domingo, 5 de agosto de 2012

BOLETIM 32 ANO VII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil

Cuiabá (MT) – A Assembleia Legislativa instituiu no calendário oficial do MT a Semana Estadual da Liberdade de Imprensa, a ser celebrada entre 1º. e 7 de junho, por proposta da deputada federal Luciane Bezerra (PSB). A deputada destacou a importância da imprensa livre e responsável. Para a comemoração, devem ser realizados eventos e debates para discutir o papel e a atuação da mídia.

Aracaju (SE) – A revista Veja foi condenada a pagar R$ 200 mil ao governador Marcelo Déda (PT) pela publicação da matéria “Micareta picareta”, que acusa o poder público de pagar a realização de duas festas micaretas. Os eventos, segundo a matéria, objetivavam promover o então prefeito Marcelo Déda ao governo de Sergipe. A matéria gerou ampla repercussão no Estado e chegou a ser usada, sem sucesso, por opositores do governador durante a campanha.

São Paulo (SP) - O jornalista Augusto Nunes publicou em sua coluna na versão online da revista Veja os desdobramentos dos insultos e comentários ameaçadores que vinha recebendo de um parente do ex-deputado José Dirceu. A identidade do autor, que se escondia sob o nome “Kako Lamim”, foi identificada: trata-se de Clayton Mendonça de Oliveira, gerente de divisão de Furnas, que agora será questionado na justiça sobre o que escreveu. A direção da empresa Furnas também será convidada a prestar esclarecimentos, já que, durante o horário de expediente, o funcionário utilizava equipamentos da companhia para endereçar ameaças a jornalistas que discordam do governo federal e do PT.

Londrina (PR) – A repórter Lívia de Oliveira, da rádio CBN Londrina, e o fotógrafo Marcos Zanutto, da Folha de Londrina, foram agredidos por assessores do ex-prefeito Homero Barbosa Neto (PDT), cassado em 30 de julho. Os ataques ocorreram quando os profissionais tentavam abordar o político após a suspensão do seu mandato

Alta Floresta (MT) - O apresentador Oliveira Dias, da TV Nativa, foi agredido pelo candidato a vereador Marcio Miguel após fazer críticas a políticos locais. O candidato procurou a diretora do programa dentro da filial da Rede Record, na qual o apresentador trabalha, para adquirir cópia da edição do programa onde Oliveira faz as críticas. Ao encontrar o apresentador, ambos discutiram e o candidato teria dado um soco em Oliveira. Ambos registraram ocorrência na Polícia Civil.

São Paulo (SP) - O portal R7 recebeu notificação judicial para retirar do ar as notas sobre um suposto relacionamento do apresentador Zeca Camargo e o ex-jogador Raí, publicadas no blog da jornalista Fabíola Reipert. Além de ter que retirar o conteúdo, o R7 não deverá mais produzir nenhuma notícia envolvendo o assunto. Para cada dia de descumprimento da decisão, o portal será multado em R$2 mil. A assessoria da Record afirmou que não vai comentar o assunto.



Pelo mundo

Iraque – O apresentador de TV Ghazwan Anas foi morto a tiros na noite de 30 de julho por homens armados que invadiram sua casa na cidade de Mosul. Anas estava fazendo uma refeição com sua família na hora do ataque onde sua mãe e esposa também resultaram feridas.

Bielorrusia – Diversos jornalistas protestaram, em Minsk, contra a censura em 3 de agosto exibindo ursinhos de pelúcia lembrando manifestação de 4 de julho. Na ocasião, dois suecos lançaram de avião ursos de pelúcia com cartazes contra a repressão do governo. O estudante de jornalismo Anton Suryapin foi detido por ter fotografado e publicado as imagens da manifestação na internet e pode ser condenado há anos de prisão pelo regime.

Inglaterra - Rebekah Brooks, ex-chefe executiva da News International (NEM), filial no Reino Unido do grupo de comunicações de Rupert Murdoch, foi acusada formalmente pelo caso das escutas ilegais. Brooks deverá se apresentar à Corte de Magistrados de Westminster em 3 de setembro para iniciar o processo judicial. Além disso, já foram apresentadas acusações contra Andy Coulson, ex-chefe de imprensa do primeiro-ministro David Cameron, e contra outros jornalistas que deverão se apresentar ao tribunal de Westminster em 16 de agosto.

Argentina - O jornalista Juan Cruz Sanz, do jornal Clarín, foi censurado pelo canal C5N quando a presidente Cristina Kirchner proibiu a emissora de levar ao ar o programa de notícias do qual o repórter participou. Sanz é colunista político no programa “Alta Definición en Noticias”, do C5N, canal que apoia o governo de Kirchner. Apesar disso, os diretores não conseguiram negociar com a presidente a participação do repórter.

Síria I - O jornalista francês Pierre Torres foi atingido no ombro por um tiro na cidade de Aleppo, em 29 de julho. O profissional que estava há duas semanas no país foi levado para a Turquia para receber atendimento.

Síria II - Os fotógrafos Jeroen Oerlemans e John Cantlie, que haviam sido sequestrados por militantes islâmicos, foram libertados por membros do Exército de Libertação. Os profissionais estão se recuperando na Turquia depois de terem sido feridos com tiros durante sua libertação. Oerlemans afirmou à imprensa que os sequestradores não eram sírios, mas do Reino Unido, Paquistão e de Bangladesh.

Síria III - O jornalista Omar Khashram, da TV Al-Jazeera, e o fotógrafo Sinan Gül, da agência Anatolian, foram feridos em 30 de julho enquanto cobriam os confrontos na cidade de Aleppo. Khashram foi atingido por estilhaços e encaminhado para um hospital na Turquia. Gül, por sua vez, foi atingido por um tiro no pé e foi levado a um hospital de Aleppo.

Uruguai - O governo desmentiu os boatos de que o jornal El Observador estaria sendo vítima de censura. A própria publicação havia dito que “o governo emitiu um decreto que proíbe publicar imagens violentas nas notícias”. O governo contestou as alegações em nota oficial. “A Presidência esclarece que o artigo é incorreto e tem um sentido inverso ao que o Executivo tem disponibilizado na matéria”, disse o texto. “O Poder Executivo não só não emitiu nenhum decreto proibindo a emissão de imagens, como revogou disposições de 1988 que habilitavam a censura prévia”, acrescentou.

Índia – O repórter Baljeet Singh, da Sangat TV, foi atacado em 28 de julho por seguidores armados do movimento Radha Swami enquanto estava conversando com moradores de Village Jodhan, no estado de Punjab. O jornalista voltou ao local do incidente no dia seguinte e conseguiu recuperar seu microfone e alguns pertences. Singh estava gravando um material para o programa “Qaumi Masle”.

Peru – O jornalista Jorge Chávez Ortiz foi detido por oito horas na cidade Plaza de Armas de Celendín, no norte do Peru, após filmar policiais desligando televisores em 28 de julho durante pronunciamento do presidente Ollanta Humala. O Instituto Imprensa e Sociedade (IPYS) afirma que Ortiz incomodou a polícia por escrever matérias sobre “excessos” cometidos contra jornalistas e cidadãos contrários ao projeto de mineração “Conga”.

...................

A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog