segunda-feira, 5 de maio de 2014

BOLETIM 18 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Brasilia (DF) - A Rádio e TV Bandeirantes e o apresentador José Luiz Datena deverão pagar 30 salários mínimos por danos morais a Paulo Telhada, oficial da Polícia Militar paulista. O caso teve origem em 2003, com a exibição no programa “Domingo Legal”, do SBT, de uma entrevista com supostos membros da facção criminosa PCC, durante a qual foram feitas ameaças de morte contra Datena. Na sequência, Datena passou a dar cobertura intensiva às investigações policiais sobre a entrevista, que teria sido forjada pelo SBT como represália por reportagens do “Brasil Urgente” acerca de uma quadrilha de policiais que atuaria dentro da SPTrans, a empresa responsável pela gestão do sistema de ônibus na capital paulista. De acordo com o “Brasil Urgente”, haveria ligação entre a quadrilha e os policiais que trabalhavam como seguranças de Gugu Liberato, apresentador do “Domingo Legal”, os quais estariam envolvidos na farsa da entrevista. O autor da ação foi mencionado várias vezes por Datena como "chefe da segurança de Gugu" e "homem ligado ao esquema da SPTrans”. Segundo o juiz de primeira instância, que julgou a ação procedente, o envolvimento do autor no caso da SPTrans foi desmentido ao longo das reportagens, mas o apresentador da Bandeirantes continuou se referindo a ele como “o major da SPTrans”. A sentença considerou o noticiário ofensivo à honra do major, afirmando, ainda, que o autor não teve envolvimento na edição da entrevista do “Domingo Legal”.
Porto Alegre (RS) - O Superior Tribunal de Justiça confirmou a condenação da TV Record RS a pagar uma reparação moral de R$ 40 mil (valor nominal) ao ex-vereador Adeli Sell (PT-RS). Adeli Sell afirmou e demonstrou que passou a ser alvo do programa "Chamada Geral" e dos apresentadores Alexandre Mota e Antonio Sacomory por causa de sua recusa em participar, no final de 2009, da campanha promovida pela emissora e pela Empresa de Correios e Telégrafos para o Natal e também por ter negado entrevistas à emissora. Uma das críticas referiu textualmente que “o nobre vereador deve ter tido uma educação na Inglaterra, na Grã-Bretanha, em Oxford, em algum estábulo, porque o verdadeiro cavalo eu já não sei quem é”.
Rio de Janeiro (RJ) – A jornalista Maria Inez Magalhães, do jornal O Dia, foi agredida em 28 de abril pela enfermeira Maria de Fátima Pereira, mãe de Douglas Pereira, conhecido como DG, durante passeata na Praia de Copacabana, em homenagem ao jovem. O dançarino do "Esquenta!", da Rede Globo, foi morto no último dia 22 de abril durante confronto entre policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da favela e traficantes. Aproximadamente 200 pessoas compareceram à passeata, que também pedia paz na comunidade. Moradores da região hostilizaram a imprensa e expulsaram a repórter. A equipe da Rede Globo, onde DG trabalhava, e a TV Bandeirantes também foram atacadas. A repórter foi retirada do local com o auxílio de jornalistas que acompanhavam a manifestação.
Rio de Janeiro (RJ) - Condenado em segunda instância pela 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça mineiro  (TJ-MG) por publicar uma charge, o ilustrador Eduardo dos Reis Evangelista, conhecido como Duke, ganhou solidariedade da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que promoveu encontro na tarde de 5 de maio, para falar sobre o caso. A entidade repudiou o "cerceamento da liberdade de expressão". O evento debateu o processo judicial que foi movido pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro contra o chargista e a Sempre Editora. O desenho publicado por Duke tinha relação com o jogo Cruzeiro e Ipatinga e trazia três personagens - um torcedor, um policial e uma raposa - com o diálogo: “Primeiro o juiz assaltou o Tigre. Em seguida, o Tigre atropelou a Raposa”, disse o torcedor. Por sua vez, a autoridade policial respondeu “Calma aí, uma ocorrência de cada vez”. A composição foi considerada ofensiva pelo árbitro, que afirmou que a "ilustração é uma clara ofensa à classe, já que coloca o profissional como um bandido".
São Paulo (SP) - Os índios tupinambás processam a TV Bandeirantes por incitar o ódio, promover a violência e as deslegitimação da luta dos indígenas em duas reportagens veiculadas nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2014. O processo é de autoria da comunidade indígena da Serra do Padeiro, localizada no sul da Bahia, em nome de Rosival Ferreira de Jesus, o cacique Babau, que está preso em Brasília (DF). Ele foi impedido de encontrar o Papa Francisco no Vaticano por ser acusado de matar um agricultor na área indígena. Ao saber da denúncia, o cacique se entregou à Polícia Federal. Nas reportagens, o povo indígena é acusado de invadir fazendas, ameaçar e expulsar moradores, de práticas de roubo e extorsão.
Pelo mundo
França - Em reconhecimento pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em 3 de maio, 14 jornalistas, blogueiros e comunicadores do México, Colômbia, Brasil, Chile, Cuba, Guatemala, Honduras, Haiti e Peru apareceram na lista “100 heróis da informação” publicada pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF). No ranking somente um jornalista brasileiro: Lúcio Flávio Pinto, editor do Jornal Pessoal, de Belém (PA), foi reconhecido como "fonte de inspiração para homens e mulheres que aspiram à liberdade". Divulgada em homenagem ao Dia Mundial da Liberdade, lembrado na última semana, a lista traz nomes de jornalistas de 25 a 75 anos de 65 países. Lúcio Flávio, que acumula mais de 30 processos judiciais, é o único brasileiro a figurar na relação.

................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog