segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

BOLETIM 5 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
São Luiz (MA) - A procuradora-geral de Justiça, Regina Rocha, designou os três promotores que atuarão nos julgamentos dos denunciados pela morte do jornalista Décio Sá marcados para 3 a 5 de fevereiro. Os primeiros a serem julgados são os executores do crime, Marcos Bruno Silva de Oliveira,  apontado como piloto de fuga do assassino, e o próprio autor confesso do homicídio, o pistoleiro paraense Jhonatan de Sousa Silva.
Belo Horizonte (MG) - A Sempre Editora e o cartunista Eduardo Evangelista, o Duke, devem indenizar em R$ 15 mil o árbitro Ricardo Marques Ribeiro pela publicação de uma charge que o critica. O jornal Super publicou uma charge que satirizou a atuação do juiz  no jogo de futebol entre Cruzeiro e Ipatinga, pelo Campeonato Mineiro de 2010.

Pelo mundo
Paraguai – O correspondente Alberto Núñez, do jornal La Nación, foi sequestrado e torturado por um grupo de campesinos no povoado de Capiibary, no departamento central de San Pedro. Ele estava na região para cobrir uma disputa de terras em uma fazenda de cinco mil hectares em Panambí, que foi invadida há um ano e meio por aproximadamente 400 campesinos que se dizem “sem terras”.
Colômbia – O fotógrafo espanhol Borja Lázaro está desaparecido desde o início de janeiro, quando se encontrava nas proximidades de La Guajira, realizando um trabalho sobre a cultura indígena.  A região é dominada pelos traficantes de drogas, onde operam os “Bacrim”, grupos criminosos armados do movimento paramilitar, que atuam com o apoio, e “até mesmo a cumplicidade” de algumas autoridades locais.
Egito - Diversas organizações de defesa dos Direitos Humanos denunciaram o julgamento dos 20 jornalistas do canal Al-Jazeera, acusados de divulgarem notícias “falsas” para servir aos interesses da Irmandade Muçulmana. A emissora com sede no Catar, país que condena a destituição e prisão do presidente islâmico Mohamed Mursi, rejeitou as “acusações tolas e sem fundamentos” contra seus funcionários.
...............................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog