segunda-feira, 4 de junho de 2012

BOLETIM 23 ANO VII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Rio de Janeiro (RJ) - Os dez anos da morte do jornalista Tim Lopes foram relembrados em 2 de junho com uma série de homenagens no Complexo do Alemão, zona norte da capital carioca. O jornalista foi morto em 2002, quando fazia uma reportagem sobre exploração sexual infantil na favela da Grota, no Alemão. Um varal foi estendido com 3.653 lenços brancos, relembrando os dias que passaram desde o assassinato. Um ato ecumênico foi realizado no Campo do Sargento e o encerramento das homenagens se deu após uma caminhada até a Pedra do Sapo, onde o corpo de Tim Lopes foi encontrado.

Caicó (RN) - O radialista Luís Jurandir de Medeiros, apresentador do programa Bola na Rede, na Rádio Caicó AM, sofreu um atentado a tiros em frente à sua residência. Levado a um hospital da região, foi medicado e deve passar por cirurgia para retirada dos projeteis, mas não corre risco de morte. Medeiros relata que não viu os responsáveis pelo atentado e que não sabe dizer quem poderia ter tentado matá-lo.

Fortaleza (CE) I – O prédio do jornal Diário do Nordeste foi apedrejado na manhã de 30 de maio por manifestantes ligados à construção civil em greve por reajuste salarial. Participavam também do protesto trabalhadores da indústria gráfica. Uma apresentadora do canal de TV do grupo afirma ter sido agredida pelos participantes da manifestação. A Associação Nacional de Jornais (ANJ) condenou o ato e afirmou esperar que as autoridades tomem “providências para garantir a liberdade de expressão e a identificação dos responsáveis”.

Barra dos Bugres (MT) - A repórter Elissa Neves, da TV Independência, afiliada da rede Record, foi agredida pelo prefeito Wilson Francelino em 24 de maio. Elissa havia abordado o político para falar sobre um evento que estava sendo realizado num estádio da cidade, mas o político se negou e, ao ser questionado, segurou a jornalista pelo pescoço e disse algo em seu ouvido. Num vídeo postado no Youtube com a cena gravada, a jornalista parece dizer em seguida para o prefeito que ele a machucou. Em resposta, o prefeito teria perguntado, sorrindo: “Eu? É verdade?”. A repórter registrou um boletim de ocorrência.

São Luiz (MA) - A Polícia Civil divulgou em 31 de maio o retrato falado do executor do jornalista Décio Sá, assassinado com cinco tiros há mais de um mês dias em um bar na Avenida Litorânea, na capital maranhense. O retrato já foi encaminhado para todos os centros de inteligência das secretarias de Segurança e das polícias de todo o Brasil.

Santos (RJ) – A rede Globo está sendo processada por uma telespectadora com pedido de indenização de R$ 200 mil por danos morais após seu ex-marido confessar durante um dos blocos da novela “Viver a Vida”, ter sido traído por ela durante o casamento. A mulher, casada por seis anos, alegou ter se surpreendido com o depoimento, mesmo decidida a separação consensual do casal. Ela afirmou ter se sentido constrangida dentro do seu grupo social e exige a condenação do ex-marido e da emissora. A Globo disse não ter veiculado depoimento ofensivo, alegando que agiu amparada pela liberdade de imprensa.

Joao Pessoa (PB) – A Rede Record deve indenizar em R$ 30 mil o major Gutemberg de Lima, da Polícia Militar paraibana. O juiz da 11ª Vara Civil de João Pessoa (PB) Rodrigo Lima entendeu que a emissora exibiu, sem qualquer prova documental, uma imagem do militar com a acusação de participação em um grupo de extermínio.

Pelo mundo
França - O jornalista francês Roméo Langlois, mantido refém por 32 dias na Colômbia pela guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), retornou à França, e foi recebido pelo presidente François Hollande em 1o. de junho. Hollande informou que, em carta trazida pelo jornalista, as Farc pediam perdão porque não tinha sido sua intenção sequestrar um membro da imprensa.

Israel - O jornalista Uri Blau será julgado por ter tido acesso a documentos secretos, recebidos de um ex-soldado que hoje está preso sob a acusação de espionagem. Blau utilizou as informações dos documentos secretos para escrever uma matéria que foi publicada, em 2008, no jornal Haaretz. Os arquivos foram usados para que o jornalista argumentasse sobre a afirmação de que soldados israelenses receberam ordens de execuções extrajudiciais de supostos militantes palestinos. Mais tarde, o jornalista devolveu os documentos secretos. Se for condenado pela justiça, Blau poderá cumprir até sete anos de prisão.

EUA - O cantor Justin Bieber se irritou e brigou com um fotógrafo em Los Angeles, em 27 de maio. O paparazzi acusou o adolescente de agressão, ligou para a emergência e se queixou para o xerife local de dores no peito. No dia, Bieber deixou o local antes que a polícia chegasse e agora deve ser chamado para depor sobre o incidente.

Argentina - O radialista Gustavo Tinetti, do programa “Despertate”, da rádio Cadena Nueve, foi ameaçado de morte por um desconhecido armado em 29 de maio quando entrava no estúdio da emissora, no bairro de 9 de Julio, na capital Buenos Aires. Tinetti disse que ficou surpreso por “não ter recebido qualquer ameaça anterior”.

Honduras - Profissionais da mídia realizaram, em 25 de maio, Dia do Jornalista, uma marcha para protestar contra a impunidade e exigir a garantia do direito à liberdade de expressão. Indignado com os 22 assassinatos de jornalistas registrados desde janeiro de 2010, o Colegio de Periodistas de Honduras (CPH) convocou a marcha, realizada em seis cidades do país: San Pedro Sula, La Ceiba, Choluteca, Comayagua, El Paraíso e Tegucigalpa, todas com registros de assassinato ou ameaças contra jornalistas.

Equador - O presidente Rafael Correa fez um chamado aos cidadãos para boicotarem a imprensa, em mais uma tentativa de silenciar os meios de comunicação de seu país. “Temos como nos defender deixando de comprar essas porcarias chamadas jornais, deixando de ver esses canais que fazem politicagem em vez de informar”, disse Correa durante seu relatório semanal de trabalho em 26 de maio. O presidente também rasgou um exemplar do La Hora dizendo: “Para se queixarem como quiserem, onde quiserem”.

...................

A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog