segunda-feira, 20 de agosto de 2012

BOLETIM 34 ANO VII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
São Paulo (SP) I - A imprensa tem o direito de divulgar todo material vazado por agentes do Estado e seu sigilo diz respeito apenas à autoridade policial ou judiciária por ele responsável, decidiu o Tribunal de Justiça paulista. O entendimento da corte foi expresso em sentença sobre ação de danos morais movida pela advogada Suzana Volpini contra a TV Globo por uma reportagem que veiculava gravações da investigação sobre o seu envolvimento com uma facção criminosa. Para o relator do processo, desembargador Luiz Ambra, a obrigação de preservar o sigilo da gravação é da autoridade policial ou judiciária por ele responsável e ao jornalista cabe ater-se à veracidade da origem dos dados.
Salvador(BA) - Os Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF) ajuizaram uma ação civil pública contra a Band-BA, acusada de apresentar no programa “Brasil Urgente Bahia” reportagens com violação à ordem jurídica e ofensa a diversos princípios constitucionais e a tratados internacionais de direitos humanos. A ação requer que entrevistas e imagens com exposição ilegal de presos não sejam exibidas em programas veiculados pela emissora, além de uma indenização no valor de R$ 200 mil por danos morais coletivos, a ser revertida para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos. Os ministérios pediram também que o valor seja pago pela União, acionada por ser “omissa” na fiscalização da classificação indicativa do programa. A ação também pede que a emissora seja condenada a custear 20 programas televisivos para promoção dos direitos humanos, com duração de 30 minutos cada um, semanalmente, no horário em que atualmente é exibido o “Brasil Urgente Bahia”.
Pelo mundo
Somália - Os jornalistas Yusuf Ali Osman e Mohamud Ali foram assassinados em diferentes momentos na capital Mogadishu. Um homem vestido como estudante do ensino médio atirou e matou Ali Osman, um repórter que estava trabalhando no Ministério da Informação, no momento que ele saía para trabalhar em 12 de agosto. O jornalista Mohamud Ali foi morto ao ser atingido por uma bala perdida quando soldados somalis que estavam fazendo a segurança de um estádio entraram em confronto durante uma partida de futebol.
Honduras - O jornalista José Noel Canales, que trabalhava numa publicação digital, no estado de Francisco Morazán, foi assassinado a tiros no país em 10 de agosto. Os criminosos estavam dentro de um táxi esperando o jornalista passar. As autoridades hondurenhas disseram que ainda não sabem as causas do crime e desconhecem os responsáveis pelos tiros que atingiram a cabeça e outras partes do corpo do jornalista.
Inglaterra - O fundador do site Wikileaks, Julian Assange, fez um breve discurso, em 19 de agosto, na Embaixada do Equador em Londres, onde está exilado desde 19 de julho. Assange agradeceu ao presidente equatoriano Rafael Correa pela “coragem que demonstrou” ao conceder o asilo e aos meios de comunicação presentes por serem “os olhos do mundo”. Assange pediu ao presidente dos EUA Barack Obama que “faça a coisa certa” e não processe ou persiga quem colaborou com a divulgação de documentos no WikiLeaks. Em seguida, pediu a libertação do soldado americano Bradley Manning, acusado de liberar arquivos secretos para o Wikileaks. O militar está preso e aguarda julgamento.
Cuba - O jornalista Hernán García, da cidade de Sancti Spíritu, denunciou na Justiça as ameaças de morte que sofreu por parte do prefeito Abel Fontenla. De acordo com o jornalista, o ataque aconteceu na noite de 15 de agosto. “Fontenla me encontrou a 300 metros da rua 33 para falar sobre as desavenças que tivemos na quarta-feira passada”, disse García. As “desavenças” mencionadas pelo profissional estão relacionadas a uma entrevista que ele realizou com o prefeito, na qual Fontenla não quis falar sobre os gastos da província. “Fontenla estacionou o carro atrás do meu e, quando abriu a porta do meu veículo, trazia um revólver calibre 22”, contou García. “Quando abriu a porta, me disse 'abre a boca que eu te mato`”, revelou o jornalista, que depois de ouvir a ameaça saiu correndo.
Paraguai - Jornalistas e veículos de imprensa denunciaram em 14 e 15 de agosto uma investida contra meios públicos e alternativos desde o início do governo de Federico Franco, que destituiu o presidente Fernando Lugo em 22 de junho. O protesto aconteceu durante o Fórum Social Paraguai Resiste, realizado na Praça das Armas, em frente ao Congresso Nacional, em Assunção. Após a destituição de Lugo, várias associações jornalísticas tem denunciado ataques às liberdade de imprensa e de expressão no país.
Colômbia - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha informou que o Exército de Libertação Nacional (ELN) libertou a jornalista Elida Parra Alfonso e a engenheira Gina Villamizar, sequestradas pelos guerrilheiros em 24 de julho. As duas mulheres foram entregues a uma comissão humanitária. Alfonso e Villamizar desempenham tarefas comunitárias para empresas ligadas ao Oleoduto Bicentenário da Colômbia (OBC). O ELN libertou as mulheres voluntariamente e ambas passam bem. Parra Alfonso foi a segunda jornalista sequestrada em 2012 por guerrilhas colombianas.
Bolívia - A polícia deteve durante duas horas o jornalista Alejandro Estívariz, da Fides TV, porque estava filmando o cerco policial organizado em frente ao Ministério do Trabalho em 15 de agosto. O profissional contou que, quando passou no local, viu a presença de policiais no setor e começou a filmar as tropas e suas motos, o que fez a polícia reagir e dizer que era proibido filmar. Alejandro continuou filmando e um policial chamou os companheiros, que detiveram o profissional e o levaram para uma delegacia, onde permaneceu por duas horas.
...................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista. Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog