segunda-feira, 20 de abril de 2015

BOLETIM 15 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Belém (PA) - O cinegrafista Natanael Rodrigues e seu auxiliar, da TV Liberal Belém, foram ameaçados na manhã de 16 de abril por um grupo de professores durante a cobertura de manifestações da categoria em frente ao Tribunal de Justiça do PA (TJPA).  A equipe foi cercada enquanto faziam imagens da manifestação. Os professores avançaram e os ameaçaram de agressão, além de tentarem impedir a gravação do ato. Os profissionais se retiraram em seguida do local.

Londrina (PR) - James Alberti, produtor da RPCTV e diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), foi ameaçado de morte após reportagens sobre corrupção na Receita Estadual. Uma pessoa não identificada e que diz estar envolvida no esquema de irregularidades telefonou para a emissora, afiliada da Globo no PR, e revelou que há planos para assassinar Alberti. Para proteger o jornalista, ele foi transferido para um local seguro fora do estado, com apoio da RPCTV. Em nota, o canal afirma que fez um remanejamento interno e manterá a cobertura jornalística do caso.

Aparecida de Goiânia (GO) - O jornalista Átila Giovani Lima Freitas foi detido enquanto observava uma abordagem da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na tarde de 12 de abril, em frente a um shopping da cidade. Freitas relatou que andava pela calçada do centro comercial, em direção ao seu veículo, quando a guarda interpelou e impediu a entrada de um jovem no Buriti Shopping. O profissional disse que a guarda realizava um trabalho de conscientização na porta do local sobre ações de “rolezinhos”. Em seguida, ele foi questionado se conhecia o rapaz. Apesar de negar, um dos guardas pediu a identidade dele e o deteve por suposto “desacato de autoridade, ter atrapalhado o serviço da instituição e resistência à prisão”. Freitas chegou a ser encaminhado, no porta-malas do veículo, ao 4º Distrito Policial, junto com o jovem abordado. Depois de assinar um termo de compromisso de comparecimento a um Juizado Especial Criminal, ele foi liberado.

São Paulo (SP) I - Os repórteres Giovanna Consentini, Felipe Paiva e Wesley Passos, do grupo Jornalistas Livres, foram presos pela Polícia Militar na madrugada de 13 de abril, enquanto cobriam a ocupação da Frente de Luta por Moradia de um terreno vazio na rua Barro Branco, no Jabaquara. Os profissionais observavam a negociação entre as lideranças do movimento e a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que tentava convencer os ocupantes a deixar a região antes que a Polícia Militar chegasse.

São Paulo (SP) II - O SBT e o apresentador Gugu Liberato devem indenizar em R$ 250 mil o ex-árbitro de futebol e atual comentarista da TV Gazeta, Oscar Roberto Godoi, pela falsa entrevista de integrantes do PCC. Exibida em setembro de 2003, no programa “Domingo Legal”, a entrevista do repórter Wagner Maffezoli mostrava dois homens armados e encapuzados, que diziam integrar a facção criminosa PCC. Eles fizeram ameaças a diversas personalidades, entre elas, Roberto Godoi, que na época apresentava o “Cidade Alerta”, na Record. O caso ganhou repercussão e chegou à polícia. Nas semanas seguintes, a entrevista foi desmascarada por policiais e jornalistas.

Belo Horizonte (MG) - O Sindicato dos Jornalistas Profissionais (SJPMG) pediu à Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual a abertura de investigação sobre a agressão sofrida pelo fotógrafo Beto Novaes, do jornal Estado de Minas, na cobertura do protesto contra o governo federal em 12 de abril. Por apresentar semelhança física com o ex-presidente Lula, o profissional é frequentemente abordado por pessoas que pedem para tirar foto com ele. Durante o ato, uma senhora de Brasília pediu uma fotografia, quando um grupo de aproximadamente quatro rapazes o cercou. Os agressores empurraram e deram um chute na coxa do fotógrafo, pedindo que ele saísse do local. Mesmo com a identificação do jornal, o grupo continuou a insultá-lo e Novaes teve que deixar a manifestação.

Pelo mundo
México - Abel Manuel Bautista Raymundo, diretor e proprietário da rádio comunitária Radio Spacio 96.1, foi assassinado a tiros em 15 de abril em Oaxaca. Raymundo deixava a emissora e entrava em seu carro quando foi interceptado pelos dois criminosos que dispararam diversas vezes e fugiram.

Ucrânia I - Um jornalista foi morto e outro ficou ferido próximo ao aeroporto de Donetsk. Eles foram atingidos por um míssil disparado por um militar contra o carro no qual viajavam. Os profissionais não foram identificados.

Ucrânia II - O jornalista Oles Buzina foi assassinado em 16 de abril em Kiev, no prédio onde residia. Buzina, que escreveu diversos livros críticos ao nacionalismo ucraniano, foi candidato a deputado em 2012 por um partido minoritário pró-Rússia.

Ucrânia III - O jornalista russo Andrei Lunev, do canal Zvezda, ficou gravemente ferido na manhã de 14 de abril após a explosão de uma mina terrestre na cidade de Shirokino. O repórter acompanhava os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) em um trabalho de supervisão do cessar-fogo no local, e pisou na mina ao se aproximar de uma região em ruínas.

Líbano - O Tribunal Especial para o Líbano (TEL) abriu um inquérito contra a TV libanesa “Al Jadeed TV” e a jornalista Karma Jayat, pela divulgação de informações sobre testemunhas do assassinato do ex-primeiro-ministro Rafic Hariri. O canal e a redatora-chefe são acusados por uma série de programas transmitidos entre 6 e 10 de agosto de 2012, sete anos após a morte de Hariri, em 2005.

Colômbia - O ex-jogador argentino Diego Maradona agrediu um jornalista que o filmava com um celular depois do Jogo pela Paz da Colômbia, disputado em 11 de abril em Bogotá. Ao fim da partida, Maradona deu uma espécie de “volta olímpica” no estádio de Techo e, ao perceber que estava rodeado por uma multidão de pessoas, deu um tapa na câmera do repórter que registrava sua saída do campo. Em seguida, o ídolo da seleção argentina deu um chute em um membro da equipe de segurança do estádio e começou a empurrar os torcedores que estavam próximos a ele.

Turquia - A jornalista holandesa Frederike Geerdink foi absolvida da acusação de “propaganda ao terrorismo” pelo Tribunal de Diyarbakir. A jornalista estava presa desde janeiro deste ano, quando foi detida e acusada pela promotoria do país por “promover o Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK)”, organização considerada terrorista na Turquia.  Geerdink, que é especialista no conflito curdo, ainda teve sua casa revistada por uma unidade da polícia antiterrorista.

Egito - O jornalista Hussein Abdel Halim, que produziu uma série de reportagens para denunciar irregularidades no sistema de segurança egípcio, foi detido em 11 de abril acusado de cometer diversos crimes desde 2003, incluindo fraude, roubo, suborno e tráfico de drogas. As reportagens do jornalista foram publicadas no jornal Al Dostour. Elas também denunciavam situações desumanas nas prisões, como torturas. O ministério disse que as autoridades iriam investigar as acusações divulgadas na publicação.

Irã - O jornalista Jason Rezaian, correspondente do Washington Post, detido há mais de oito meses, foi acusado de “espionagem” e “de agir contra a segurança nacional”. A advogada do jornalista, Leila Ahsan, não quis comentar as acusações contra o seu cliente.

Itália - O canal Sky suspendeu a jornalista Paola Saluzzi por ter dito no Twitter que o piloto espanhol Fernando Alonso era “arrogante, invejoso e imbecil”. Paola usou seu perfil no microblog para fazer críticas ao espanhol.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog