segunda-feira, 4 de novembro de 2013

BOLETIM 45 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Mari (PB) - A Rádio Araçá FM e o Portal Expresso PB têm sido ameaçados pelo prefeito Marco Martins (PSB), por denunciar irregularidades como a compra exagerada de materiais, alugueis com valores acima do mercado e doações descontroladas. A emissora sofre diversas ações judiciais de um grupo ligado ao prefeito. Já o portal recebe ataques difamatórios nas redes sociais e na imprensa. Martins já teria, inclusive, tentando, sem sucesso, protocolar uma representação em Brasília (DF) para tirar a emissora do ar.
São Paulo (SP) I - A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) apurou 102 casos de agressões a profissionais de imprensa durante as manifestações ocorridas desde junho deste ano.  De acordo com a entidade, manifestantes foram responsáveis por 25 episódios de hostilidade. Os outros 77 casos — 75,5% do total —, foram causadas policiais ou agentes da Força Nacional. Em 28 de outubro, a entidade participou de coletiva no Sindicato dos Jornalistas de SP sobre a violência nas manifestações. Diversos profissionais agredidos também participaram. Entre eles, Sérgio Silva que perdeu a visão de um dos olhos em razão de um disparo de bala de borracha, e Yan Boechat, agredido com golpes de cassetetes.
São Paulo (SP) II - O Tribunal de Justiça (TJ-SP) manteve a condenação por danos morais do apresentador José Luiz Datena, da rede Bandeirantes, em razão de reportagem considerada sensacionalista. Na matéria, o jornalista teria acusado Moisés da Cruz de ser bandido. O ministro responsável pelo caso não fixou valor da indenização. Sem provas concretas apresentadas, a reportagem veiculada pelo jornalista foi considerada pelo ministro Luis Salomão um “típico exemplo de mau jornalismo, que, afastando-se de sua missão institucional de informação e desvirtuando suas finalidades, descamba para o sensacionalismo, sendo exercido, assim, com o único propósito de aumentar a audiência, elevar os lucros da empresa e, no caso vertente – pior – para resolver assuntos de natureza pessoal”. O TJ-SP acrescentou que o apresentador exerceu de forma abusiva a liberdade de informação jornalística.

Pelo mundo
Mali - Os jornalistas franceses Ghislaine Dupont e Claude Verlon, da Radio France Internationale (RFI), foram sequestrados em 2 de novembro por homens armados em frente à residência de um representante do grupo separatista tuaregue PMNLA, a quem haviam entrevistado pouco antes. Os corpos de ambos, com ferimentos a bala, foram encontrados menos de duas horas depois por uma patrulha francesa informada do rapto. O crime ocorreu a cerca de 12 km a leste de Kidal.  
Siria I – O correspondente Muhammad Syed, da TV árabe Al-Arabiya, morreu em 30 de outubro durante cobertura dos conflitos na província de Aleppo, norte da Síria. Os detalhes do incidente e os motivos da morte ainda não foram divulgados. Originário de Aleppo, Syed também trabalhou para vários veículos de comunicação, produzindo notícias e vídeos sobre os acontecimentos na província e a guerra civil no país.
Argentina - O governo iniciou o processo de divisão do Grupo Clarín, em cumprimento da nova Lei de Mídia no país. No entanto, deixou aberta a possibilidade de que a própria empresa apresente uma proposta sobre os ativos que estaria disposta a vender. A Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual (Afsca), agência reguladora do setor, recebeu a autorização para implantar a medida após a Corte Suprema de Justiça declarar a constitucionalidade da Lei dos Meios, que impõe limite ao número de concessões de canais de TV.
China - O órgão regulador da imprensa na província de Cantão determinou que o diário Modern Express seja reformulado por ter publicado “numerosas informações incorretas” sobre uma empresa do país. O jornalista Chen Yongzhou foi preso após publicar matérias consideradas difamatórias sobre a empresa Zoomlion, com sede na província de Hunan.
Síria II - O ministério das Relações Exteriores da Polônia anunciou a libertação do fotógrafo Marcin Suder, que havia sido sequestrado em julho, na província de Idleb, noroeste da Síria, durante um ataque ao centro de imprensa da região.
Inglaterra - A rainha Elizabeth II sancionou em 30 de outubro um sistema de regulação da mídia, apoiada pelos três principais partidos políticos britânicos. A medida sujeita revistas e jornais a um órgão de fiscalização do governo, torna mais fácil para os cidadãos que se sintam atingidos pela imprensa terem suas queixas ouvidas e permite a aplicação de multas aos meios de comunicação.
Somália – As sedes das rádios Shabelle e SkyFM foram invadidas e desativadas por agentes de segurança em 26 de outubro. Os equipamentos de transmissão foram confiscados e alguns profissionais foram agredidos e presos. A União Nacional de Jornalistas Somalis informou que a operação em Mogadishu está ligada às matérias transmitidas pelas emissoras da Shabelle Media Network, sobre acusações de corrupção no governo. A polícia alegou que segue ordem de despejo após a rede não abandonar o prédio, que pertence ao governo. O local também servia de residência para os jornalistas.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.
Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog