segunda-feira, 14 de julho de 2014

BOLETIM 28 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL DE NO MUNDO
Notas do Brasil
Brasília (DF) - As contas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da TV Brasil no Twitter (@ebcnarede e @TVBrasil) foram invadidas em 12 de julho pelo grupo Anonymous em protesto  contra a prisão, no Rio de Janeiro, de 21 ativistas na véspera da final da Copa do Mundo. Na conta @TVBrasil foram quatro tuítes entre 14h55 e 15h02 (horário de Brasília). Uma mensagem dizia que eles estão “prontos para iniciar ataques contra o governo e toda a imprensa corporativa”, outra que não vão mais “tolerar a repressão”. “Queremos o direito de protestar sem ter que usar máscara, sem medo de ser perseguido. Liberdade já para todos os presos políticos!”, acrescentava outra.
Recife (PE) – O repórter Carlos Segundo, do Diário de Pernambuco, foi impedido de trabalhar por um policial militar (PM) em 8 de julho quando apurava dois focos de briga próximo ao local da Fan Fest. O jornalista estava no local acompanhando a movimentação de torcedores durante a partida entre Brasil e Alemanha e, no intervalo do jogo, se dirigiu à avenida Rio Branco, quando foi impedido de registrar imagens das confusões que estavam acontecendo.
O Sindicato local e a Fenaj divulgaram comunicado criticando a atuação da polícia e afirmando  que o oficial foi identificado numa imagem captada por um celular.
Uberlândia (MG) - Um cinegrafista foi atingido e sua câmera foi danificada por estudante detido após desacatar policias e causar um acidente que feriu um empresário em 8 de julho. O jovem ficou irritado com os policiais e as equipes de TV que chegaram ao local. Antes de ser algemado, ele empurrou um dos cinegrafistas e atingiu a câmera, que resultou danificada. Ele também responderá por dano ao equipamento.
Brasilia (DF) - A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça sentenciou que o exercício do direito de informação sobre tema de interesse público que se limita objetivamente à apuração criminal não causa ofensa e nem gera direito à indenização. As reportagens objeto da ação mostram o caso de Juan Suhurt, Anuncio Mendez e Victor Ortega, acusados no Paraguai dos sequestros de Maria de Debernardi, em 2001, e de Cecília Cubas, em 2004, filha do ex-presidente Raul Cubas, morta no cativeiro. Da mesma forma, a publicação de fotos das pessoas citadas na reportagem, por si só, não causa dano moral. Com esse entendimento, a Câmara negou pedido de dano moral dos três paraguaios refugiados no Brasil e que tiveram seus nomes e fotos publicados pelos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas, em 2005. Em uma série de reportagens baseadas em informações do Ministério Público do Paraguai, os jornais mostraram que os três citados são acusados de crimes em seu país de origem e que conseguiram, com ajuda de autoridades brasileiras, refúgio político no Brasil.
Rio de Janeiro (RJ) - A editora Panda Books, que publicou há menos de três meses o livro “Um jogo cada vez mais sujo”, escrito pelo jornalista escocês Andrew Jennings, recebeu ameaças por conta da obra que revela detalhes do envolvimento da Fifa no esquema internacional de venda informal de ingressos. As denúncias do livro levaram à prisão em 7 de julho de Raymond Whelan, CEO da Match, empresa que detém exclusividade para venda de camarotes e pacotes corporativos em eventos da Fifa. O suspeito, entretanto, foi libertado mediante um habeas corpus, depois permanecer detido cerca de 12 horas.
Belo Horizonte (MG) - O jornalista e humorista Marcelo Adnet, da Rede Globo, foi agredido por um torcedor durante a vitória da Alemanha por 7 a 1 contra o Brasil, no Mineirão, em partida válida pelas semifinais da Copa do Mundo. Ele gravava um quadro para o “Fantástico” quando foi chutado por um torcedor. Adnet discutiu com o agressor e pediu ajuda a voluntários do estádio.

Pelo mundo
Inglaterra - O jornal Daily Mail foi alvo de críticas pelo ator George Clooney em razão de uma reportagem “completamente fabricada” sobre o casamento do artista com a advogada Amal Alamuddin. O texto, publicado apenas na internet e removido após a crítica, diz que a mãe da advogada disse à família que não estava contente com o casamento por questões religiosas e que sua filha poderia se casar com um druso, a religião da família.
Itália - O repórter Lucio Musolino, do jornal Il Fatto Quotidiano, foi agredido e expulso de uma igreja em Oppido Mamertina, cidade ao sul da Itália em 7 de julho. A ordem partiu do pároco Don Benedetto Rustico, que, segundo a publicação, tem ligações com a máfia local. O incidente aconteceu após uma procissão que terminou na Igreja Madonna delle Grazie. Durante a procissão organizada por Don Benedetto, a imagem de Nossa Senhora parou em frente à casa de um mafioso na cidade e foi inclinada pelos fiéis, em forma de reverência.
Irã - A jornalista Marzieh Rasouli foi condenada a dois anos de prisão e a receber 50 chibatadas por espalhar propaganda anti-governo e divulgar a repressão sobre a mídia independente.  A repórter foi levada para a prisão de Evin, no Teerã, em 9 de julho. Marzieh e pelo menos dois outros jornalistas, Parastoo Dokouhaki e Sahamoldin Borghani, foram acusados por extremistas de colaborar com a BBC londrina.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista. Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog