segunda-feira, 18 de novembro de 2013

BOLETIM 47 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Brasília (DF) I - Os representantes da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divergiram sobre a necessidade de uma lei específica para o direito de resposta, em audiência da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, ocorrida em 12 de novembro. A audiência foi realizada para discutir a censura ao trabalho jornalístico por meio de decisões judiciais, a chamada judicialização da censura. E um dos temas em destaque no debate foi justamente o direito de resposta, que estava previsto na Lei de Imprensa, revogada em abril de 2009 pelo Supremo Tribunal Federal. Contudo, os crimes de calúnia, injúria e difamação foram mantidos no texto da proposta de reforma do Código Penal, em análise no Senado Federal. O diretor do Comitê Jurídico da ANJ, Alexandre Jobim, lembrou que outras propostas em tramitação no Congresso também preveem o direito de resposta. Segundo ele, a previsão em lei do dispositivo é desnecessária porque pode remeter à censura prévia, o que é incompatível com a Constituição de 1988. Já o presidente da AMB, Henrique Calandra, defendeu uma lei para o direito de resposta porque, segundo ressaltou, "a liberdade de expressão termina quando começa o direito do vizinho”.
Brasília (DF) II – O Grupo Estadão não precisa indenizar o juiz José Isaac Birer, de São Paulo, em razão de matéria publicada no extinto Jornal da Tarde sobre processo que apurava suposto envolvimento do magistrado com o narcotráfico. A reportagem abordava as ações de investigação decorrentes da CPI do Narcotráfico, instalada pela Câmara Federal em 1999 e contra o magistrado pesavam acusações de envolvimento com o narcotráfico e favorecimento a traficantes. Em 2000, houve processo administrativo contra o juiz, que foi colocado em disponibilidade. A matéria divulgou que ele “foi excluído do quadro de magistrados em exercício no Estado de SP” e “afastado definitivamente do cargo em decorrência do resultado de processo administrativo instaurado contra ele”. Para o juiz Birer, como autor da ação, os erros cometidos na reportagem "foram graves" porque ele não foi excluído definitivamente da magistratura, mas apenas colocado em disponibilidade, por decisão administrativa não definitiva, cujo fundamento não tinha qualquer vínculo com as supostas acusações de envolvimento com narcotraficantes. Alegou ainda que esse envolvimento nunca foi comprovado. A sentença entendeu que a reportagem encontrava-se dentro dos limites do direito à informação e não tinha caráter abusivo.
Fortaleza (CE) - Um fotógrafo cearense acusa o jogador Neymar, hoje no Barcelona, da Espanha, de ter utilizado indevidamente uma imagem de sua autoria. O profissional pede o ressarcimento material pelo uso da foto, no valor de R$ 1.500; a retirada da imagem do site; a publicação da obra em um veículo de grande circulação atribuindo-lhe os créditos; e indenização por danos morais, em valor a ser estipulado pelo juiz.
Pelo mundo
França - A revista Minute será investigada pela promotoria de Paris após comparar a ministra da Justiça, Christiane Taubira, com um macaco. Christiane, que tem enfrentado a direita francesa após levar a votação da lei sobre o casamento gay ao Parlamento, foi alvo de insultos racistas nas últimas semanas. Em sua capa, a Minute escreveu: "Maligna como um macaco, Taubira recupera a banana". A manchete da revista, considerada de direita, provocou uma onda de indignação na França.
EUA I – A repórter Jana Winter, da Fox News, corre o risco de ir para a prisão por não revelar as fontes de suas reportagens sobre o massacre em Aurora (Colorado) ocorrido em 2012. No episódio, o atirador James Holmes, usando uma máscara de gás, abriu fogo durante uma sessão do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. Ela revelou em primeira mão que Holmes tinha enviado um caderno para seu psiquiatra, com detalhes do ataque que deixou 12 mortos e dezenas de feridos em uma sala de cinema. A jornalista, que tem protegido suas fontes, pode enfrentar prisão no Colorado, caso se recuse a divulgar o nome de seu colaborador.
EUA II - Bert Fields, advogado do ator Tom Cruise, foi denunciado por intimidar jornalistas na tentativa de impedir a publicação de matérias no The Hollywood Reporter e The New Yorker. Os documentos comprovando estas atitudes foram tornados públicos pelo portal de celebridades RadarOnline.
Venezuela - O jornalista Jim Wyss, do jornal The Miami Herald, foi libertado na tarde de 9 de novembro, após ser detido em San Cristóbal, no estado de Táchira, e encaminhado para a Direção Geral de Inteligência Militar (DGIM), em Caracas. Após ficar cerca de 48 horas detido, o repórter foi entregue por agentes a funcionários da Embaixada dos EUA na Venezuela, que confirmaram que Wyss está bem e sem sinais de agressões. No dia seguinte, o correspondente chegou ao aeroporto Internacional de Miami procedente de Caracas em um voo da American Airlines. O jornalista, que realizava uma série de reportagens sobre a escassez de produtos e as próximas eleições, foi detido por policiais próximo à fronteira com a Colômbia quando se aproximou de membros da Guarda Nacional para solicitar uma entrevista. As autoridades alegaram que Wyss foi posto sob custódia por não apresentar autorização para exercer seu trabalho.
Argentina – O fotógrafo Diego Pesoa, do site FarandulaShow, tentava fazer imagens de Justin Bieber, em frente à boate Jet Lounge, em Buenos Aires, quando foi agredido por seguranças do cantor canadense. O profissional relatou o incidente e mostrou os ferimentos em seu corpo no site do veículo em que trabalha. Os guarda-costas estão proibidos de deixar a Argentina até ser esclarecido o caso.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.
Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog