segunda-feira, 27 de junho de 2011

TAMBOR DA ALDEIA 26 ANO VI

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil

Maceió (AL) - O repórter Victor Avner, do jornal Extra Alagoas, foi agredido verbalmente pela desembargadora Elisabeth do Nascimento, em 21 de junho, durante a sessão do pleno do Tribunal de Justiça alagoano. A repercussão da última edição do Extra, que denuncia pagamento indevido de horas extras em sua gestão teria sido a causa da desavença. Ao final da sessão administrativa do pleno, Elisabeth, ex-presidente do Judiciário alagoano, interrompeu a fala da presidente em exercício, Nelma Padilha, para dizer que o jornal tinha enviado um repórter para "distorcer" as declarações dos desembargadores. A ex-presidente pediu aos policiais que recolhessem os equipamentos do repórter, a quem xingou e fez ameaças, e exigiu a sua expulsão do local. "Pare de me encarar, seu palhaço! Você é um palhaço. Recolham esse material dele!", disse Elisabeth.

Barretos (SP) - O empresário chileno Marco Lagos foi assassinado na manhã de 27 de junho no estacionamento do Hotel Rodeio, onde estava hospedado há algumas semanas. Gerente administrativo da TV Barretos, parceira da TV Brasil na região do interior paulista, ele foi morto com sete tiros de pistola e morreu no local. O executivo estava acompanhado de um de seus irmãos e outra pessoa que ainda não teve a identidade revelada. Ainda não há provas sobre o que motivou o crime.

Paulistana (PI) - O blogueiro Evangelista de Lima, correspondente do portal 180graus, foi proibido de entrar no Terminal Rodoviário Carleuza Cavalcanti, onde queria fazer uma reportagem. Lima tinha sido chamado para se dirigir ao Conselho Tutelar e receber um convite formal, por escrito, do Juiz de Direito José Airton e de representantes do Ministério Público. Mas, ao chegar ao terminal, onde se localiza o Conselho Tutelar, foi barrado pelo vigia. Após a tentativa frustrada de convencer o vigia de que iria apenas receber um convite, acionou a Polícia Militar, que contatou autoridades da cidade, e foi orientada a mandar o blogueiro procurar o Ministério Público. Ele acredita que o vigilante estaria cumprindo ordens de proibir a sua entrada, porque o terminal está com suas obras paradas há mais de cinco anos. A reportagem do 180graus entrou em contato com o prefeito da cidade, Luís Coelho, que disse ao portal que nunca determinou a proibição da entrada de qualquer profissional de comunicação.

Rio de Janeiro (RJ) - O jornal O Globo deve indenizar o deputado federal Anthony Garotinho (PR) em R$ 20 mil. A publicação foi acusada de caluniar o político quando governador do Rio de Janeiro. Durante as eleições presidenciais o jornal O Globo veiculou reportagem sobre Garotinho, com as manchetes “Garotinho usou avião de bandido” e “Jatinho não está na lista de doadores”. Segundo a matéria, a aeronave pertencia ao ex-policial civil João Arcanjo Ribeiro, acusado de ser o chefe do crime organizado em Mato Grosso e em outros quatro estados. O então candidato entendeu que as informações prejudicaram sua imagem, ainda mais sendo em época de campanha eleitoral. Garotinho disse que a repercussão da notícia foi negativa e chegou a prejudicar o pleito. A desembargadora concordou com esse argumento.

Pelo mundo

Argentina - Profissionais do canal brasileiro SporTV foram agredidos por torcedores do clube argentino River Plate, em Buenos Aires, na noite de 22 de junho, após a derrota da equipe por 2 a 0 para o Belgrano. O repórter Victorino Chermont e o cinegrafista Diego Barral estavam num restaurante dentro do estádio do River, o Monumental de Nuñez, acompanhando os torcedores quando dezenas de pessoas começaram a jogar mesas e cadeiras nos dois. Os profissionais agredidos não sofreram nenhuma lesão grave e ambos passam bem.

México - O editor Miguel Angel López Velasco, do diário Notiver, de Veracruz, foi assassinado em 20 de junho junto com sua mulher e filho. Miguel escrevia uma coluna sobre política e criminalidade e seu filho, Misael López, trabalhava como fotógrafo para o jornal. A família foi morta a tiros na casa onde vivia, no subúrbio de López Arias. Segundo funcionários do jornal, Miguel, a mulher e o filho dormiam quando homens não identificados invadiram a casa e mataram os três a tiros. O jornalista já havia recebido ameaças.

Irlanda do Norte - Durante um confronto entre manifestantes e a polícia, em 21 de junho, um jornalista da Associated Press foi atingido por um tiro na perna. Era o segundo dia de violentos protestos na parte oriental da capital Belfast. Apesar de a agência de notícias não revelar o nome do profissional, a polícia afirma que o homem não corre risco de vida.

EUA - Sessenta e sete jornalistas foram forçados ao exílio nos últimos 12 meses, de acordo com uma pesquisa do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). Mais da metade destes profissionais tiveram que deixar Irã e Cuba – cada um teve 18 jornalistas exilados. A principal razão – 82% dos casos – para a saída dos profissionais de imprensa de seus países entre o início de junho de 2010 e o fim de maio de 2011 foi a ameaça de prisão. Outros 15% fugiram depois de sofrer ataques físicos ou ameaças de violência; 3% se disseram vítimas de assédio constante, como interrogatórios frequentes ou vigilância.

…………………

A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog