domingo, 18 de outubro de 2015

BOLETIM 39 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Brasília (DF) I - A Associação Nacional de Jornais (ANJ) entregou em 16 de outubro o prêmio Liberdade de Imprensa à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 10 de junho, a magistrada derrubou a necessidade de autorização prévia para publicação de biografias. Cármen não concorda com a exigência de autorização de biografados, familiares ou representantes para publicação de biografias.

Brasília (DF) II - A Polícia Federal (PF) deve investigar o vazamento de dados da Operação Acrônimo à imprensa. O inquérito apura o possível pagamento de empresas ao governador de MG, Fernando Pimentel. A medida foi tomada após o portal do Estadão publicar em 8 de outubro uma reportagem sobre a suposta compra de portarias do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior , comandado por Pimentel de 2011 a 2014, em favorecimento ao Grupo Caoa.

Teresina (PI) - Os três suspeitos de assassinar o jornalista Elson Feitosa da Silva, cujo corpo foi encontrado carbonizado dentro de um carro em  3 de outubro, foram presos e vão responder por latrocínio e ocultação de cadáver. Silva mantinha relacionamento com um dos criminosos. O delegado Danúbio Dias informou que o jornalista foi morto a golpes de porrete.

São Paulo (SP) - Os jornalistas Emerson Maurício Ferraz, Bruno Tavares de Menezes e Nélio Raul Brandão, da TV Globo, foram absolvidos pela 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Os magistrados entenderam que jornalista que divulga trechos de investigação policial que corre em sigilo não comete nenhum crime. De acordo com a sentença, o crime de quebra de segredo de Justiça é próprio, somente podendo ser praticado por quem tem acesso legítimo ao procedimento da interceptação. Com esse entendimento, a Turma do TRF-3 impediu que os profissionais fossem indiciados em Inquérito policial para apurar o crime de quebra de segredo de Justiça envolvendo as investigações da operação da Polícia Federal chamada Sangue Frio.  Em 2013, trechos de conversas grampeadas que constavam do inquérito policial sigiloso foram divulgados no programa Fantástico, da TV Globo.

Nova Lima (MG) - O jornal A Notícia foi autorizado a publicar denúncias contra o secretario municipal de Comunicação, acusado pelo Ministério Publico de desvio de R$ 30 milhões dos cofres da prefeitura. A juíza Adriana Rabelo, da 1ª Instância da Comarca, revisou decisão anterior que proibia o veículo de divulgar notícias sobre o assunto. O promotor André Pinho, da Promotoria de Combate ao Crime Organizado, localizou dois núcleos criminosos agindo dentro na prefeitura, que provocaram um rombo estimado em R$ 30 milhões. O semanário A Notícia vinha publicando matérias sobre as denúncias.

Pelo mundo
México - O jornalista Jorge Salazar Urrutia apresentou uma queixa à Comissão de Direitos Humanos do estado de Coahuila contra o prefeito de Monclova, Gerardo Castillo, que o ameaçou por seu trabalho jornalístico. Recentemente, o repórter publicou um artigo sobre a suspeita de desvio de dinheiro envolvendo o prefeito e outras irregularidades em sua gestão. Após divulgar as notícias, Urrutia passou a receber constantes ameaças por telefone.

Turquia I - A Promotoria da capital Ancara proibiu a divulgação de notícias relacionadas ao duplo atentado suicida que deixou mais de 100 mortos em 10 de outubro. A medida foi decretada após diversos jornais terem divulgado em seus sites a suposta identidade dos dois autores dos ataques e o envolvimento deles com redes terroristas.

Turquia II - O jornalista Bulent Kenes, editor-chefe do jornal Today's Zaman, foi preso por insultar o presidente Recep Tayyip Erdogan por meio de mensagens no Twitter, publicadas em 2014. O jornalista foi detido por oficiais enquanto participava de um programa de TV ao vivo do canal Samanyolu. Kenes negou que tenha insultado Erdogan e defendeu que apenas exerceu seu direito à liberdade de expressão para se manifestar sobre o governo.

Síria - O Estado Islâmico (EI) libertou em 12 de outubro o jornalista curdo Farhad Hamo, da TV Rudaw. O repórter foi sequestrado em 15 de dezembro de 2014 ao lado do jornalista Masud Aqeel, durante uma reportagem no nordeste da Síria. Aqeel está em liberdade desde o fim de setembro, após acordo de troca de presos entre as forças curdas e o EI.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog