segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

BOLETIM 5 ANO VII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO

Notas do Brasil


São Paulo (SP) I - Jornalistas que cobriam as comemorações dos 458 anos da cidade de São Paulo foram atacados e intimidados por grupos de manifestantes que protestavam na Praça da Sé, no centro da capital, na manhã de 25 de janeiro. A confusão começou após a saída do prefeito Gilberto Kassab (PSD) da Catedral da Sé, onde foi realizada missa em homenagem ao aniversário da capital. Dois homens que participavam das manifestações contra a reintegração de posse no Pinheirinho e a operação na cracolândia paulista tentaram esvaziar os pneus dos carros oficiais para impedir a saída de autoridades após a missa. Flagrado e questionado pelo repórter Felipe Frazão, da TV Estadão, um dos homens xingou, ameaçou e puxou o braço do jornalista, além de dar um tapa na câmera para impedir que as imagens fossem gravadas. Outros manifestantes cercaram o profissional e as ameaças prosseguiram, até que a confusão foi apartada. O fotógrafo Luiz Carlos Murauskas, do jornal Folha de S.Paulo, foi atingido por uma pedrada enquanto fotografava a ação dos manifestantes. Uma equipe de reportagem da Rede Globo também foi hostilizada e impedida de registrar os protestos.

Brasília (DF) – O deputado suplente Lindomar Garçon (PV-RO) é autor do Projeto de Lei 2658/11, que prevê a obrigação das empresas de comunicação de equipar com coletes à prova de bala seus funcionários que façam cobertura jornalística de operações policiais. Pela proposta, as ferramentas deverão oferecer nível de proteção que resista, no mínimo, ao impacto de um projétil que tenha energia cinética igual ou superior a 3.400 joules, como tiros de fuzil. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

São Paulo (SP) II - O jornalista Paulo Henrique Amorim, da TV Record, foi condenado pela 4ª Vara Cível paulista a pagar R$ 30 mil a Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, por chamá-lo em seu blog Conversa Afiada de “Paulo Afro-descendente” e por divulgar o endereço em que mora. A ação teve início em outubro de 2010. Na época, Paulo Preto, o ex-diretor de Engenharia de Desenvolvimento Rodoviário (Dersa), foi acusado de desvio de verbas públicas e demitido oito dias após ter inaugurado o trecho sul do Rodoanel.


Pelo mundo


França - Brasil, Chile e EUA caíram na Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa 2011-2012 da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF). O Brasil desceu 41 posições e ocupa agora o 99º lugar do ranking. O Chile está atualmente em 80º. Já os EUA perderam 27 lugares e ficaram em 47º. O Brasil perdeu posições em parte pelo assassinato de pelo menos três jornalistas e blogueiros, explicou a RSF.

Inglaterra I - Mark Thompson, diretor-geral da BBC, afirmou que “não há prova alguma” que indique que algum jornalista da emissora tenha grampeado telefones celulares de famosos. O depoimento aconteceu em 23 de janeiro, na investigação sobre ética jornalística realizada em Londres, comandada pelo juiz Brian Leveson. O inquérito teve início em razão do escândalo das escutas do jornal extinto “The News of the World” e, após seu fechamento, o diretor achou prudente avaliar também a situação da emissora.

Inglaterra II - Mike Sullivan, o editor de polícia, o editor Graham Dudman, o editor-executivo Fergus Shanahan e Chris Pharo, repórter, todos do jornal “The Sun”, foram presos juntamente com um policial, pela Scotland Yard em 28 de janeiro. A polícia metropolitana de Londres investiga pagamentos ilícitos a agentes em troca de informações. O inquérito acontece em paralelo a outro da Scotland Yard que apura o escândalo dos grampos telefônicos no hoje extinto “The News of the World”, publicado pela News International, do magnata australiano Rupert Murdoch. Esta foi a primeira vez que o “Sun” foi relacionado diretamente ao escândalo. No entanto, a polícia informou que as prisões não foram feitas por causa dos grampos telefônicos, mas apenas por relatos de pagamento de propina a policiais em troca de histórias.

Venezuela - A repórter Miroslava Gómez, o cinegrafista Simón Rodríguez e seu assistente Jhonatan Bello, da emissora RCTV, ficaram sob a mira de armas de fogo e tiveram seus equipamentos de gravação tomados enquanto trabalhavam na cobertura dos atos violentos na escola de comunicação da Universidade Central da Venezuela (UCV) em 18 de janeiro. De acordo com as vítimas, a agressão ocorreu depois que a equipe gravou imagens da saída de um dos auditórios da escola, onde dois homens encapuzados lançaram bombas de gás lacrimogêneo durante o anúncio dos resultados da votação estudantil. Os homens que lançavam as bombas abordaram os repórteres e sacaram as armas para impedir as filmagens e, em seguida, outros dois indivíduos com pistolas coagiram os profissionais para que eles entregassem as fitas de vídeo e a filmadora. 

Honduras - A editora Gilda Silvestrucci, do jornal El Patriota, e diretora do programa En la Plaza, da Radio Globo, denunciou ter recebido ameaças de morte por telefone, nas quais são informadas a idade e a localização de seus filhos. Familiares dela também receberam ligações após a profissional denunciar a repressão militar a uma manifestação em dezembro de 2011.

Nigéria - O Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ) reivindicou a investigação imediata da morte do jornalista Nansok Sallah, da rádio Highland FM. Sallah foi encontrado morto em 19 de janeiro, em um riacho sob uma ponte localizada a menos de 200 m de um posto de controle militar, na cidade de Jos, na região central do país. 
...................

A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog