segunda-feira, 1 de julho de 2013

BOLETIM 27 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO

Notas do Brasil

Rio de Janeiro (RJ) - A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou em nota a violência contra jornalistas durante as manifestações que ocorrem em todo o país. Na nota, a entidade divulga dados com reúnem informações de sindicatos, redações e da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que mostram, pelo menos, 53 casos de violação contra 52 jornalistas, sendo 34 delas por parte da polícia, seis casos de prisão, 12 por parte de manifestantes e uma agressão não pode ser identificada. Em Porto Alegre, em 24 de junho, uma equipe da TV Pampa foi ameaçada e teve o material roubado enquanto cobriam mais um protesto.

Brasília (DF) - A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República publicou uma resolução recomendando proteção especial aos profissionais de imprensa. O texto dá diretrizes sobre o uso de armas não letais em protestos e reintegrações de posse. As agressões a jornalistas vêm “impedindo a imprensa de mostrar a repressão desmedida aplicada pela polícia aos protestos”, segundo o órgão. A resolução proíbe que profissionais de imprensa sejam impedidos de realizar seu trabalho ou sofram qualquer tipo de agressão.

São Paulo (SP) - O fotógrafo Nelson Antoine, da agência Associated Press, ficou ferido durante a reintegração de posse de um terreno na zona leste da capital paulista na manhã de 27 de junho. Antoine foi atingido por estilhaços de uma bomba de efeito moral atirada pela Polícia Militar para dispersar os manifestantes.

Anápolis (GO) - A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou nota de protesto contra uma decisão judicial que determinou ao portal G1 a retirada do ar de matéria veiculada em 24 de maio. A reportagem informava a detenção de um advogado que se recusou a pagar conta de motel e danificou o estabelecimento..

Pelo mundo
Honduras - Autoridades dizem estar à procura do apresentador Aníbal Barrow, de uma TV popular no país, que foi levado por homens armados quando dirigia seu caminhão. Barrow teria sido raptado na noite de 23 de junho, junto com três familiares que mais tarde foram libertados ilesos. O caminhão do jornalista foi encontrado abandonado com um buraco de bala e vestígios de sangue.

Equador - A Lei de Comunicação passou a vigorar em 25 de junho, com a publicação no Registro Oficial - o livro de leis do Estado. Aprovada pela Assembléia Nacional e ratificada pelo presidente Rafael Correa, a legislação vem sendo classificada pela oposição como uma “mordaça” e criticada por entidades, como a União Nacional de Jornalistas (UNP), a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e a Human Rights Watch (HRW). Um dos pontos negativos destacados por grupos contrários à lei de imprensa é o referente à construção da figura do chamado “linchamento midiático”, que pode ser empregado para impedir a publicação reiterada de informações com o fim de desprestigiar ou reduzir a credibilidade pública de pessoas físicas e jurídicas.

Jamaica - O Índex de Liberdade de Imprensa 2013 da ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) aponta a Jamaica na liderança em liberdade de imprensa entre os países americanos. O país está no 13º. lugar entre os 179 analisados para o relatório deste ano, produzido pela RSF. O índex mede o grau de liberdade que jornalistas, organizações de notícias e cidadãos com acesso à internet têm em seus países.

................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.  

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog