domingo, 18 de maio de 2014

BOLETIM 20 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Rio de Janeiro (RJ) - O jornal Extra denunciou em 13 de maio a violência sofrida por seus profissionais que cobriam a investigação de um esquema de corrupção em empresa estatal. Em 9 de maio a repórter Flávia Junqueira, o fotógrafo Fábio Guimarães e o motorista Bruno Guerra foram ameaçados durante uma operação da Polícia Federal na zona oeste carioca que apurava um suposto caso de fraudes no plano de saúde dos Correios. Um dos suspeitos de estar envolvido no esquema, conhecido como Janjão, jogou seu carro contra o veículo da equipe. Pouco antes, outro homem já havia batido no carro do jornal. Os repórteres acompanhavam a operação quando os suspeitos começaram a usar seus carros para intimidar a equipe. Quando a equipe desceu do veículo, Janjão olhou para a repórter e demonstrou conhecê-la, chamando-a pelo nome. A equipe deixou o local, mas continuou a ser seguida pelo suspeito, que entrou na contramão e jogou o carro em cima do veículo do jornal. O motorista do jornal desviou para evitar uma colisão. Os profissionais registraram a ocorrência na Delegacia da região.
Brasília (DF) - A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do DF considerou prescrita a condenação do apresentador e blogueiro Paulo Henrique Amorim a um ano e oito meses de reclusão por crime de injúria racial contra o jornalista Heraldo Pereira. A demora do Judiciário em responsabilizá-lo faz com que a pena seja convertida em restritiva de direitos e ainda pode ser avaliada no Supremo Tribunal Federal (STF). Em texto veiculado em setembro de 2009, o blogueiro disse que o repórter da TV Globo é “negro de alma branca” e “não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde”. O jornalista encaminhou representação ao Ministério Público que denunciou Amorim sob acusação de racismo.
Biguaçu (SC) - A repórter Elaine Stepanski e o fotógrafo Eduardo Valente, do jornal Notícias do Dia, foram vítimas de agressão por servidores comissionados da Câmara Municipal em 15 de maio quando apuravam uma denúncia do Ministério Público sobre irregularidades no gabinete de um vereador. Os assessores parlamentares da Câmara estariam trabalhando em outra empresa quando deveriam estar no expediente. A repórter e o fotógrafo se dirigiram à rádio Comunitária, local onde os funcionários estavam, para conversar com Sirlei Massing, que também deveria estar na Câmara como assessora parlamentar. A jornalista se apresentou e informou que procurava esclarecimentos sobre a função de Sirlei na Câmara e o cumprimento de sua carga horária, uma vez que bateu o ponto às 11h38, segundo informações repassadas pela Câmara Municipal e às 14h45 estava na rádio, antes do término do expediente. A funcionária alegou que fazia um trabalho voluntário na rádio, mas não respondeu a questão da repórter. Sirlei, visivelmente preocupada, pediu um minuto e se dirigiu ao escritório de advocacia do vereador José Braz da Silveira, localizado no mesmo edifício da rádio. A reportagem decidiu ir ao local e encontrou outros funcionários reunidos. “O que vocês têm a ver com os horários dela?”, questionou uma advogada, identificada como Sara Rúbia Silveira Santos, ao ver a equipe. Ela retirou à força o gravador das mãos da jornalista e jogou para o outro lado do balcão, quebrando-o. Após o ato, o vereador José Braz da Silveira se dirigiu contra o fotógrafo. O profissional conseguiu se defender com o equipamento, que também foi danificado. O político se irritou e ofendeu a repórter com palavrões. A Polícia Militar esteve no local e tentou um acordo para a devolução do gravador, mas o vereador não aceitou. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia da cidade.

Pelo mundo
Siria - O repórter Anthony Loyd e o fotógrafo Jack Hill, do jornal britânico The Times, foram raptados em 14 de maio por um grupo de rebeldes sírios. Ambos foram espancados e baleados no cativeiro antes de conseguirem fugir para a Turquia, com ajuda da Frente Islâmica. Os jornalistas estavam deixando a Síria com seu guia quando foram apreendidos pelos rebeldes, que os amarraram e jogaram no porta-malas de um carro. Os dois até conseguiram fugir, mas foram recapturados logo em seguida. Os sequestradores deram dois tiros na perna de Loyd para que o repórter não tentasse escapar novamente, além de terem espancado a dupla. Os jornalistas só conseguiram escapar quando a Frente Islâmica, outro grupo menos extremista, enfrentou a gangue e ajudou a libertar os profissionais. Loyd, Hill e o guia da equipe foram levados para um hospital na Turquia, onde se recuperam do atentado.
Paraguai - O apresentador Fausto Gabriel Alcaraz, do programa “De Frente a la Mañana”, da Rádio Amambay 570 AM, foi assassinado a tiros em16 de maio, na cidade de Pedro Juan Caballero, na fronteira com Brasil. O profissional retornava para casa quando seu veículo foi abordado por dois indivíduos armados que tripulavam uma motocicleta. Dispararam 11 tiros a queima-roupa contra o jornalista. Colegas de Alcaraz especulam que o crime pode ter sido represália a sua cobertura do narcotráfico na fronteira com o Brasil.
República Centro-Africana - A fotógrafa francesa Camille Lepage, freelancer que enviava material para vários jornais, como Le Parisien, Le Monde, Guardian, The Sunday Times e New York Times, foi morta em 13 de maio quando realizava uma reportagem. O corpo da repórter foi encontrado por uma patrulha da força Sangaris durante revista a um veículo conduzido por grupos anti-balaka (milícias cristãs de autodefesa), na região de Bouar, zona oeste. O presidente François Hollande enviou suas condolências à família da vítima e afirmou que “tudo será feito para esclarecer as circunstâncias deste assassinato e para encontrar os assassinos” da jornalista.
Ucrânia - A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um documento que denuncia graves ataques à liberdade de expressão na Ucrânia. De acordo com a entidade, jornalistas e ativistas estão sendo perseguidos por rebeldes pró-Rússia. Pelo menos 23 jornalistas, repórteres e fotógrafos, tanto ucranianos como estrangeiros, foram raptados e/ou detidos ilegalmente entre 2 de abril e 6 de maio, denuncia a ONU.
China - O jornalista Xiang Nanfu, do site censurado Boxun, foi detido por publicar “informação falsa”. O Ministério da Segurança Pública de Pequim garantiu que Ziang era muito bem pago para divulgar esse tipo de informação e que, depois de sua detenção no último dia 3 de maio, confessou seus crimes, mas demonstrou arrependimento. Entre as “notícias falsas” escritas pelo jornalista, encontram-se informações sobre expropriações violentas de terras, agressões de policiais e uma suposta trama de tráfico de órgãos de pessoas vivas organizada pelo governo.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog