domingo, 16 de fevereiro de 2014

BOLETIM 7 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Rio de Janeiro (RJ) I - O delegado Maurício Luciano, titular da 17ª Delegacia de Polícia, responsável pelas investigações sobre a morte do cinegrafista Santiago Andrade, da rede Bandeirantes, concluiu em 14 de fevereiro o inquérito. O delegado indiciou os jovens Fábio Raposo e Caio Silva de Souza por homicídio com dolo eventual. Luciano entregou o inquérito, com 175 páginas, à promotora Vera Regina de Almeida, da 8ª Promotoria de Investigação Penal que tem cinco dias úteis para oferecer a denúncia à Justiça ou pedir novas diligências ao delegado. “No dolo eventual não se tem intenção direta de matar, mas se assume o risco de produzir isso”, explicou o titular da 17ª DP.
Miguel Pereira (RJ) II - O jornalista Pedro Palma, proprietário do jornal Panorama Regional, foi assassinado a tiros na noite de 13 de fevereiro. O profissional foi atingido por três disparos em frente a sua residência e morreu na hora. A PM revelou que os disparos foram feitos por uma dupla que passou em uma moto, mas até o momento não há informações sobre a identidade dos criminosos. Palma utilizava o jornal e as redes sociais para denunciar “coisas equivocadas” da política do município com aproximadamente 25 mil habitantes, localizado a 100 km do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro (RJ) III - A Editora Abril deve indenizar a atriz Ísis Valverde em R$ 40 mil por ter publicado em março de 2007 uma foto dela com os seios à mostra, na revista Playboy. Isis já havia ganho em primeira instância, mas a revista recorreu. A ação reclamava da publicação que estampou imagens da atriz em uma gravação da novela “Paraíso Tropical”, exibida pela rede Globo, com a legenda “Isis Valverde, no Rio, dá adeusinho e deixa escapar o cartão de boas-vindas”. A atriz foi flagrada por um paparazzo quando ficou parcialmente nua durante uma gravação externa, nos Arcos da Lapa. Além do uso indevido da imagem, o processo criticou o uso de texto difamatório na fotografia e que a “imagem veiculada traduz comentários de cunho malicioso e indecoroso que não possuem relação com as atividades da atriz”.
Porto Velho (RO) - O repórter Cleidson Silva, do programa “Comando Policial”, da TV Allamanda, afiliada do SBT, foi agredido por um tenente do Comando de Operações Especiais (COE), enquanto cobria um confronto entre policiais e populares que participavam do bloco Zona Sul, na noite de 10 de fevereiro. Policiais militares lançaram bombas de efeito moral na direção dos grupos que permaneceram no desfile, localizado na avenida Jatuarana. Após a ação, algumas pessoas revidaram com pedras e paus. As imagens capturadas por Silva apenas mostram o momento em que o tenente tomou sua câmera. No entanto, a Corregedoria da PM relatou que o policial agrediu o repórter com pelo menos três socos na região da costela, além de dar um chute em sua perna e ofendê-lo verbalmente. A agressão apenas cessou quando outro policial reconheceu Silva e pediu que o colega parasse.

Pelo mundo
França - A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou em 11 de fevereiro seu relatório anual sobre liberdade de imprensa no mundo. O índice mostra a classificação de 180 países no quesito da livre circulação da informação. O ranking é desenvolvido levando em conta aspectos como o nível de violência, a amplitude do pluralismo, a independência da mídia, o ambiente de trabalho e a autocensura, o enquadramento legal, a transparência e a infraestrutura de cada país. O relatório deste ano chama a atenção para os conflitos armados em diversos países do Oriente Médio e da Ásia, onde a liberdade de imprensa é ameaçada. No topo da lista estão Finlândia, Holanda e Noruega como os melhores países para se exercer a profissão de jornalista. Na outra ponta, estão Turcomenistão, Coreia do Norte e Eritreia. O Brasil está na 111ª. posição. A Síria, um dos países mais perigosos do mundo para jornalistas, está na 177ª posição, muito próximo dos últimos colocados.
México - O corpo do repórter Gregório Jiménez de la Cruz, dos diários Notisur e Liberal del Sur, sequestrado por um grupo armado em 5 de fevereiro, foi encontrado em 11 de fevereiro, pelas autoridades de Veracruz. Quatro pessoas envolvidas no crime foram presas. O corpo do jornalista estava submerso em um poço com dois outros corpos na cidade de Las Choapas. A esposa de Jiménez de la Cruz, Carmela Hernandez, já havia informado que o marido foi capturado por pessoas da comunidade com quem teria tido problemas ao publicar uma nota sobre um vizinho que era proprietário de um bar.
Líbia - A sede da TV Al-Aseema, emissora privada, foi atingida por disparos de lança-foguetes na madrugada de 11 de fevereiro, na capital Trípoli. Apenas um guarda teria ficado levemente ferido, segundo os primeiros relatos. Três disparos de um RPG (lança-granadas-foguete, na sigla em inglês) foram efetuados em direção ao prédio da emissora. Conhecida por ser anti-islamita e próxima da mídia liberal, o canal de TV já foi alvo de um ataque em março de 2013.
Turquia - A repórter Husna Sari, da emissora Ulusal, foi derrubada por jato de água disparado por policiais contra manifestantes na capital Ancara. A profissional não sofreu ferimentos, porém, a atuação da polícia foi criticada nas redes sociais.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog