domingo, 23 de março de 2014

BOLETIM 12 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Brasilia (DF) - No 36º Congresso Nacional dos Jornalistas (CNJ) que acontece em Maceió (AL), de 2 a 6 de abril, serão homenageadas vitimas da ditadura e as atividades do Dia do Jornalista serão de protesto contra as agressões à categoria no Brasil. Com o tema central “O Jornalismo, o Jornalista e a Democracia”, o 36º CNJ contará com uma programação diversificada.
Foz do Iguaçu (PR) - O jornalista Yassine Ahmad Hijazi, do portal A Fronteira, foi ameaçado pelo prefeito Reni Pereira (PSB), durante uma entrevista em 19 de março. Quando o político foi questionado sobre a falta de popularidade de seu governo se irritou e ofendeu Hijazi com palavras de baixo calão além de ameaçá-lo. Com imagens e áudios das agressões, o jornalista ingressou com duas ações contra o prefeito. Manaus (AM) - O jornalista Francisco das Chagas de Souza, administrador das páginas no Facebook “A Crítica de Humaitá” e “Chaguinha de Humaitá”, foi intimado a remover uma série de comentários e publicações. O material tem ofensas, incitação ao ódio, injúrias e conteúdo discriminatório contra os povos indígenas da etnia Tenharim e foram publicados desde o ano passado, em meio a um clima de tensão no sul do estado após o desaparecimento de três pessoas na área da terra indígena, cortada pela rodovia Transamazônica (BR-230). Foi fixada multa diária de R$ 800 caso os trechos não sejam retirados do ar. No mérito, a ação pede que o usuário indenize a comunidade indígena em R$ 100 mil, por dano moral coletivo.

Pelo mundo
Afeganistão – O jornalista Sardar Ahmad, da AFP, sua esposa e dois de seus três filhos morreram quando os talibãs atacaram um hotel na capital Cabul, deixando outros cinco mortos, entre eles um diplomata paraguaio. O filho caçula de Ahmad está gravemente ferido.
Venezuela - Funcionários do canal venezuelano Cadena Capriles protestaram contra a censura do trabalho investigativo da jornalista Laura Weffer sobre protestos que ocorrem há mais de um mês no país. Em 17 de março, um dia depois de a matéria ter sido censurada, a chefe de investigação, Tamoa Calzadilla, pediu demissão. A matéria de Weffer, publicada pelo Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa, é uma crônica dos protestos ocorridos na praça Altamira, no município de Chacao.
Barbados - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) pediu às autoridades que retirem as acusações criminais contra três funcionários do jornal The Nation, acusados de descumprir a Lei de Proteção à Criança do país por publicar uma fotografia indecente de menores. Em 26 de outubro de 2013, o jornal publicou uma reportagem intitulada “Escena de Sexo” (“Cena de Sexo”) com uma fotografia de duas crianças de 14 anos em ato sexual dentro da sala de aula em uma escola de ensino médio. Embora os rostos dos menores tenham sido cobertos, a polícia de Barbados decidiu entrar com um processo criminal contra a diretora do jornal, Vivian -Anne Gittens, o editor-chefe Roy Morris, e o jornalista Sanka Price, que escreveu a matéria. Ucrânia - Deputados do partido nacionalista Svoboda, que integra o governo de transição, enfrentaram protestos em 19 de março, após agredirem o chefe da TV pública, Olexandre Panteleimonov, obrigado pelos políticos a renunciar ao cargo. A promotoria-geral anunciou a abertura de uma investigação para apurar os fatos.
EUA - O Tribunal Superior de Los Angeles decidiu que o rapper Kanye West ficará em liberdade condicional por dois anos e deve fazer serviço comunitário e sessões de terapia por agredir um fotógrafo. A discussão entre West e o repórter fotográfico Daniel Ramos aconteceu no lado de fora do Aeroporto Internacional de Los Angeles. Em vídeo disponibilizado pelo site de notícias de celebridades TMZ, o rapper ataca o profissional.
Egito - A Justiça condenou em 17 de março a jornalista Samah Ibrahim, do jornal muçulmano Libertad y Justicia, a um ano de prisão sob a acusação de “tentar criar obstáculos em referendo constitucional” no início do ano. Samah foi presa junto com outras nove pessoas enquanto cobria uma manifestação de apoiadores do ex-presidente Mohamed Mursi, contra o referendo realizado em 14 de janeiro.
México I - A conta oficial no Twitter do estado de Tabasco publicou em 16 de março uma ameaça ao jornalista Felipe Eladio, que afirmou em seu blog possuir provas de corrupção dentro do governo. A mensagem dizia em primeira pessoa: “em breve irei extrair informações de Felipe e de suas contas bancárias com dinheiro não declarado”. Logo em seguida, o tuíte foi apagado e novas postagens afirmavam que o perfil havia sido invadido. “O Governo de Tabasco se exime da mensagem e do mau uso que foi feito da conta. Reiteramos nosso respeito ao livre exercício jornalístico”, foi publicado.
México II - Uma missão conjunta de várias organizações dedicadas à liberdade de imprensa divulgou em 19 de março o resultados de uma recente investigação no estado de Veracruz sobre o assassinato do jornalista Gregorio Jiménez de la Cruz. Depois de conversar com cerca de 60 colegas, chefes, amigos e familiares de Jiménez, o grupo concluiu que o repórter dos jornais Nortisur e Liberal del Sur foi morto por causa de seu trabalho jornalístico. A missão incluiu representantes da Rede de Periodistas de a Pie, Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e Casa de los Derechos de Periodistas.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog