domingo, 3 de agosto de 2014

BOLETIM 31 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Rio de Janeiro (RJ) - O Sindicato dos Jornalistas do RJ realiza em 4 de agosto uma sessão plenária para discutir a violência contra profissionais da imprensa. É a quarta vez que a entidade promove um encontro com este tema. O encontro será realizado às 20h, no Auditório João Saldanha, na sede do Sindicato.
Campo Grande (MS) - O Correio do Estado deve indenizar em R$ 50 mil a juíza Elisabeth Baisch por danos morais. O processo começou em 2012, quando Elisabeth proibiu a veiculação de uma pesquisa eleitoral que ela julgou tendenciosa. De acordo com o processo, o Correio passou a taxá-la como “ditadora”, “parcial” e “ignorante”, além de acusá-la de manter ligação com partidos políticos.

Tudo pelo voto
Cuiabá (MT) - O Google Brasil e um site de notícias, por determinação da justiça eleitoral, devem retirar do ar um vídeo com uma paródia sobre o candidato a governador José Riva (PSD). O político foi alvo de uma montagem sobre o clipe da música “Beijinho no Ombro”, da cantora Valesca Popozuda. O caso foi analisado pela juíza Ana Mendes, que cita em sua decisão que o “vídeo em questão apresenta uma paródia grotesca, absolutamente incompatível com a seriedade que se espera da disputa política”.
São Paulo (SP) - A internet é, por natureza, um ambiente livre para a manifestação do pensamento. Essa é a base da decisão que liberou a veiculação da propaganda do site de vendas Bom Negócio com o deputado federal Tiririca (PR-SP) no YouTube. Em 25 de julho, o juiz auxiliar Carlos Padin, do Tribunal Regional Eleitoral, reconsiderou sua decisão anterior e negou pedido da Procuradoria Regional Eleitoral de SP para que os vídeos publicitários saíssem do ar. Apontando a existência de mecanismos legais para evitar abusos de políticos em propagandas na internet, o juiz diz ser “indevida e desnecessária a regulamentação do conteúdo relacionado à atividade eleitoral” na rede.
São Paulo (SP) – O jornal Folha de S.Paulo publicou, em 2 de agosto, o direito de resposta do candidato do PSB ao governo de PE, Paulo Câmara, sobre reportagem do jornal em que o deputado José Augusto Maia (PE) relata ter recebido oferta de propina para que seu partido, o Pros, apoiasse a chapa liderada pelo PSB no Estado. Entidades como ANJ (Associação Nacional dos Jornais), Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a ONG Transparência Brasil criticaram a decisão da Justiça Eleitoral.

Pelo mundo
Ucrânia I- A repórter polonesa Bianca Zalewska, correspondente da emissora Espreso, ficou gravemente ferida após ser atingida por um disparo na região leste do país. O centro de imprensa não especificou como a jornalista foi baleada, mas alertou que seu estado é crítico e necessita de cuidados médicos intensivos. Após prestar os primeiros socorros a Bianca, os militares ucranianos levaram a repórter ao hospital mais próximo, localizado na cidade de Starobelsk, da região de Lugansk.
Ucrânia II - O jornalista freelancer Anton Skiba, detido por separatistas pró-russos, quando trabalhava para a CNN foi libertado. Ele havia sido sequestrado em 22 de julho pelas forças da República Popular de Donetsk ao sair de um hotel na cidade.
Israel – A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) condenou, em nota oficial, o conflito na faixa de Gaza, que já vitimou mais de mil pessoas. Desde o início da operação militar, em 8 de julho, nove jornalistas já foram mortos cobrindo bombardeios na região. O últimoprofissional a perder a vida foi Muhamad Daher, do jornal palestino Al Resalah, atingido em 31 de julho por um bombardeio no bairro de Shayahie.
EUA - O canal ESPN suspendeu as atividades do jornalista esportivo Stephen A. Smith por uma semana após ele fazer comentários sobre agressões domésticas a mulheres. O repórter sugeriu que se deve certificar que elas não são responsáveis por provocar um eventual ataque. O comentário foi feito em 25 de julho durante um debate no programa “First Take” sobre a suspensão da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL, na sigla em inglês) de Ray Rice, running back do Baltimore Ravens, após acusações de agressão contra sua esposa. Depois de fazer o comentário, Smith se desculpou no ar e alegou que foi o erro mais notório de sua carreira.
Madagascar - O jornalista Solo Rajaonson denunciou a prisão de seus colegas de imprensa pelas redes sociais. Segundo ele, dois profissionais foram detidos por suspeitas de difamação ao ministro do Ministro do Transporte e da Indústria, Rivo Rakatoavo, e levados para a prisão de Antanimora, na capital Antananarivo.
Alemanha - Um artigo de opinião publicado em 27 de julho no jornal Bild am Sonntag gerou uma onda de críticas e indignação em todo o país. O texto apresenta o islamismo como um obstáculo à integração. Pela internet e no periódico, políticos e jornalistas do próprio veículo manifestaram repúdio ao comentário do vice-redator-chefe do semanário Nicolaus Fest.
Inglaterra - A promotoria britânica acusa mais dois jornalistas de terem participado do caso de escândalo de grampos no extinto tabloide News of the World, do empresário Rupert Murdoch. O ex-subeditor Neil Wallis e o ex-editor de reportagens especiais Jules Stenson foram acusados de conspiração para interceptar mensagens de voz em telefones celulares de personalidades, além de espionar pessoas próximas a elas. 
Canadá - A Associação dos Jornalistas pela Liberdade de Imprensa (CJFE) criou uma campanha de conscientização sobre a violência enfrentada por jornalistas ao redor do mundo.  Equipamentos como câmeras, gravadores, microfones e tripés foram dispostos em formato de armas de fogo, estampando a frase “Informação é Munição”. A campanha foi vencedora de um Cubo de Ouro na premiação do Clube de Diretores de Arte (ADC), entidade que promove ações publicitárias criativas em todo o mundo.
Turquia - A Federação Europeia de Jornalistas (EFJ) denunciou que profissionais dos jornais Zaman, Today's Zaman e Taraf têm sido vítimas de perseguição por parte do governo. Pelo menos oito casos recentes comprovam que as autoridades turcas — em especial o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan — ameaçam e atacam judicialmente jornalistas locais. Os “alvos” seriam profissionais com suposta ligação ao movimento religioso “Hizmet”, comandado pelo pregador islâmico Fethullah Gülen.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

 Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog