segunda-feira, 28 de outubro de 2013

BOLETIM 44 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO

Notas do Brasil
Rio de Janeiro (RJ) – A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) denuncia que pelo menos 96 jornalistas foram agredidos em todo o País, desde junho, quando iniciou a onda de protestos. A polícia militar esteve envolvida em 74% das ocorrências, segundo a entidade que condenou todos os atos de violência contra jornalistas, sejam praticados por manifestantes ou por policiais.
Cuiabá (MT) – O ex-policial e contraventor João Arcanjo Ribeiro foi condenado a 19 anos de prisão pela morte do empresário Domingos Sávio Brandão de Lima Filho Jr., dono do jornal Folha do Estado, ocorrida em 30 de setembro de 2002. O Ministério Público Federal declarou à época que Sávio Brandão publicava em seu jornal diversas reportagens denunciando a organização criminosa comandada pelo réu, que nega a acusação.
Aracaju (SE) - O jornalista Cristian Góes teve mantida no Tribunal de Justiça a pena de sete meses e 16 dias de prisão por injúria, convertida em prestação de serviços assistenciais. O processo criminal é movido pelo desembargador Edson Ulisses, vice-presidente do órgão, que se sentiu ofendido por artigo ficcional. Intitulado de “Eu, o coronel em mim”, o texto ficcional escrito por Góes em maio de 2012 é uma confissão em primeira pessoa, em que o personagem imaginário se vê obrigado a lidar com questões democráticas. Apesar de não citar nenhum nome, sobrenome, local e data, o desembargador considerou-se pessoalmente ofendido pela expressão “jagunço das leis”.
Maceió (AL) - O jornal Gazeta de Alagoas foi acionado na Justiça pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) por alegado uso político.  O governador afirmou que o jornal pertencente ao senador Fernando Collor de Mello “altera o conteúdo das informações, distorcendo-as para dar suporte a um noticiário direcionado e publicado para induzir a opinião pública contra o Governo do Estado”. 
Brasília (DF) - O jornalista Juca Kfouri foi absolvido da proibição de citar o deputado estadual Fernando Capez (PSDB) em seus textos. Ao analisar o pedido do parlamentar na primeira instância, o juiz concedeu tutela inibitória para condenar o jornalista a não ofender Capez, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil a cada nova ofensa. No entanto, o Tribunal de Justiça acatou a apelação de Kfouri para anular a obrigação de não ofender, motivando o recurso do deputado ao STJ.  Para o parlamentar, que é procurador de Justiça licenciado, sua honra e imagem foi ofendida por Kfouri em matérias e, principalmente, em artigos publicados em blog.

Pelo mundo
EUA - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) revela que o primeiro semestre de 2013 foi o pior para o trabalho dos jornalistas nas Américas nos últimos cinco anos. O assassinato de profissionais e as diversas medidas de restrição ao acesso à informação na região são alguns dos motivos para o quadro denunciado ao final da 69ª Assembleia Geral da entidade, realizada em Denver. O uruguaio Claudio Paolillo, que preside a Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, manifestou preocupação com o avanço da violência nos últimos seis meses, quando foram assassinados 14 jornalistas na América Latina. Além desses casos, outros 17 registros de assassinatos de jornalistas permanecem sem solução, especialmente no México e na Colômbia.
China - O jornal Xin Kuai Bao publicou em ideogramas garrafais na primeira página o pedido “Por favor, libertem-no”, em defesa do repórter Chen Yongzhou, detido pela polícia após publicar reportagens críticas sobre uma empresa estatal. Foi um caso raro de protesto público, em um país onde não há imprensa independente e o governo tem apertado o cerco à liberdade de expressão, com uma série de prisões recentes de advogados e blogueiros. Yongzhou foi preso por denunciar fraudes cometidas pela empresa Zoomlion, da cidade de Changsha, na província vizinha de Hunan.
Colômbia - A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF)​ apelou às autoridades para garantirem a segurança dos jornalistas Ariel Ávila, Claudia López, Gonzalo Guillén e León Valencia, ameaçados pelo governador de La Guajira, Juan Francisco Gómez. O político foi detido  por alegadamente ter participado em três homicídios e ter ligações com organizações criminosas. Os três repórteres e López denunciaram as supostas ligações entre o governador e o grupo criminoso liderado pelo traficante Marcos Figueroa.
Serra Leoa - O jornalista Jonathan Leigh, editor do jornal Independent Observer, foi preso após publicar um artigo comparando o presidente Ernest Bai Koroma a um rato. Ele foi detido com um empregado do jornal, por violar uma lei pública por difamação. No entanto, nenhum dos dois ainda foi acusado formalmente. No texto, o jornalista falava sobre um suposto atrito entre Koroma e o vice-presidente, Sam Sumana e dizia que o presidente “é considerado um elefante, mas se comporta como um rato e deveria ser tratado como um”.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog