segunda-feira, 27 de outubro de 2014

BOLETIM 43 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Mogi das Cruzes (SP) - O colunista social Anderson Magalhães foi demitido do jornal O Diário de Mogi por divulgar artigo polêmico. No texto publicado pela revista Actual Magazine, o jornalista pregou a segregação de nordestinos durante as eleições. Em “Desespero”, Magalhães aponta o que seria uma solução para que “Dilma e sua corja percam os seus votos na última hora”. As medidas para a derrota petista seriam: “fechar as bocas de fumo, trancar nossas ‘secretárias’ em casa’, interditar as casas de forró e proibir os porteiros de saírem de seus prédios”. No artigo, o jornalista sugere ainda que sejam cancelados todos os voos vindos do Nordeste e pede também sanções econômicas à Bahia que, para ele, só produziu “dendê, cocada e Luiz Caldas”.
Brasilia (DF) - O jornalista Leandro Fortes e a revista CartaCapital devem pagar R$ 30 mil a Renato Parente, ex-assessor do Tribunal Superior do Trabalho, citado em reportagem de 2012. Da decisão da 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF (TJ-DF) não cabe recurso. O texto abordava contratos entre a Fundação Renato Azeredo, de Minas Gerais, e órgãos públicos, como Superior Tribunal de Justiça (STJ),  Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal Superior Eleitoral (TRE). Intitulada "Parente não é serpente", a matéria diz que o ex-assessor tentou obter contrato sem licitação entre a fundação mineira e a corte onde atuava, sem sucesso, e que cometeu "fraude funcional" e foi "capataz" do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A relatora, desembargadora Fátima Rafael, avaliou que a matéria tem "conteúdo ofensivo à honra do autor e ultrapassa os limites legais e constitucionais da liberdade de expressão".
Lucas do Rio Verde (MT) - Uma equipe da TV Terra, retransmissora da RedeTV!, foi atacada e ameaçada em 21 de outubro por traficantes enquanto se dirigia ao local de uma reportagem. Três indivíduos atiraram pedaços de paus e pedras no veículo dos jornalistas, que não se feriram. A Polícia Militar foi ao local e conseguiu deter um dos agressores. Os outros dois suspeitos não foram encontrados.

Tudo pelo voto
São Paulo (SP) I - Associações de imprensa e os próprios candidatos à Presidência da República repudiaram o vandalismo e a pichação feita à sede da Editora Abril em 24 de outubro. O protesto de dezenas de militantes foi motivado pela denúncia publicada no mesmo dia pela revista Veja, acusando a candidata Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, de estarem cientes de esquema de desvio de dinheiro público na Petrobras. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Ordem dos Advogados de São Paulo, entre outras entidades, divulgaram notas.  
São Paulo (SP) II - A revista Veja não conseguiu impedir a determinação do Tribunal Superior Eleitoral e teve que veicular em seu site, em 26 de outubro, a resposta da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT). A decisão judicial decorreu da reportagem sobre o depoimento prestado pelo doleiro Alberto Youssef à Justiça Federal, em que ele afirmou que tanto a candidata quanto o ex-presidente Lula sabiam dos desvios na Petrobras para financiar campanhas eleitorais.
Campo Grande (MS) - O jornal Correio do Estado teve de conceder uma página inteira de direito de resposta em 26 de outubro ao candidato ao governo Delcídio Amaral (PT).  A página 3 do diário, onde inicia o caderno de Política, foi preenchida por seis textos da coligação de Amaral. O Correio também deu chamadas na capa para o direito de resposta logo depois da manchete.  

Pelo mundo
Mexico – O jornalista Jesús Antonio Gamboa Urías, diretor da revista Nueva Prensa  foi encontrado morto em 23 de outubro, após ter desaparecido em Sinaloa, violento estado localizado no noroeste do México. O corpo de Urias estava semienterrado e apresentava ferimentos provocados por tiros. Urías havia sido seqüestrado em 19 de outubro na saída de um bar. O profissional estava há uma década à frente da Nueva Prensa, que trata de temas relacionados à corrupção local.
Iraque - O grupo radical Estado Islâmico (EI) sequestrou cinco profissionais da TV local Semá na cidade de Mossul, no norte do Iraque. Os repórteres Ahmed e Izar Rafea foram retirados de sua casa na zona de Sumer, sul de Mossul. O cinegrafista Yaser al-Qaisi foi raptado junto com a dupla. Mais tarde, o técnico Yaser al-Hash Ahmed e o jornalista Drid Abu Shahed também passaram a integrar grupo de sequestrados.
Mianmar - O jornalista independente Aung Kiaw Naing, que fazia a cobertura sobre o conflito armado com a guerrilha da minoria étnica karen, foi executado pelo exército birmanês. O comunicador estava detido desde 30 de setembro em Kyaikmayaw, perto da fronteira com a Tailândia.
Chile - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) apontou um “acentuado retrocesso” na liberdade de imprensa no documento final da 70ª. Assembleia realizada na capital Santiago. O relatório afirma que o declínio do direito à informação se deveu principalmente ao aumento da censura indireta e pela violência praticada contra os profissionais de comunicação em pelo menos oito países do continente. Os casos mais graves foram relatados no Equador, Venezuela, Argentina e México. A SIP informa, ainda, um total de 11 mortos em seis meses e condena as centenas de atos de violência.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

 Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog