segunda-feira, 23 de setembro de 2013

BOLETIM 39 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Brasília (DF) – O Senado aprovou em 18 de setembro o projeto de lei do senador Roberto Requião (PMDB-PR) que regulamenta o direito de resposta ou retificação por matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social. No entanto, o texto não garante resposta a comentários de leitores feitos em sites de imprensa, mas o ofendido terá o direito de divulgação de resposta gratuita e proporcional à matéria ofensiva. Caso ocorra retratação espontânea do veículo, o direito de resposta é interrompido, porém permanece a possibilidade de ação de reparação por dano moral. A retratação espontânea também deve ser proporcional ao agravo e, se o ofendido não se sentir atendido, vai poder entrar com contestação na Justiça. O direito de resposta deve ser feito em até 60 dias, contados da data de cada divulgação da matéria, por meio de correspondência, com aviso de recebimento, encaminhada ao veículo. Para a publicação ou transmissão continuada da matéria ofensiva, o prazo será contado da data de início do agravo. O projeto (PLS 141/2011) segue para votação na Câmara dos Deputados,
São Paulo (SP) – A ONG Artigo 19 promove em 26 de setembro o seminário “Velhos e Novos desafios para a Liberdade de Expressão”, no Memorial da América Latina. Confrontando antigos problemas como censura e violência contra comunicadores com novos desafios da era digital, o evento busca, segundo a entidade, promover o debate sobre a importância da garantia da liberdade de expressão no Brasil e na América Latina. O evento vai contar com a presença de palestrantes brasileiros, do Equador, México, Chile e Argentina.
Rio de Janeiro (RJ) - A TelexFREE processou a Rede Globo por não ter tido direito de resposta a uma matéria sobre pirâmides financeiras exibida no “Mais Você”, programa de Ana Maria Braga. Advogados da empresa enviaram à emissora uma petição para que o assunto possa ser explicado no programa. O grupo alega que as informações passadas são falsas e sem fundamento, queixando-se que a imagem da empresa foi seriamente abalada e que a Globo deve prezar pela ética e imparcialidade.

Pelo mundo
Colômbia - A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) emitiu em 20 de setembro um comunicado condenando o assassinato do advogado e jornalista Edison Alberto Molina, baleado no dia 11 de setembro, após sair da estação Puerto Berrio Stereo. A entidade informou que Molina vinha recebendo ameaças de morte nos últimos meses e é o terceiro jornalista assassinado na Colômbia em 2013. Em seu programa de rádio, o advogado denunciava a corrupção no governo local. Molina foi baleado com sua esposa, quando ambos voltaram para casa em uma moto. A mulher sofreu apenas ferimentos leves.
Marrocos – As ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e Human Rights Watch (HRW) pediram em 19 de setembro que o editor do portal Lakome, Ali Anouzla, detido em 17 de setembro após o veículo divulgar um vídeo da Al Qaeda, seja libertado. A polícia judicial também confiscou oito computadores e interrogou jornalistas do Lakome. O editor foi detido em sua casa, teve seu laptop confiscado e atualmente se encontra na sede da Brigada Nacional da Polícia Judicial de Casablanca, na divisão antiterrorista.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog