segunda-feira, 16 de junho de 2014

BOLETIM 24 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO

Notas do Brasil
Porto Alegre (RS) – O fotógrafo Ricardo Giusti, do jornal Correio do Povo, teve a roupa rasgada e sofreu ferimentos leves ao ser atingido por estilhaços de uma bomba de efeito moral arremessada pela Policia Militar (PM) quando cobria uma manifestação em local próximo ao espaço destinado à Fan Fest, em 12 de junho. A Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS (Arfoc) divulgou nota de repúdio contra a agressão sofrida pelo profissional.
Belo Horizonte (MG) - Pelo menos seis profissionais de imprensa foram atingidos e o estúdio de uma emissora foi apedrejado durante as manifestações ocorridas em 12 de junho. Entre os feridos está o cinegrafista Sérgio Moraes, da agência Reuters, atingido na cabeça enquanto acompanhava os protestos na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG). A produtora da CNN, Barbara Arvanitidis e a correspondente do canal no Brasil, Shasta Darlington foram atingidas por estilhaços de bombas de efeito moral durante cobertura das manifestações nas proximidades no metrô Carrão, na Zona Leste de São Paulo (SP). O repórter Sid Marcus e o cinegrafista Aílton Silva, do SBT, foram assaltados e tiveram um carro depredado ao registrarem um protesto no bairro do Tatuapé, também na Zona Leste paulistana. Na noite do mesmo dia, o estúdio da emissora de TV britânica iTV foi alvo de pedras arremessadas por manifestantes perto da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ).
Rio de Janeiro (RJ) - A repórter Vera Araújo, do jornal O Globo, foi presa por desacato à autoridade após filmar a detenção de um torcedor argentino na Quinta da Boa Vista, em 15 de junho. O turista havia sido preso por supostamente urinar na rua. Um PM responsável pela segurança durante a Copa, ficou irritado com a filmagem e pediu que a jornalista desligasse o equipamento. Mesmo após Vera apresentar sua identificação profissional, ele decidiu prendê-la. Depois de colocar a jornalista na patrulha, o sargento ainda percorreu por mais de uma hora as ruas de Benfica, São Cristóvão e Jacaré. No caminho, ele retirou o celular de Vera, que tentava contatar representantes da PM e o jornal, além de parar o veículo para algemá-la. A repórter passou por exames no Instituto Médico Legal e seguiu para a 17ª DP com um advogado da publicação, para registrar o caso como abuso de autoridade. Em nota, a PM informou que o policial ficará preso “administrativamente” até o esclarecimento do fato.
Brasilia (DF) – O Grupo de Comunicação Três, que publica a revista IstoÉ, por decisão da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), se livrou de indenizar policiais militares por matéria publicada em 1996. Com o título “Papo de Araponga”, a empresa jornalística estava sendo processada por chamar os policiais do serviço de inteligência do DF de “arapongas”, “bisbilhoteiros” e “abelhudos”. Em decisão anterior, o Tribunal de Justiça do DF havia condenado a revista. Durante a análise do recurso, o ministro Antonio Carlos Ferreira, relator do caso, entendeu que a utilização de expressões coloquiais para definir o indivíduo que trabalha para o serviço de informação não representa ato ilícito. O magistrado entendeu ainda que a matéria apenas noticiou fatos de interesse coletivo, relacionados às atividades efetivamente exercidas pelos policiais.
Rio de Janeiro (RJ) - A rede de TV italiana RAI foi notificada pela Arquidiocese do RJ após a emissora ter “vestido” a imagem do Cristo Redentor com uma camisa da seleção italiana de futebol. O vídeo promove as atrações da emissora na Copa do Mundo. Além de desrespeito religioso, a entidade acusa a emissora de exploração “ilícita” da imagem do Cristo. A Arquidiocese não menciona o montante da indenização - entre 5 e 7 milhões de euros - na notificação enviada à RAI. O documento é finalizado com uma ameaça de ingressar na Justiça caso não haja acordo que “englobe a indenização pela utilização indevida já consumada”.
São Paulo (SP) I - O fotógrafo e blogueiro André Liohn, do jornal O Estado de S.Paulo, foi agredido em 9 de junho durante assembléia dos metroviários quando foi decidida a suspensão da paralisação iniciada quatro dias antes. O profissional, que gravou o momento em que foi agredido, comentou a ação e o debate tumultuado após os dias de greve da categoria.
São Paulo (SP) II - A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) disponibilizou para download seu “Manual de Segurança para Cobertura de Protestos”. O guia foi desenvolvido a partir de entrevistas com repórteres agredidos, presos ou hostilizados durante as manifestações iniciadas em junho de 2013. A entidade alerta que o documento pode diminuir a exposição do repórter ao risco, mas não vai eliminá-lo, sendo cada profissional responsável por suas decisões conforme a preparação que possui em se adaptar às circunstâncias da pauta.

Pelo mundo
Iraque - O fotógrafo independente Kamran Najm Ibrahim morreu em 12 de junho durante confrontos entre combatentes curdos e insurgentes islamitas no norte do país. Ibrahim é o primeiro profissional da imprensa a perder a vida cobrindo a atual ofensiva do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL), grupo jihadista radical que conseguiu recrutar milhares de combatentes.
Ucrânia – O cinegrafista Andrei Sushenkov e engenheiro de som Anton Malishev, da canal de TV russo Zvezda, foram libertados na noite de 8 de junho e levados para a Rússia a bordo de um avião do Ministério da Defesa. Eles haviam sido detidos dois dias antes pela Guarda Nacional ucraniana sob a acusação de obterem informação sobre os pontos de controle das forças governamentais. Ao chegarem em Moscou, os profissionais de mídia denunciaram maus tratos e agressões durante o cativeiro.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog