domingo, 12 de maio de 2013

BOLETIM 20 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Porto Alegre (RS) - A proposta de projeto de lei que cria o Conselho Estadual de Comunicação Social deve ser encaminhada em breve à Assembleia Legislativa do RS. A Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) do governo do estado informa que o documento já cumpriu todos os trâmites necessários. O texto passou pelo crivo do governador Tarso Genro que incluiu um item na proposta formulada pelo Grupo de Trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). O Conselho terá como objetivo promover o debate sobre o papel da comunicação e atuar pelo interesse da sociedade em relação a políticas públicas voltadas ao setor e em defesa de sua democratização, segundo o governo.

Rio de Janeiro (RJ) I - A Rede Bandeirantes, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deve indenizar a apresentadora Maria da Graça Meneghel, a Xuxa, em R$ 1,1 milhão pela exibição não autorizada de fotos. As imagens, feitas originalmente para publicação em revista masculina, foram exibidas em programa da TV.

 Brasília (DF) I - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o projeto de lei que pretende disciplinar o direito de resposta a quem se sentir ofendido por matéria divulgada em veículos de comunicação. O texto garante que as empresas jornalísticas possam recorrer da decisão antes de veicular a resposta. O projeto prevê ainda que a palavra final seja do ofendido, que deverá abrir ação judicial em até 60 dias após a publicação da última reportagem considerada ofensiva. O texto segue para o plenário do Senado e depois será analisado pela Câmara

Brasília (DF) II - Mais de 15 anos após o primeiro projeto, o Memorial à Liberdade de Imprensa, de autoria do arquiteto Gustavo Pena, idealizado pela Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), está prestes a sair do papel. O governo do DF prometeu a entrega do monumento que ficará próximo ao Memorial JK, no Eixo Monumental, Lado Oeste, antes da Copa do Mundo de 2014.

Ponta Porã (MS) - Lourenso Véras, assessor de imprensa da Câmara Municipal e fotógrafo do site Pedro Juan News, recebeu ameaças de morte em 9 de maio, através de mensagens de celular. Os textos diziam que o nome Véras estava em uma “lista negra” de pessoas marcadas para morrer. O jornalista acredita que as ameaças são uma retaliação por recentes reportagens detalhando a vida das autoridades da fronteira entre Pedro Juan Caballero (Paraguai) e Ponta Porã (MS), que lutam contra o narcotráfico e o crime organizado. A matéria de Véras também faz denúncias sobre possíveis envolvidos no assassinato do jornalista Carlos Artaza.

Rio de Janeiro (RJ) II - A jornalista Mariana Albanese foi agredida com um tapa por um policial, que depois chutou o celular da repórter que era usado para filmar um protesto contra a derrubada de uma quadra de futebol no Morro do Vidigal (RJ). A jornalista respondeu agarrando o colarinho do policial e tentou acertar algumas joelhadas. Depois do ocorrido, Mariana foi fichada por desacato e agressão verbal. Já o policial que cometeu a agressão foi afastado para outra comunidade e sua conduta está sendo investigada. 

Pelo mundo
EUA - A Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura (Unesco) e o Centro de Informações das Nações Unidas no Rio de Janeiro (Unic Rio) lançaram o site Segurança de Jornalistas com o objetivo de ampliar o debate sobre a segurança dos jornalistas. A primeira iniciativa do site foi a publicação da versão em português do Plano de Ação da ONU para a Segurança de Jornalistas e a Questão da Impunidade, aprovado em 2012. Entre aas questões abordadas pelo plano para aumentar a proteção a profissionais da imprensa, está a “ajuda a governos para desenvolver leis sobre segurança e liberdade de expressão, sensibilização pública, treinamento de segurança e segurança eletrônica, prestação de atendimento médico, mecanismos de respostas de emergência, zonas de conflito, descriminalização da difamação e remuneração de jornalistas”.
.................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog