segunda-feira, 27 de maio de 2013

BOLETIM 22 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil

Brasília (DF) – O jornal O Estado de S. Paulo continua sem poder publicar notícias sobre operação da Polícia Federal que envolve a família Sarney, por decisão dos desembargadores do DF em 22 de maio. Em 2009, o desembargador Dácio Vieira acatou o pedido do empresário Fernando Sarney - filho do senador José Sarney - de impedir o jornal de noticiar sobre a Operação Boi Barrica, na qual era investigado.

São Paulo (SP) I - A Editora Três foi condenada a pagar R$ 200 mil de indenização por danos morais a Suzane Von Richthofen, presa por participar da morte dos pais. No entendimento do Tribunal de Justiça (SP), a revista IstoÉ ofendeu Suzane ao publicar a reportagem intitulada “Feliz Aniversário Suzane” onde dizia que ela recebeu regalias na prisão ao receber um bolo no dia de seu aniversário.

São Paulo (SP) II - A TV Record deve pagar R$ 30 mil à mãe do corintiano Flávio La Selva, fundador da torcida organizada Gaviões da Fiel, por declarações do apresentador Milton Neves durante o programa Debate Bola. Depois de tecer vários comentários elogiosos a La Selva, durante um programa em maio de 2005, Neves disse que ele morrera de Aids.

Indaiatuba (SP) – O jornal Folha de S.Paulo deve retirar imediatamente uma coluna de José Simão de qualquer forma de veiculação eletrônica, por determinação da juíza Camila Opdebeeck, da 3ª Vara Cível. O texto publicado no caderno “Ilustrada”, em 22 de agosto de 2012, foi considerado “ofensivo” à moral e ao “bom nome” da ex-candidata a vereadora Alzira Bassani (PPS). No texto, Simão brinca com o nome usado por Bassani na campanha - Alzira Kibe Sfiha.

 

Pelo mundo

EUA - A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), preocupada com a situação da imprensa e a segurança dos jornalistas na América Central, está percorrendo a região, onde tem se encontrado com diferentes setores para avaliar o cenário e propor medidas. Dana Ziyahesva, conselheira de comunicação e informação da Unesco para o México e América Central, estuda o caso de Honduras e El Salvador para propor projetos em escala regional que possam ser desenvolvidos. Segundo a funcionária, Honduras é o país com mais casos de violações contra a liberdade de imprensa, mas El Salvador precisa de políticas de apoio nessa questão para que “os jornalistas desenvolvam mais habilidades em jornalismo investigativo e não tenham medo de descobrir casos de corrupção sem correr perigos”.

Uruguai - O governo enviou ao Parlamento em 22 de maio, o projeto de Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual - conhecido como Lei de Meios, cujo objetivo é estabelecer “regras claras que permitam gerar um sistema de meios audiovisuais harmônico, com uma competência equilibrada e justa entre os operadores”. Com 13 capítulos e 183 artigos, o projeto pretende atualizar a legislação sobre o espectro audiovisual do Uruguai. Entre outras mudanças, o texto estabelece que uma empresa só poderá possuir no máximo três veículos audiovisuais e apenas uma frequência de rádio por banda (AM ou FM), e também proíbe o oferecimento de serviços de telefonia por empresas audiovisuais. Os titulares de emissoras de TV também não poderão possuir mais de seis licenças em todo território uruguaio - e no máximo três na capital Montevidéu. Outro ponto importante do projeto diz respeito à produção nacional. Se for aprovado, o texto estabelece que ao menos 60% da programação de cada veículo deverá ser de produção ou coprodução nacional - sem contar publicidade e a autopromoção. E, dessa programação nacional, 30% deverá ser realizada por produtores independentes.

................................

A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog