulgou o relatório “Protestos no Brasil 2013”, sobre a série de violações contra os jornalistas ocorridos durante os atos. O documento contabilizou 696 protestos no país durante 2013, registrando 2.608 detidos e 8 mortes em circunstâncias relacionadas às manifestações. A análise também computou 117 jornalistas feridos e/ou agredidos, e outros 10 que foram detidos, além de destacar os principais abusos cometidos durante o emprego da força policial.
Brasília (DF) II - A Editora Confiança, que publica a revista Carta Capital, e os jornalistas Leandro Fortes e Mino Carta, devem pagar R$ 180 mil de indenização por danos morais ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda cabe recurso. As matérias questionadas foram publicadas em agosto de 2012.
Brasília (DF) III - A Anistia Internacional entregou ao governo brasileiro um relatório intitulado “Eles usam uma estratégia de medo: Proteção do direito ao protesto no Brasil”. No documento, a entidade chama a atenção para a violência com que as autoridades têm lidado com manifestantes e jornalistas em protestos ao redor do país, com destaque para os eventos de junho de 2013. O relatório conta com os relatos de estudantes e outros manifestantes presos ou agredidos durante manifestações de rua no Brasil, ilustrados com fotos da ação da Polícia Militar nessas ações. Entre outras recomendações, o texto pede que as autoridades permitam que “jornalistas, inclusive indivíduos que fotografam e gravam em vídeo, trabalhem livremente e sem interferências”.
Rio de Janeiro (RJ) - O jornalista Bruno Quintella revela no filme “Tim Lopes - Histórias de Arcanjo” a história de seu pai, o também jornalista Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, alcunhado de Tim Lopes, assassinado por traficantes durante reportagem numa comunidade do Rio de Janeiro (RJ), em junho de 2002. O trabalho dirigido por Guilherme Azevedo recebeu os prêmios de Melhor Documentário no Festival de Cinema do Rio de 2013 e de Melhor Filme Estrangeiro no San Diego Black Film Festival.
São Paulo (SP) – O cinegrafista Hércules da Silva, do programa “Brasil Urgente”, da Band, foi agredido em 4 de junho por um policial militar da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) enquanto cobria uma reintegração de posse na região da Vila Maria, na zona norte da cidade. O agressor estava de capacete e revólver na cintura e desferiu um soco no rosto do profissional, que gravou a ação. Ao vivo, o apresentador José Luiz Datena mostrou as imagens da agressão.
Salgado (SE) - Uma equipe do Portal Infonet foi ameaçada na manhã de 3 de junho, quando realizava uma reportagem em dois municípios sergipanos. O episódio aconteceu pouco antes das 9h quando homens armados tripulando duas caminhonetes VW Amarok interceptaram o veículo do Infonet. Ao estacionar o veículo, a equipe foi surpreendida por um homem armado que ameaçou e tomou os celulares e a máquina fotográfica da equipe. O homem armado jogou a máquina fotográfica no chão, danificando o equipamento. A equipe registrou Boletim de Ocorrência.

Pelo mundo
Rússia - Os chechenos Rustám Majmúdov e Lom-Ali Gaitukáev, responsáveis pela morte, em 2006, da jornalista Anna Politkovskaya, foram condenados à prisão perpétua. Majmúdov, autor do assassinato, e seu tio, Gaitukáev, que teria sido o mentor do crime, serão encaminhados a uma prisão de segurança máxima após a decisão do Tribunal Municipal de Moscou. Já os irmãos de Majmúdov, Ibraguim e Dzhabrail, também envolvidos no crime, foram condenados a 14 e a 12 anos de prisão, respectivamente. O ex-policial Sergei Jadzhikurbánov, encarregado de coordenar o assassinato em Moscou, passará 20 anos detido. O assassinato ocorreu quando a jornalista produzia um artigo sobre as torturas sistemáticas na Chechênia, que foi publicado por seus colegas cinco dias depois de sua morte.
Egito - A Promotoria pediu pena máxima aos jornalistas do canal árabe Al-Jazeera presos no país. Os advogados dos profissionais estimaram que a equipe deve ser condenada a penas entre 15 e 45 anos de reclusão. Os jornalistas, que estão detidos há cinco meses, são acusados de apoiar a Irmandade Muçulmana, qualificada como uma organização terrorista no país. Ao todo, 16 pessoas são acusadas no processo.
Espanha - Como forma de protesto à censura da capa da revista El Jueves, uma das mais tradicionais de humor político, seus principais cartunistas se demitiram. A decisão foi tomada após uma sátira à monarquia ter sido retirada da publicação. A imagem traz o rei Juan Carlos com um prendedor no nariz, simbolizando a entrega de uma coroa “mal cheirosa” ao filho Felipe, que assumirá o trono do pai nos próximos dias. Com o título “El Rey Abdica”, a revista entraria em circulação em 4 de junho. Os mais de 60 mil exemplares da semanal foram retirados de circulação, fazendo com que a revista chegasse às bancas um dia depois. Em seu lugar, foi colocada uma capa dedicada ao líder do movimento “Podemos”, Pablo Iglesias.
México - O jornalista Jorge Torres Palacios, porta-voz de Saúde da prefeitura de Acapulco, foi encontrado decapitado, desmembrado e com sinais de “extrema violência” em 2 de junho. Palacios havia sido abordado no início da noite de 29 de maio, na porta de sua casa. O jornalista, conhecido na região, foi amordaçado e levado por um grupo de 12 homens.
Turquia - O jornalista Ivan Watson, do canal americano CNN, foi preso em 31 de maio em Istambul, enquanto fazia a cobertura das manifestações que marcaram o primeiro aniversário dos protestos em massa contra o governo na Praça Taksim. Watson foi repreendido enquanto explicava que a polícia havia bloqueado o centro da cidade para proibir que manifestantes depositassem flores no local onde, no ano passado, protestos foram violentamente reprimidos por policias não fardados. As autoridades turcas exigiram os documentos do repórter e de sua equipe no momento em que faziam a transmissão. Watson e sua equipe permaneceram detidos até seus passaportes serem recuperados por um escritório da emissora.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.
Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog