domingo, 10 de maio de 2015

BOLETIM 17 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Palmas (TO) - A repórter Charlyne Sueste, o cinegrafista Elciomar Lino de Aguiar, e o motorista da equipe da emissora de TV estadual foram agredidos por segurança do Hospital Geral de Palmas (HGP) na tarde de 5 de maio. A permissão para gravar no interior do hospital havia sido com antecedência pela assessoria do HGP, mas a equipe foi recebida com agressividade pelo segurança. A Secretaria de Estado da Saúde solicitou o afastamento do segurança e lamentou o ocorrido.

União da Vitória (PR) - A revista eletrônica Consultor Jurídico (www.conjur.com.br) está sendo processada pela empresa de laminados Madepar, pela divulgação de uma sentença judicial na qual ela é citada. A companhia protocolou ação indenizatória pedindo R$ 10 mil da ConJur a título de reparação moral. A companhia contesta a menção de seu nome em processo que condenou por improbidade administrativa um auditor do trabalho em agosto de 2014.

Brasília (DF) - O juiz substituto da 15ª Vara Cível rejeitou o pedido de indenização por danos morais, no valor de R$ 200 mil, movida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, contra o jornalista Rubens Valente, do jornal Folha de S. Paulo, e a editora Geração Editorial. O magistrado alega ofensas contra si no livro “Operação Banqueiro”, sobre os bastidores da operação Satiagraha. Na publicação, Valente sugere que Mendes favoreceu interesses do banqueiro Daniel Dantas no período em que chefiava a Advocacia-Geral da União no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e critica o modo como ele agiu no STF para barrar a Operação Satiagraha e libertar Dantas.

Pelo mundo
México - O corpo do repórter e locutor Armando Saldaña Morales, das rádios La Ke Buena e Max, foi encontrado com sinais de tortura em 4 de maio no estado de Oaxaca. O jornalista foi atingido por quatro tiros na nuca. O corpo foi abandonado próximo da caminhonete dele. As primeiras investigações revelaram que Morales foi interceptado quando ia para casa, no bairro de Laguna Chica, em Tezonapa.

Iraque - O jornalista Raed al-Juburi, do canal Al-Rasheed, foi morto a tiros em sua casa na capital Bagdá, em 5 de maio. Colegas de Jaburi informaram que ele havia recebido ameaças por telefone. Além de apresentar um programa no Al-Rasheed, o repórter tinha uma coluna no jornal Azzaman.

Iêmen - O centro de vigilância de portais islamitas SITE informou em 7 de maio que o líder da Al-Qaeda, Nasser al Ansi, que havia reivindicado o atentado contra a revista francesa Charlie Hebdo, morreu no ataque com um drone americano no Iêmen. O ataque ocorreu em 22 de abril e matou sete supostos membros do grupo terrorista, inclusive o filho caçula de Ansi.

Inglaterra - O príncipe William e a duquesa Kate Middleton enviaram, em 6 de maio, uma carta de “pedido de privacidade” aos fotógrafos que estavam próximos à residência real, em Sandringham, aguardando o retorno do casal, que chegava de Londres com a filha recém-nascida Charlotte e o primogênito George. A carta pede aos profissionais de imprensa que respeitem a privacidade da família real. “Gostaríamos de solicitar novamente que cessem o assédio e a violação de privacidade. Houve no passado uma série de violações da privacidade da família real, causados principalmente por fotógrafos profissionais utilizando lentes teleobjetivas”, dizia o comunicado.

Turquia - O fotógrafo brasileiro Gabriel Chaim, detido em 5 de maio na cidade de Sanliurfa, quando tentava cruzar ilegalmente a fronteira entre a Síria e a Turquia, foi transportado para a capital Ancara em 8 de maio. Dois outros fotógrafos que estavam com ele, um alemão e um turco, também foram detidos. Eles foram avisados de que serão deportados, mas ainda não há detalhes sobre como será esse processo. Chaim estava documentando o conflito em Kobane, cidade síria próxima à fronteira com a Turquia. Uma fonte do Itamaraty confirmou que o ministério está em contato com Chaim e que ele se encontra sob custódia das autoridades turcas. Além da Síria, o fotografo atuou como freelancer no Iraque, no Irã, na Faixa de Gaza e no Egito. Já teve trabalhos veiculados pelo G1 e por programas da rede Globo como “Fantástico” e “Profissão Repórter”, bem como na rede americana CNN e no jornal britânico The Guardian.

Alemanha - O jornal Yuruyus, publicado pelo grupo extremista turco DHKP-C, foi proibido de circular em 6 de maio. A publicação é classificada pelas autoridades como “terrorista e de esquerda”. O governo alega ainda que o partido que publicava o jornal estava proibido no país desde 1998. As autoridades argumentam também que o veículo promove atentados suicidas como um meio indispensável à luta de classes para mudar a sociedade turca.

Equador - O presidente Rafael Correa criticou os veículos de comunicação do país que utilizaram um relatório da ONG Freedom House para negar a existência da liberdade de imprensa no país. Em sua conta no Twitter, o presidente ressaltou que os monopólios da comunicação usam o documento para dizer que a independência da imprensa não pode ser praticada. O documento informa que na América Latina, países como Venezuela, Equador, México, Honduras e Cuba são os locais nos quais não há liberdade de imprensa.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

 Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog