domingo, 25 de maio de 2014

BOLETIM 21 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL DE NO MUNDO
Notas do Brasil
Porto Alegre (RS) - Os jornalistas Alexandre Mota e Antonio Sacomory e a TV Record, por decisão da 3ª Vara Cível do Foro Central, devem indenizar em cerca de R$ 38 mil o atual 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça (TJRS), Luiz Felipe Difini. Em 2010, quando presidia o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), o desembargador se sentiu injuriado no programa Balanço Geral onde foi relatada uma perseguição ao repórter por seguranças contratados pelo TRE - que, na verdade, seriam agentes da Polícia Federal que deram cobertura ao evento. Os demandados apresentam contestação conjunta, em que argumentam tratar-se o programa ‘Balanço Geral’ de um telejornal que leva informação ao público de forma descontraída e caracterizada pelo bom humor.
São Paulo (SP) I - A revista IstoÉ logrou êxito em ação movida pelo pastor Josivaldo de Souza, da Igreja Mundial do Poder de Deus, pela publicação de reportagem sobre a crise financeira da instituição gerenciada. A 26ª Vara Cível julgou improcedente o processo que se baseia em texto que enumera uma série de motivos para a crise como a atuação de uma quadrilha de pastores ladrões, dívidas milionárias com canais de TV, administração amadora e investimentos equivocados na construção de templos. O juiz Rodrigo Nogueira avaliou que a matéria não extrapolou o direito de informação e liberdade de imprensa e que não houve intenção de atingir a honra ou imagem dos envolvidos.
São Paulo (SP) II - O juiz Júlio Cesar Franco, da 1ª Vara Cível, entendeu que reportagem que denuncia irregularidades durante o governo de um político já morto não gera danos morais aos descendentes dele. Esse foi o entendimento ao julgar improcedente pedido de indenização apresentado por Renata Covas Lopes, filha do ex-governador Mário Covas, morto em 2001. Ela dizia que um texto publicado na revista IstoÉ sobre suspeitas de cartel em São Paulo era mentiroso e havia “ferido a memória” do seu pai. A reportagem “O propinoduto do tucanato paulista”, de 2013, tratava de denúncias ligadas a um suposto esquema de cartel em contratos de obras do Metrô e dos trens metropolitanos. Um trecho do texto dizia que “a prática criminosa, que trafegou sem restrições pelas administrações de Mario Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, já era alvo de investigações, no Brasil e no exterior, desde 2008 e nenhuma providência foi tomada por nenhum governo tucano para que ela parasse”.
São Paulo (SP) III - O jornalista Juca Kfouri foi absolvido pelo Tribunal de Justiça (TJ-SP) que julgou improcedente a ação por injúria movida pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin. A representação era decorrente de uma série de textos que Kfouri escreveu em seu blog, hospedado no UOL, que falam do envolvimento de Marin com o “caso Herzog”, com o torturador Sérgio Fleury, com a medalha embolsada na final da Taça São Paulo em 2011, o gato de eletricidade em sua residência e a apropriação de um terreno público.
Rio de Janeiro (RJ) – O documentário “Tim Lopes - Histórias de Arcanjo”, dirigido por Guilherme Azevedo com roteiro do jornalista Bruno Quintella (filho de Tim Lopes), estreia em 5 de junho nos cinemas de todo o Brasil. O filme premiado como Melhor Documentário no Festival de Cinema do Rio de 2013, conta a história do jornalista da Rede Globo assassinado por traficantes durante reportagem numa comunidade carioca.

Pelo mundo
Líbia - A TV Libya International foi atingida por mísseis em 18 de maio após divulgar um comunicado em nome do exército para anunciar a suspensão do Congresso Geral Nacional, o parlamento líbio. Um jornalista da emissora, que preferiu não se identificar, informou que pelo menos quatro mísseis atingiram a sede do canal de TV.
Ucrânia I - O jornalista britânico Graham Phillips, colaborador da TV russa RT, informou em 22 de maio que foi libertado pelas autoridades ucranianas após passar quase dois dias detido. O repórter foi preso pela Guarda Nacional da Ucrânia em 14 de maio num posto de controle próximo a Mariupol, na região de Donetsk. Ele contou que depois de passar uma noite na região de Zaporozhie, vizinha de Donetsk, foi transferido para Kiev para ser interrogado sobre o motivo de sua estadia no país. Phillips foi detido por portar um colete de proteção com o símbolo da emissora russa.
Ucrânia II - Os repórteres Oleg Sidyakin e Marat Saichenko, que trabalham para a TV russa LifeNews, faziam a cobertura dos últimos acontecimentos no país vizinho, mas perderam contato com o canal após passarem por um posto de controle das forças de Kiev. O governo interino ucraniano reconheceu que os profissionais foram detidos pelos militares. As preocupações ficaram mais sérias quando Sidyakin conseguiu enviar uma mensagem pelo celular alertando: “as coisas parecem feias”. Em seguida, a equipe do canal telefonou para o jornalista, que aceitou a chamada na qual era possível os ouvir sendo interrogados. Depois do episódio, os proprietários do veículo apelaram ao ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, pedindo ajuda para libertar seus funcionários.
Rússia – O júri popular do Tribunal Municipal de Moscou declarou culpados em 20 de maio os cinco acusados de participar, em outubro de 2006, do assassinato da jornalista Anna Politkovskaya. O júri considerou que o assassinato foi efetuado pelo checheno Rustam Makhmudov que teria disparado seis vezes contra a repórter na porta de sua casa na capital russa. O tribunal também reconheceu a culpa dos irmãos do assassino, Ibraguim e Dzhabrail Majmudov, como cúmplices no crime. A jornalista trabalhava para o diário Novaya Gazeta desde 1999, e sua morte comoveu a Rússia. Ela foi assassinada enquanto preparava um artigo sobre as torturas sistemáticas na Chechênia.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.
Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog