domingo, 22 de novembro de 2015

BOLETIM 44 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
São Luis (MA) - O Tribunal de Justiça (TJ-MA) decidiu aumentar a pena de Jhonathan Silva, assassino confesso do jornalista Décio Sá. Ele havia sido condenado a 25 anos e três meses de prisão. Agora, deve pegar 27 anos e cinco meses em regime fechado. Sá foi morto a tiros em um bar na Avenida Litorânea, em 2012. O crime teve repercussão internacional, com manifestação de pesar de diversas entidades. Ainda não foram julgados outros acusados.

Brasília (DF) - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando um trecho da nova lei que regulamenta o direito de resposta dos meios de comunicação, sancionada em 11 de novembro. A entidade busca a revisão do dispositivo que exige que, para suspender a resposta concedida por um juiz seja preciso uma análise colegiada. Com a nova lei, a contestação do direito pela imprensa não pode ser avaliada por um único juiz.

Pelo mundo
França - Os jornalistas Guillame B. Decherf, da revista Les inRocks, e Mathieu Hoche, da France 24 TV, estão entre as vítimas dos atentados de 13 de novembro em Paris. Decherf era especializado em música. Ambos estavam no Bataclan acompanhando a apresentação da banda americana “Eagles of Death Metal”.

Bélgica - Uma equipe de reportagem do canal russo NTV foi atacada enquanto fazia uma reportagem em Bruxelas, em 18 de novembro. O incidente ocorreu num subúrbio no norte da cidade. A equipe procurava parentes e amigos de supostos terroristas que tiveram envolvimento com os ataques em Paris. O repórter Konstantin Panyushkin começou a conversar com um grupo de adolescentes quando um deles foi para cima do cinegrafista e tentou pegar a câmera. O repórter também foi atacado.

Paraguai - O ex-prefeito Vilmar Acosta, acusado de ser o autor intelectual do assassinato do jornalista Pablo Medina, chegou em 17 de novembro a Assunción, após ser extraditado do Brasil para responder pelo crime. Acosta também é responsável pela morte da assistente do repórter, Antonia Almada. Ambos foram baleados em uma estrada rural do departamento de Canindenyu enquanto trabalhavam em uma reportagem em 2014. Após ser mencionado no caso, o político deixou o cargo de prefeito da cidade de Ypejhú e fugiu para o Brasil, onde foi detido em MS.

Tunísia - O primeiro-ministro Habib Essid ordenou a demissão de Mustafa ben Letaief, diretor da rede de TV estatal Al Wataniya 1, após a emissora transmitir a imagem da cabeça cortada de um adolescente supostamente decapitado por um grupo jihadista. O documento foi divulgado logo depois que a Associação Nacional de Jornalistas criticou a exibição da cena do jovem, que é pastor. Para a entidade, divulgar esta imagem foi “um grave erro” que fere as normas da cobertura de notícias sobre terrorismo.

Irã - A jornalista Reyhaneh Tabatabaei disse em 18 de novembro ter sido condenada a um ano de prisão após ser acusada de disseminar propaganda contra a República Islâmica. Além da prisão, Tabatabaei está proibida de exercer a profissão e se associar a partidos políticos por um período de dois anos. É a terceira vez que a jornalista acaba presa no país.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog