domingo, 2 de setembro de 2012

BOLETIM 36 ANO VII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Salvador (BA) – Um veículo de reportagem da TV Aratu, afiliada do SBT foi atingido na tarde de 30 de agosto, por seis tiros, no bairro de Pirajá. A equipe da emissora estava no local para fazer uma matéria sobre um incêndio criminoso em um ônibus coletivo da região. A Polícia Militar suspeita que a ação esteja relacionada com as mortes de dois traficantes de drogas do bairro ocorrido dias antes.

Brasília (DF) - O SBT deve pagar ao procurador do DF, José Luciano Arantes, R$ 50 mil por danos morais em razão de matéria de junho de 2009, apresentada no “Programa do Ratinho”. Arantes foi preso na ocasião por desacato à autoridade após um acidente de trânsito. Na reportagem sobre o caso, um jornalista disse que Arantes era um “cidadão despreparado”, “descarado”, “tarado”, “machão”, “brabão” e “bota branca”. Além do pagamento, a justiça também ordenou que o SBT exiba a decisão sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

São Paulo (SP) - A ONG Artigo 19 divulgou em 30 de agosto o relatório “Liberdade Digital no Brasil”, cujo objetivo é ser um recurso para a formulação de políticas públicas na área e contribuir para melhorar a liberdade de expressão online no país, de acordo com os padrões internacionais. O documento apresenta a legislação internacional sobre liberdade de expressão na internet, examina aspectos da censura online no Brasil e descreve os principais desafios para a área. Debates sobre acesso à Internet, banda larga e políticas de inclusão digital também estão presentes no estudo.

Porto Alegre (RS) - O repórter Tomás Hammes, do site Globoesporte.com, foi agredido por torcedores do clube de futebol Internacional com socos no braço e no peito e o jornalista André Baibich, do jornal Zero Hora, recebeu empurrões. Cerca de 60 torcedores invadiram em 31 de agosto o pátio do estádio Beira-Rio, protestando contra os últimos resultados do clube no Campeonato Brasileiro. A Brigada Militar foi acionada e oito manifestantes foram conduzidos à sede do 1º Batalhão para prestar depoimento.

Pelo mundo
Honduras – O apresentador Casaleno Júlio César, do canal Maya TV, foi assassinado a tiros em 28 de agosto na capital Tegucigalpa quando saía de casa para ir a uma loja próxima. Ainda não se sabe o motivo do assassinato do profissional, também porta-voz da polícia local, mas as características apontam para um ato de crime organizado.

Colômbia - A Suprema Corte anunciou uma denuncia penal contra a jornalista Cecilia Orozco Tascón, do diário El Espectador, por injúria e calúnia, além de reclamar das opiniões da jornalista María Jimena Duzán na revista Semana. A decisão de processar a Cecilia Tascón por sua coluna de opinião e de qualificar como “tendenciosas” as opiniões publicadas de María Duzán, foram condenadas pela Fundação para a Liberdade de Imprensa (FLIP) e considerada uma violação da liberdade de opinião.

Eritréia - A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) denunciou a morte dos jornalistas Dawit Habtemichael, Mattewos Habtead e Wedi Itay, que estavam detidos em um campo de prisioneiros. A RSF fez a denúncia em comunicado após várias semanas de investigação e de contatos com fontes de Eritreia, entre guardas do campo de prisioneiros que decidiram fugir do país. Desde 2001, os três jornalistas estavam presos no país.

Indonésia - Um grupo de jovens não identificados atacou um jornalista  em 28 de agosto na ilha de Sumatra, supostamente em decorrência de notícias publicadas pelo profissional. O jornalista ficou seriamente ferido no rosto, na cabeça e nos braços e se encontra internado no hospital Kabanjahe.

Inglaterra - O jornalista Patrick Foster, do The Times, e o ex-editor do extinto tabloide News of the World, Bob Bird, foram presos em 29 de agosto durante as investigações policiais sobre o rastreamento ilegal de computadores. O jornalista do The Times, de propriedade de Rupert Murdoch, teria invadido a máquina de um blogueiro conhecido como Nightjack. Bob Bird, ex-editor do News of the World na Escócia, por sua vez, foi detido por estar relacionado a um julgamento de perjúrio do ex-membro do Parlamento escocês Tommy Sheridan. Ele foi preso sob suspeita de crime de prevaricação em ações de difamação.

EUA - David Chalian, chefe do escritório do Yahoo News em Washington, foi demitido em 29 de agosto, após piada nos bastidores sobre o candidato republicano Mitt Romney. O áudio vazou no microfone durante a cobertura da Convenção Nacional Republicana em Tampa, na Flórida. O comentário foi feito pouco antes de o Yahoo abrir sua cobertura ao vivo da convenção, em parceria com a ABC News. Chalian disse que Romney e sua mulher estariam “felizes em dar uma festa enquanto pessoas negras se afogam”, referindo-se à tempestade Isaac, que atingiu no dia anterior o Estado da Lousiana e causa tempestades no sul do país.

...................

A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.
Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog