domingo, 17 de maio de 2015

BOLETIM 18 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Brasília (DF) - A Abril Comunicações não terá de indenizar o manifestante Maurício Mendes Diniz, que teve sua foto publicada em reportagem da revista Veja Brasília sobre o vandalismo nos protestos de junho de 2013. A decisão foi da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais. Diniz argumentou que a divulgação de sua imagem gerou muitos transtornos, pois virou alvo de piadas, sendo chamado de “bandido, criminoso, entre outros adjetivos impublicáveis”. Na ação, ele pedia que a revista o reparasse por danos morais e publicasse seu direito de resposta.

São Paulo (SP) I - O fotógrafo Gabriel Chaim, que cobria a guerra da Síria e havia sido detido na fronteira com a Turquia em 5 de maio após cruzá-la ilegalmente, chegou na manhã de 13 de maio em São Paulo (SP). Chaim foi detido com outros dois fotógrafos que o acompanhavam, um alemão e um turco. O fotógrafo disse que dividiu a cela com 40 membros do grupo radical Estado Islâmico (EI). Chaim é especializado na cobertura de conflitos. Além da Síria, atuou como freelancer no Iraque, no Irã, na Faixa de Gaza e no Egito.

São Paulo (SP) II - A 25ª Vara Federal Cível determinou que a rede Record e a Rede Mulher produzam quatro programas que contenham o direito de resposta de religiões de origem africana. O juiz Djalma Gomes concluiu que as emissoras veicularam ofensas contra as crenças afro-brasileiras. Ainda cabe recurso. A ação civil pública contra os canais foi ajuizada pelo Ministério Público Federal, o Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e da Desigualdade. Os órgãos alegam que religiões como o Candomblé e a Umbanda sofreram “constantes agressões” em programas das emissoras.

Pelo mundo
Honduras - O locutor Franklin Johan Dubón, da rádio Sulaco, foi encontrado morto em 14 de maio à beira de um barranco na cidade de Sulaco. O corpo tinha ferimentos a faca e estava coberto de pedras. A polícia investiga o caso, lembrando que Dubón tinha sido ameaçado e agredido há cerca de um mês.

Colômbia - O presidente Juan Manuel Santos anunciou medidas de proteção do Estado a 137 jornalistas ameaçados no país. O anúncio foi feito num fórum organizado pela Associação da Imprensa Comunitária e celebrado na Universidade Central de Bogotá. Em 2014, 160 profissionais de imprensa foram ameaçados ou agredidos no país.

Venezuela - Vinte e dois diretores de sites e jornais de oposição foram proibidos de sair do país pela Justiça em 12 de maio. A medida ocorre após a repercussão de relatos de supostos vínculos do presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, com o narcotráfico. A informação foi divulgada no site dos jornais El Nacional e Tal Cual, dos quais os executivos foram visados pela acusação de “difamação agravada”.

EUA - A reitora-associada da Universidade da Virgínia, Nicole Eramo, ingressou com um processo por difamação contra a revista Rolling Stone, a Wenner Media e a repórter Sabrina Rubin Erdely pela reportagem “Um Estupro no Campus”, publicada em novembro do ano passado, que denunciava um estupro coletivo no campus da instituição. A reitora pede uma indenização de US$ 7,85 milhões pelo material que alertava sobre um estupro ocorrido em 2012 na fraternidade Phi Kappa Psi. O artigo gerou grande debate acerca da violência sexual em universidades norte-americanas e Eramo acusou o veículo, o grupo de mídia responsável pela revista e a repórter de “retratarem a Universidade de Virgínia como uma instituição indiferente a estupros no campus”. 

Escócia - O jornalista Andy Coulson, ex-editor do tabloide britânico News of the World, está sendo julgado na Escócia por perjúrio. Coulson é acusado de mentir sob juramento no julgamento de 2010, quando negou desconhecer a prática de grampos ilegais de mensagens de correio de voz de celebridades, políticos, atletas e outros personagens públicos.

França - A revista satírica Charlie Hebdo foi criticada e acusada de hipocrisia depois de suspender a jornalista Zineb El Rhazoui, após ela receber ameaças de morte por seus artigos atacando o extremismo islâmico. Zineb foi chamada para uma audiência preliminar de demissão para lembrá-la de suas “obrigações” com o semanário francês pós “numerosos incidentes”. A colunista franco-marroquino acusa seus empregadores de tentar “puni-la” por ter falado sobre a nova direção da revista, quatro meses após o ataque jihadista que deixou 12 mortos. Zineb foi uma das quinze pessoas a liderar uma campanha de direitos humanos, cuja carta aberta, encaminhada aos escritores, editores e cartunistas da Charlie Hebdo, criticava os proprietários e a administração da revista no final de março.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

 Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog