segunda-feira, 25 de junho de 2012

BOLETIM 26 ANO VII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO

Notas do Brasil
Brasília (DF) I - O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou em 19 de junho, durante o 26º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), que qualquer restrição à imprensa é um “retrocesso inadmissível”. Para Temer, proibir a liberdade de expressão é uma “indignidade a quem exerce a vida pública”.

São Luiz (MA) - Jhonathan Silva, acusado de executar Décio Sá, citou o deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD-MA) como o responsável por encomendar o assassinato de Décio Sá. Silva acrescentou em seu depoimento que o capitão Fábio, ex-subcomandante do batalhão de choque da PM-MA, teria intermediado o contrato com o empresário José Raimundo Sales Charles Jr.

Brasília (DF) II - O programa ‘Voz do Brasil’ poderá flexibilizar o horário de transmissão nas emissoras de rádio por deliberação do Congresso Nacional, informa o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). Atualmente, o programa é transmitido obrigatoriamente a partir das 19h, em todo território nacional com duração de uma hora. De acordo com Maia, o projeto que tramita no Congresso permite que as emissoras de rádio tenham liberdade para exibi-lo entre as 19h e 22h.

Pelo mundo
Peru - O jornalista Jaime Alfredo Núñez do Prado, proprietário da Rádio e TV Color de Calca, foi internado após de ser brutalmente agredido na província de Calca, departamento de Cusco, por ter denunciado supostas irregularidades cometidas pelo prefeito da província, a quem o jornalista responsabiliza pelo ataque. A agressão ocorreu em seu set de televisão quando uns sujeitos o interromperam violentamente durante uma reportagem sobre os supostos atos de corrupção do prefeito, junto com seu filho e outras duas pessoas. Núñez del Prado declarou ao Instituto Imprensa e Sociedade (IPYS) que esta seria a terceira vez que ele é agredido, “supostamente todas vinculadas ao prefeito”.

México – A repórter policial Stephania Cardoso, do jornal El Zócalo, do norte do país, que havia desaparecido há duas semanas com o filho, foi localizada e está sob proteção do governo. Stephania recebe suporte do Estado, que promulgou leis para proteger jornalistas e defensores dos direitos humanos no país. Desde 2000, 81 profissionais da imprensa foram assassinados e 16 desapareceram. As medidas, que incluem escolta armada, foram anunciadas pelo presidente Felipe Calderón.

Argentina - O apresentador Marcelo Massimini, do programa Cono Sur Noticias, do Canal 7 de Cablevisión, foi agredido e assaltado em 19 de junho por um homem encapuzado e armado, que também ameaçou incendiar a casa dele, em Longchamps, em Almirante Brown, na província de Buenos Aires. Massimini, apresentador do programa Cono Sur Noticias, teve o cabelo cortado. Além disso, esfregaram fezes no rosto dele. O jornalista acredita que o ataque está ligado ao seu trabalho como apresentador, porque recentemente denunciou irregularidades em uma escola da região.

Hungria - A rádio NeoFM foi multada pelo Conselho para Assuntos da Mídia em 250 mil florins (cerca de US$ 1100) após piadas sobre animais em risco de extinção. Durante transmissão em fevereiro deste ano do programa satírico “Bumerangue” apresentadores disseram que “ninguém notará o desaparecimento dos grandes pandas, que só trepam árvores e comem”. Os profissionais ainda acrescentaram comentários sobre as tartarugas das Ilhas Galápagos, dizendo que “já viveram bastante”. O Conselho considerou “mau exemplo para as crianças” a piada dos apresentadores. A opinião pública liberal classificou a medida da entidade como um “ataque à liberdade de imprensa”.

Bielorússia – O jornalista Andrzej Poczobut, do jornal polonês Gazeta Wyborcza, foi detido na cidade de Grodno, na Bielorrúsia, acusado de calúnia contra o presidente Alexander Lukashenko. Em artigos nos portais Khartia’97 e Belorusski partisan, Poczobut acusou Lukashenko de participação nos atentados terroristas no metrô da capital Minsk do país. O jornalista já havia sido condenado pela mesma acusação no ano passado a três anos de prisão, mas conseguiu adiamento de dois anos no cumprimento da sentença.

...................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog