domingo, 30 de setembro de 2012

BOLETIM 40 ANO VII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
São Paulo (SP) I - A retificação no atestado de óbito do jornalista Vladimir Herzog, assassinado nas dependências do Doi-Codi paulista em 1975, foi determinada em 24 de setembro pelo juiz Márcio Bonilha Filho, da 2ª Vara de Registros Públicos.  No documento deverá constar que “a morte decorreu de lesões e maus-tratos sofridos na dependência do 2º Exército em SP”. Como se trata de uma decisão em primeira instância, a Promotoria de Justiça, contrária à medida, poderá recorrer. Em seu despacho, o juiz exalta a ação da Comissão da Verdade. Preso em 25 de setembro de 1975, Herzog foi levado para interrogatório no Doi-Codi do 2º Exército, na capital paulista. O jornalista foi torturado e morto na cela por agentes mas a versão oficial foi de que Herzog cometeu suicídio, enforcando-se em sua cela. No laudo do médico-legista Harry Shibata está registrado que Herzog morreu “por asfixia mecânica”, explicação técnica para enforcamento.

Rio de Janeiro (RJ) - O colunista e blogueiro Paulo Henrique Amorim foi condenado a indenizar em R$ 10 mil por danos morais o banqueiro Daniel Dantas. Amorim também deve publicar a sentença em seu blog Conversa Afiada. O jornalista havia postado um texto intitulado “Piauí concede asilo político a Dantas”, e a foto de um homem, que não é Dantas, algemado e sendo levado por policiais. O juiz Marcelo Oliveira da Silva, da 45ª Vara Cível, afirmou que “não se nega a possibilidade de utilização do humor ou até do sarcasmo em matérias de conteúdo jornalístico, mas, o jornalista tem o dever com a veracidade dos fatos e com as informações divulgadas”.

Eleições 2012
Três Lagoas (MS) - A Justiça Eleitoral concedeu, em 22 de setembro, liminar à Coligação Unidos por Três Lagoas para busca e apreensão de todos os exemplares do Jornal Três Lagoas MS. Oficiais de Justiça saíram às ruas para recolher os exemplares do jornal nos endereços do comitê do candidato a prefeito Ângelo Guerreiro. De acordo com o pedido, a publicação não possui expediente, é clandestino e circula irregularmente, uma vez que está sem registro, CGC, nome de jornalista responsável e endereço legal. A omissão dessas informações caracteriza a irregularidade e a intenção eleitoreira, com a veiculação de matérias tendenciosas e mentirosas.

Angra do Reis (RJ) – A Policia Federal (PF) apreendeu em 22 de setembro um transmissor radiofônico, um computador e reportagens de uma rádio local. A jornalista Daniele Aff e o locutor Alan Batista, presentes no momento da ação, foram encaminhados para a delegacia para prestar depoimento. A jornalista concedia uma entrevista para Batista durante programa ao vivo para toda a cidade. De acordo com Daniele, a rádio é comunitária. No entanto, o portal menciona rádio pirata. Ouvintes disseram que a jornalista estava fazendo campanha política na rádio, falando mal dos candidatos da coligação “Juntos para cuidar de Angra”, da candidata a prefeita Conceição Rabha (PT) e, no momento da apreensão, foi encontrado material de campanha do candidato a prefeito Fernando Jordão (PMDB).

São Paulo (SP) II - A Associação Brasileira do Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou as repetidas decisões de juízes eleitorais proibindo a divulgação de resultados de pesquisas de intenção de voto. Em algumas cidades como Fortaleza, Curitiba, Londrina, João Pessoa e Campo Grande, os eleitores estão privados de ter acesso aos resultados das pesquisas por decisão da Justiça Eleitoral. A Abraji “espera que o Tribunal Superior Eleitoral derrube essas liminares (decisões provisórias) e faça cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal que garantiu a publicação irrestrita das pesquisas eleitorais”.

Pelo mundo
Síria - A correspondente iraniana Maya Nasser, da Press TV, foi morta por um atirador na capital Damasco. O chefe de escritório da Press TV, Hussein Mortada, ficou ferido durante o mesmo ataque. Ambos cobriam as explosões e conflitos em Damasco. A imprensa relatou duas explosões que tinham como alvo a sede do comando do exército na capital síria. O incidente desencadeou um incêndio no edifício e os confrontos que levaram à morte do jornalista.

Somália - O corpo do jornalista Abdirahman Mohamed Ali, de um portal na internet, foi encontrado no distrito de Hiliwa, na capital Mogadisico, onde morava com sua família. Ele foi decapitado e o cadáver apresentava sinais de tortura. Já o jornalista Ahmed Abdulahi Fanah, da agência de notícias de Yemen, foi vítima de vários tiros disparados por homens armados no distrito de Dharkenley, em 28 de setembro.

Canadá - O jornal The Globe and Mail puniu a colunista Margaret Wente, acusada de plágio por uma blogueira. No início de setembro, a professora Carol Wainio, da Universidade de Ottawa, acusou em seu blog a jornalista de ter “roubado” conteúdo de uma coluna sua, publicada em 2009 pelo Ottawa Citizen. Segundo Wainio, o texto apresentaria semelhanças e até trechos idênticos ao trabalho de cinco autores. John Stackhouse, editor chefe do jornal, reconheceu as irregularidades. Stackhouse afirmou que foram tomadas medidas contra a colunista, mas não deu detalhes. Margaret pediu desculpas por ter sido “extremamente descuidada”. Ela negou ter plagiado o Ottawa Citizen, mas admitiu ter lido o jornal, tomado notas e usá-las de forma errada.

México – A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) revelou que pelo menos 15 jornalistas mexicanos se exilaram em outros países. Além disso, 20 jornalistas precisaram deixar estados como Veracruz, Chihuahua, Michoacán e Guerrero, por causa de ameaças. Segundo a RSF, o México é o país que representa maior perigo para jornalistas na América Latina.

Irã I - Ali Akbar Javanfekr, diretor da agência estatal IRNA e principal assessor de imprensa do presidente Mahmud Ahmadinejad foi preso em 26 de setembro. Ele deve cumprir uma sentença de seis meses de prisão por ter publicado material “que insultou” o principal líder iraniano, o “ayatolah” Ali Khamenei, com “material contrário às normas islâmicas”. Desde abril de 2011, ele foi detido várias vezes por causa de uma disputa política entre o presidente e Khamenei.

Irã II - A Anistia Internacional (AI) pediu a libertação da jornalista Jila Baniyaghoob que cumpre pena de um ano de prisão por “espalhar propaganda contra o sistema” e “insultar” o presidente Mahmoud Ahmadinejad. Jila foi acusada por causa de uma reportagem que publicou sobre a reeleição de Ahmadinejad, em 2009, e os protestos de rua que foram feitos na ocasião. A sentença contra a jornalista foi dada em 2010. Em abril de 2011, as autoridades acrescentaram a acusação de Jila manter um blog “sem a permissão das autoridades do governo”.

Itália – A Suprema Corte confirmou em 27 de setembro a sentença de 14 meses de prisão contra Alessandro Sallusti, editor-chefe do Il Giornale, acusado de difamação. Sallusti foi condenado por publicar, em 2007, comentário considerado difamatório no jornal Libero. Além disso, a justiça também determinou que ele pague todos os custos judiciais. Após a decisão, o jornalista resolveu renunciar a seu cargo no Il Giornale, de propriedade da família do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Vietnã - O Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ) condenou as sentenças de prisão dos jornalistas Nguyen Van Hai, Ta Phong Tan e Phan Thanh Hai acusados de serem anti-governo. Todos haviam publicado críticas contra o partido de situação.

Argentina I – O jornalista Cristian Amarilla afirmou ter sido agredido em 23 de setembro por três policiais na cidade de San Vincente. Segundo o repórter, ele foi detido, agredido, ameaçado e torturado após tentar registrar com seu celular uma detenção durante uma partida de futebol local.

Argentina II - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e a Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) repudiaram a campanha da presidente Cristina Kirchner para que o Grupo Clarín devolva suas licenças. A SIP rechaçou “as ameaças do governo contra o grupo” enquanto que a AIR informa estar observando com “grande preocupação a situação que afeta os meios de comunicação na Argentina, em particular o Grupo Clarín”, classificando a campanha empreendida pelo governo argentino como “uma sistemática ofensiva de hostilidade e intimidação”. O grupo teme que o governo exproprie alguns de seus canais de televisão antes do final do ano. A Casa Rosada veiculou em 22 de setembro um vídeo de mais de quatro minutos em que a presidente ameaça retirar as licenças do grupo em 7 de dezembro caso não se adeque à Lei de Mídia sancionada em 2009 que proíbe, entre outros pontos, que as empresas privadas de comunicação mantenham mais de uma emissora de TV aberta no mesmo local. O grupo Clarín possui quatro emissoras.

França – A revista Charlie Hebdo, que publicou as polêmicas caricaturas de Maomé, lançou uma edição dupla em 26 de setembro, sendo uma definida como “responsável” e, a outra, “irresponsável”. A edição é um protesto às críticas recebidas pela publicação após as charges do profeta. A edição definida como “responsável” tem uma capa toda branca, com o título Charlie Hebdo e a frase “periódico responsável”. Em seu interior, não há desenhos nem artigos, apenas títulos “simbólicos”, como “A prudência é a mãe da segurança”, “O desemprego, essa praga” e “Você sabe plantar repolho?”. Já a edição “irresponsável” mostra um homem pré-histórico segurando óleo e fogo nas mãos, referindo-se às alegações de que a Charlie Hebdo deu combustível à polêmica vivida no mundo islâmico. A capa leva a manchete “A invenção do humor”.

Espanha – A revista El Jueves lançou em 26 de setembro uma edição com uma charge do profeta Maomé em sua capa, mesmo após os protestos no mundo muçulmano por causa do filme “A Inocência dos Muçulmanos” e das caricaturas veiculadas pela “Charlie Hebdo”. Na capa, a revista mostra uma ilustração com vários muçulmanos em uma fila da polícia e o texto “Mas... alguém sabe qual a aparência de Maomé?”. Procurada, a El Jueves não quis comentar as razões que a levaram a publicar a charge.

Egito I - O jornal Al-Watan passou a publicar uma série de charges para criticar as caricaturas do profeta Maomé divulgadas pela revista francesa Charlie Hebdo. Em 24 de setembro o jornal publicou 13 caricaturas satíricas com o intuito de responder, de forma “civilizada”, às charges da Charlie Hebdo e ao filme “A Inocência dos Muçulmanos”. As imagens ocupam duas páginas da publicação e apresentam o título “Luta de quadrinhos contra quadrinhos”, além do texto “Nada é melhor para combater as charges do que as mesmas charges”. Algumas das tiras sugerem que prevalece o perfil do terrorismo no mundo muçulmano entre os habitantes do Ocidente. Em um dos quadrinhos, por exemplo, observa-se um óculos de sol refletindo a imagem de um par de torres em chamas, em alusão ao World Trade Center, com o título “Óculos ocidentais para o mundo islâmico”.

Egito II - Cerca de mil torcedores do time Al-Ahly invadiram em 25 de setembro estúdios de televisão próximos ao Cairo para protestar contra comentaristas esportivos que costumam criticá-los. Integrantes da torcida organizada “Ultras Ahlawy” seriam os invasores da Media Production City, que reúne estúdios de vários canais de TV via satélite. Eles chegaram a interromper o programa do apresentador Ahmed Choubeir e depois se retiraram do local.

Cuba - O repórter Calixto Ramón Martínez, da agência Hablemos Press, poderá ser condenado a três anos de prisão por desacato aos líderes Fidel e Raúl Castro. Martínez foi preso em 16 de setembro, no aeroporto de Havana, ao investigar a perda de medicamentos e equipamentos doados pela Organização Mundial da Saúde, porque as autoridades cubanas os deixaram abandonados.

...................

A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog