domingo, 31 de maio de 2015

BOLETIM 19 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
São Paulo (SP) - A RedeTV!  deve indenizar em R$ 300 mil um homem que teve sua imagem veiculada no programa "Repórter Cidadão", em reportagem que o associava a crimes de estupro e atentado violento ao pudor. A decisão foi da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de SP analisando a reportagem, exibida em março de 2003, baseada na entrevista feita por Marcelo Rezende com a filha do autor da ação. Ela atribuiu os crimes ao pai. A emissora negou a prática de ato ilícito e disse que divulgou fatos de interesse público, imparcialmente e sem intenção de ofender.

Padre Paraíso (MG) - A Federação Nacional dos Jornalistas repudiou o assassinato do jornalista Evany José Metzker, cujo corpo foi encontrado em 18 de maio, e cobra das autoridades competentes rigorosa apuração e punição deste ato bárbaro. Desaparecido desde o dia 14, o corpo de Metzker foi encontrado decapitado e com marcas de violência em seu corpo. Ele publicava o blog “Coruja do Vale” e, segundo informações, já havia sido avisado do risco de ser morto por conta das reportagens e denúncias que publicava.

Conceição da Feira (BA) - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) repudiou em 27 de maio o assassinato do radialista Djalma Santos da Conceição, da emissora comunitária "RCA". O corpo foi encontrado com sinais de tortura em uma zona rural próxima à cidade onde trabalhava. Djalma comandava o programa "Acorda, Cidade!" e recebia constantes ameaças. O trabalho dele era voltado principalmente para crimes e política.

Niterói (RJ) - O fotógrafo Marcos Vieira, do jornal O Itaboraí, foi baleado de raspão no braço em 21 de maio quando cobria ação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar (PM) e do 12º Batalhão no complexo do Viradouro, em Niterói. Vieira foi socorrido por policiais e levado ao Hospital Estadual Azevedo Lima onde foi medicado e liberado em seguida.

Pelo mundo
EUA - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou em 27 de maio uma resolução que pede maior proteção para os jornalistas que cobrem zonas de conflito. Este é o segundo texto que o órgão aprova buscando defender os profissionais de imprensa. O primeiro foi aprovado em 2006. O novo artigo reforça a proteção e esclarece que, em muitos casos, a segurança das populações civis afetadas por conflitos depende do trabalho desenvolvido. O Conselho também repudiou todos os ataques contra a comunicação, denunciando "a impunidade que impera em relação às violações e aos abusos cometidos contra jornalistas" em situações de guerra.

Canadá - O jornalista François Bugingo, da rede TVA, foi acusado de ter inventado uma série de reportagens em zonas de conflito nos últimos 20 anos. Ele foi suspenso de todos os veículos para o qual trabalhava. O grupo Media, ao tomar conhecimento das denúncias, anunciou a suspensão do jornalista. Bungingo também foi suspenso pelo grupo Cogeco, onde mantinha uma coluna de política internacional na radio 98.5, e dos jornais do Québecor para os quais colaborava, o Diário de Montreal e de Quebec. 

Inglaterra - O grupo de jornais Trinity Mirror - proprietário dos tabloides Daily Mirror e Sunday Mirror – foi condenado a indenizar em £ 1,2 milhões (cerca de R$ 5,5 milhões) oito pessoas vítimas de grampos telefônicos. Os indenizados são a atriz Sadie Frost, o ex-jogador de futebol Paul Gascoigne, o executivo da BBC Alan Yentob, três atores de novelas, um produtor de TV e uma comissária de bordo que namorou o ex-jogador Rio Ferdinand.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog